31/12/2020

Uma data que reflete um ano

Porque é que nesta data, todas as pessoas refletem o ano que tiveram? Nas escolhas que fizeram, no que deixaram por fazer... Porque é que essa reflexão não é feita ao longo do ano, ao longo dos dias?! Talvez se nos analisássemos mais, talvez se analisássemos mais o nosso comportamento e escolhas, talvez se observássemos os outros com atenção.... talvez poderíamos ser melhores pessoas, mais humanos!

Eu tento analisar-me constantemente para puder crescer e evoluir. Não faço tudo certo, não sou perfeita e reconheço que ainda tenho um longo caminho a percorrer.

Este ano veio mudar a vida de toda a gente no mundo inteiro! Já viste o impacto que uma doença tem?

Para mim, fez-me refletir naquilo que realmente é importante! Fez-me refletir que é melhor não deixar as coisas para amanhã, é melhor visitar aquela pessoa, fazer isto e aquilo que tanto queremos há tanto tempo e deixamos sempre para "um dia, quando tiver vagar (tempo)". A pandemia veio, o tempo parou continuando sempre a andar e alguns de nós perceberam que quando tivermos tempo, não vamos puder fazer a nossa lista de "Coisas para mais tarde" e "Encontros de café por marcar" por isso, temos de viver a vida no momento, aproveitar cada dia e cada oportunidade para sermos felizes, para usufruir da vida e para nos conectar-mos, seja com os nossos humanos favoritos como com os nossos Patudos.

Este ano continuei a ser o mais solidária que consegui. Abdiquei de fins de semana para participar em campanhas para recolher alimentos para animais. Embora menos vezes do que desejaria ser o ideal. Todos os meses contribui, de uma maneira ou outra, para tornar o mundo melhor, a vida melhor, a vida de seres indefesos que o mundo criado pelos humanos tão cruelmente amaldiçoou. 

Aumentei o número de vezes em que comi comida vegetariana e deixei os animais vivos. Aumentei o número de produtos sem crueldade animal que utilizo. Converti a família para usar alguns também...

Repensei nos meus hábitos de consumo. Preciso mesmo de usar este produto? Preciso mesmo de comprar isto com tanto plástico? Como posso usar isto de outra maneira? Continuo a comprar coisas … ainda tenho caminho por percorrer.

Fiz ainda mais reciclagem. Doei roupa, usei alguma em segunda mão. Também comprei, é verdade, mas a minha roupa é até já estar rasgada e mesmo assim, em fim de vida não vai parar a um aterro!

Fez um ano em outubro/novembro que deixei de comer totalmente carne de vaca!

Nem tudo foi positivo... diminui a frequência de publicações no Facebook e no blog. Tentei sempre realizar pelo menos uma publicação no blog por semana. O mais importante, as conquistas maiores ou produtos "verdes" que vou encontrando, partilho!

Não partilhei que deixei de fazer posts de compras e de terminados porque é uma maneira de não me incentivar a consumir e mostrar. Pelo contrário foquei-me nos temas que realmente me interessam: Espaço Verde e Espaço d'Os Patudos.

2021 traz um futuro incerto. Tanto mudou, o que será que ainda vai mais mudar?

Por aqui, a frequência de publicações. Não quero comprar ou experimentar algo só para mostrar e ter conteúdo. Quero o contrário. Quero publicar e partilhar porque experimentei isto ou aquilo e merece! Não sei quando voltarei mas sei que será, quando tiver que ser!

Por fim, tentei conectar-me mais à vida real, do que a virtual. Percebi isso e muito mudou no confinamento, hábitos, rotinas, papéis. E o papel que eu mais quero agora, é estar presente, fora dos ecrãs, onde a vida corre e se perdem momentos!

Obrigada,


Obrigada a todos aqueles que suguem desde o inicio, aqueles que vão chegando, aqueles que vão seguindo, aqueles fieis e aos que vão espreitando. A todos, um bom ano, uns bons dias! 


Lily

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.