Yoga e maternidade - Susana Lopes

Yoga e Maternidade é o primeiro livro em Portugal de uma autora portuguesa dedicado aos benefícios do yoga durante a gestação, para o alívio do stress, desconfortos comuns típicos deste período e o estímulo da ligação entre a mãe e o seu bebé.

Direcionado a mães e professores do yoga, esta obra da autoria de Susana Lopes tem o selo Chiado Books. Depois de uma vida dedicada à sua prática e formação no yoga em Portugal e no mundo, em 2014 Susana Lopes trocou o seu país por uma nova vida na Noruega, onde atualmente reside. Essa mudança, em conjunto com o nascimento da sua terceira filha, proporcionou-lhe o espaço e tempo que tanto desejava para poder usufruir em pleno da sua terceira gravidez e focar-se na escrita do seu livro Yoga e Maternidade


A ida para um país com uma liderança mais protetora e humanista da mulher e da criança, e a sua própria vivência enquanto mãe, impulsionaram-lhe a uma nova visão e perspetiva sobre o potencial da relação e comunicação entre a mãe e o bebé ainda no útero materno. Essa experiência fê-la adaptar a sua prática do yoga clássico ao período da gravidez, parto e pós-parto. Partindo da sua experiência pessoal de três gestações, de educadora pré-natal e da vivência prática do yoga por mais de 20 anos, Susana Lopes oferece neste livro uma série de técnicas respiratórias, posições, meditações e 
relaxamentos, adaptados às necessidades específicas da mulher e do bebé, que permitem à mulher sentir-se mais presente em todas as diferentes fases da sua gravidez, aumentando o seu bem-estar, autoconfiança e oferecendo uma maior conexão e comunicação com a vida que está a ser gerada dentro de si.

A autora aponta que, mesmo com uma breve existência, o bebé já possui uma enorme sensibilidade, influenciada pelo ambiente físico e psicológico que o envolve, e que lhe é transmitido pela mãe, premindo-lhe assim preparar-se para o mundo lá fora. Por meio do yoga e da maternidade, a futura mãe pode explorar a sua sensibilidade feminina criando um ambiente de amor e conexão que servirá de base às primeiras experiências e perceções do bebé.
Esta é uma leitura inspiradora e as práticas são acompanhadas de fotos, ilustrações e informações acessíveis para mães, professores do yoga e profissionais que trabalhem com mulheres grávidas.
Lançado pelo Chiado Grupo Editorial, com a chancela Chiado Books, “Yoga e Maternidade uma inspiração para mães e uma referência para professores” e está à venda em livrarias de todo o país e também em chiadobooks.com.

— O bebé praticante do yoga dentro da barriga da mãe, é mais capaz de
se desenvolver harmoniosamente, usufruindo do reforço do equilíbrio,
serenidade, energia, pensamento e emoções positivas da mãe — comenta a
autora.
Fonte Chiado Editora

Gostei bastante deste livro. Explora um tema pouco explorado, com alguns tabus ainda. Gostei do facto de mesmo a mamã que não tenha nenhuma prática nem conhecimento em Yoga, pode ler e aprender com este livro. Especialmente porque tem uma parte introdutória sobre yoga, chakras, princípios universais e depois sim objetivos e benefícios na gravidez.

Acho que o livro foca muito a parte mental, a espiritualidade e energia que faz uma boa interação e relação com o bebé. Além da relação mamã-bebé, existe referência à prática com os irmãos.

Existem capítulos onde são explicadas as fases do bebé e da mamã consoante o tempo incluindo a fase de nascimento com algumas receitas.

A segunda parte do livro explica a anatomia e fisiologia da mulher durante a gravidez. A terceira parte são principios básicos para a prática com posições e dicas de respiração. É nesta parte que existem dicas para professores. A quarta parte tem técnicas adaptadas a cada altura de gestação. Tem muitas posições com fotos passo a passo.

Tenho de referir a qualidade espectacular das fotografias. Quer a qualidade em si, quer da própria fotografia desde o cenário, claridade, modelo, perceção de posições etc. É mesmo perceptivel como fazer as posições corretamente. Todo o livro emana luz e boas energias.

É um livro muito enriquecido em conteúdo textual e visual. Muito bom! Parabéns à autora e todos os que colaboraram (cozinheiro, designer gráfica, estilista).

2 comentários:

  1. Como posso entrar em contacto com a autora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Entra em contacto comigo para o email: smsermulher@gmail.com
      Darei mais informações

      Eliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.