Esponja de lavar a loiça ecológica - Morgadinha

Não podia ser mais direta no título sobre o que te venho falar hoje.
Tu já sabes que eu ando a mudar e a partilhar os meus hábitos de consumo para amigos do ambiente, sem crueldade, etc. 

Um dos nossos maiores inimigos é o plástico. Nem todo... porque existem coisas de plástico que podes reutilizar e claro, sempre reciclar. Mas há plástico que não - o micro plástico. Esse entranha-se em tudo quanto é sítio, vai parar aos esgotos, tu nem vês e comes no peixe.

Uma das origens desse microplástico são as esponjas de lavar a loiça que o material é plástico, vai-se degradando, vão caindo pedaços para o esgoto, tu compras uma nova passado uns meses e o ciclo repete-se.

Agora eu já não tenho esse péssimo ritual, essa rotina prejudicial!
Esta esponja que te apresento hoje é da Morgadinha Artesanato de serapilheira, um material natural e portanto, biodegradável. Nada de plástico!

Primeiro, ela é feita à mão, artesanalmente, por uma portuguesa. Só aí já estás a ajudar a nossa economia e não as grandes empresas sei lá de que país.

Como já disse, por fora é serapilheira mas por dentro são aproveitados restos de algodão para o enchimento.
A serapilheira é um material muito mais resistente. Não se estraga com a facilidade que uma faca estraga/corta uma esponja de loiça "normal". Portanto, além de não haver partículas minúsculas de plástico libertadas, esta esponja ecológica dura muito mais.
Económica e ecológica!

Nas primeiras utilizações notei que ela libertou aquele cheiro de serapilheira.
Na minha opinião, o enchimento poderia ser de serapilheira ou outro material não tão absorvente que o algodão porque depois de a espremer, sinto que ainda fica ensopada.

Estou mesmo feliz com esta mudança. A adaptação é fácil, rápida e melhor para o ambiente. Acredito que um dia, em qualquer estabelecimento, vamos encontrar este tipo de produtos. E nessa altura, eu vou ser um bocadinho mais feliz, tu também, as pessoas no geral e o ambiente <3

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.