Pensos menstruais reutilizáveis e CupSpots da Eye of Shangrila

Umas das minhas grandes vitórias ao entrar neste mundo belo, sem crueldade animal, lixo zero (etc) foi mudar para pensos higiénicos reutilizáveis e para o copo menstrual. Por vários motivos: os pensos são muito mais confortáveis, não me fazem alergia, não poluem e não testam em animais.

Felizmente já existem algumas opções, inclusivé portuguesas, de pensos feitos à mão. Isso é ótimo porque cada mulher pode escolher a "marca" que mais se adequa a si tendo em conta os tecidos, os padrões, os formatos e a absorção!

Por outro lado, também existem muitas marcas, portuguesas e não só, de copos menstruais com vários tamanhos, flexibilidade e até cores!

Eu já experimentei várias e podes ler a minha opinião sobre isso se pesquisares no blog (pensos higiénicos reutilizáveis e copo menstrual).

Desta vez, venho-te apresentar a marca Eye of Shangrila. Para além de vender pensos menstruais reutilizáveis, vende acessórios para o copo menstrual, discos desmaquilhantes (que eu uso e já te contei), fraldas reutilizáveis, detergente para a roupa, sacos impermeáveis, toalhetes e produtos variados de lixo zero.

Os acessórios para os copos menstruais são chamados de cupspots. Eles nasceram de uma necessidade real que eu também senti. Quando retiro o meu copo menstrual para esvaziar, lavar e voltar a colocar, preciso de um local onde os colocar/pousar.
Se eu estiver num local público, então pior ainda. Não vou pousar em cima da bancada contaminada. Usava papel higiénico mas além de ser fino, é um desperdício e pegava-se ao copo quando molhado.


Ora estes “cup spots” vem substituir esse pedaço de papel higiénico, eles têm uma camada de algodão no topo e outra de poliéster para tornar impermeável,assim ao despejar ou lavar o copo pode pousar o copo sobre ele seja seco ou molhado e terminar a higiene.
Os nossos “cup spots” são feitos com retalhos que me resta por isso o padrão e o tecido de topo varia, se pretende com algum padrão específica pode nos enviar e-mail ou uma mensagem através da nossa página Facebook. Fonte

São mesmo úteis e práticos. São pequenos, do tamanho de discos de algodão reutilizáveis, ótimos para trazer na bolsa (até do copo menstrual) dentro da mala.

Sobre os pensos da Shagrila decidi abordar por tópicos para ser de mais fácil compreensão.

Penso Interlabial:

A primeira vez que usei um penso interlabial assustei-me. Primeiro esqueci-me que o tinha e ele caiu-me pernas abaixo. Por sorte não me sujou a roupa (que era um pijama largo) nem me caiu para a sanita (gracias!). Segundo porque ele era todo giro com unicórnios e nuvens e saiu todo vermelho! Eu sei que é suposto mas nunca pensei que uma coisa tão pequena pudesse absorver tanto sangue.
O propósito dele não é de absorver o sangue mas sim de impedir que ele se afaste para as laterais do penso menstrual reutilizável em si, concentrando o sangue.
Ou seja, quando estás a utilizar um interlabial entre os lábios da tua vagina, tens um penso menstrual reutilizável nas tuas cuecas. Usas dois!

O tamanho dele varia consoante o teu fluxo e consoante o tamanho dos teus lábios. Eu prefiro o tamanho intermédio, adaptei-me melhor a ele!

Penso unicórnio:


Já que estamos na onda dos unicórnios vou-te mostrar este penso que pedi para ser feito segundo as minhas indicações. Escolhi o padrão, modelo (largura nas cuecas) e absorção.
Ele é um heavy que significa que é um super absorvente com topo de 95% algodão e 5% elastano, o núcleo de algodão e bambu e a base de algodão laminado e 100% algodão.

Eu adoro este penso porque o padrão é muito giro e faz-me sentir bem disposta, alegre. Isso é uma das vantagens destes pensos.
Sinto-me muito confortável com ele e seca, sem aquela sensação de fralda mijada como costumo dizer.

Tal como os outros pensos (excepto os verdes pequenos), tem duas molas o que te permite apertar como te sentires melhor, entre e variando consoante o modelo das cuecas.

Ele não tem nenhuma camada impermeável tipo aquelas de plástico. Mas a impermeabilidade e absorção deve-se aos tecidos de qualidade.

Penso rosa com borboletas:

Este modelo foi feito à minha medida segundo as minhas características. Ele tem abas que prendem com molas em duas zonas, ou seja, podes escolher mais apertado ou mais largo consoante a largura das tuas cuecas. É mais estreito entre as pernas e alarga na parte de cima e de baixo. Essa peculiaridade faz com que eu tenha de ter cuidado nos dias de muito fluxo, para ele não sair fora e claro usar o interlabial.
Repara no zig zag no meio do penso
A absorção dele é excelente (super heavy), absorve mais do que aparenta devido às costuras que fazem "ranhuras" como acontece com os pensos descartáveis. E não passa para baixo devido aos tecidos cuidadosamente escolhidos.
Extremamente confortável e suave ao toque.

Penso Pailey Regular:


Como o nome já indica, este é um penso de absorção regular no entanto o seu formato e tamanho é muito semelhante ao anterior (é mais largo na cueca).
O topo é de algodão (95%) e lycra (5%). O núcleo é 100% algodão + uma camada de 30% algodão com 70% de bambu. A base é 100% poliester.

Este é aquele penso que me deixa segura e confortável porque absorve o fluxo normal sem problema nenhum. Além disso é pequeno e discreto mesmo com roupas mais justas.
Gosto em especial do padrão mais escuro que disfarça algumas possíveis manchas.

Penso com mulher e bolsa:

De todos, este foi o meu prefiro. O padrão é super giro. Tem a bolsa a combinar que dá para usar quando ele está lavado e para guardar quando está sujo.




É muito absorvente e muito confortável. Preciso de mais pensos assim bons como este! É perfeito.

Pensos diários (pequenos verdes e brancos com flores):
Frente com padrão floral
Trás verde
Pedi especificamente estes pensos para serem pequenos, como os pensos diários, mas altamente absorventes. E é isso que eles são! Adoro-os e considero-os um básico para todas as mulheres.
São ótimos naqueles dias em que sabemos que o período vai chegar mas não queremos sujar a roupa. Pode vir aquela fluente de sangue repentina que nos deixa envergonhadas quando não notamos e passa pela roupa, que se estivermos a usar estes pensinhos, já não passamos vergonha nenhuma.

De notar que nas primeiras utilizações os pensos não estão com a sua capacidade máxima de absorção. Com as primeiras lavagens, os tecidos vão se "dando" e absorvem mais até à sua capacidade máxima que é alcançada até +- 5 lavagens.

Todos estes pensos são fáceis de lavar à mão e não ficam com manchas facilmente apenas nos tecidos mais claros, o que é normal mas com uma boa lavagem e secagem resolve-se (Sanitol branqueador, secar ao sol, lavar assim que possível). Destaco que alguns tecidos perderam a cor vivaz, desvanecer um pouco.

Para mim, o que distingue esta marca de outras que já utilizei é mesmo a absorção e qualidade dos tecidos e ainda o facto de puderem ser personalizados em termos de formato tendo em conta as cuecas ao uso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.