Safety Razor - lâmina segura

Giletes/lâminas descartáveis.... já viste a quantidade de lixo não reciclável que usas cada vez que fazes a depilação ou a barba!? E a maioria das marcas testa primeiro os seus produtos no pêlo de animais VIVOS. Já viste quantos magoas!?

Obviamente que trago soluções...

A primeira é não fazer a depilação - tabu nos dias de hoje, ainda!
A segunda é usar as máquinas elétricas que duram anos a fio sem ter de se substituir peça alguma. No final de vida, sem bem encaminhadas, não poluem.
A terceira é usar as safety razor, lâminas seguras. Basicamente são máquinas de barbear à antiga.

Não te deixes enganar pelo nome. Estas lâminas requerem todos os cuidados que as lâminas descartáveis. Ou mais ainda porque as suas recargas/lâminas são bem mais afiadas e estes materiais requerem grande manuseamento - já te explico porquê.

Basicamente trata-se de uma máquina de barbear à antiga, em inox em que a cabeça se desmonta do cabo. Dentro da cabeça colocas lâminas descartáveis (tipo as do x-ato) mas com bem mais duração do que as convencionais. Ou seja, usas estas lâminas até não cortarem mais.

As peças colocam-se na ordem 1, 2, 3 e 4; a lâmina é o nr 2.
A máquina é constituída pelas peças 1, 3 e pelo cabo 4.
O tempo de duração depende de marca para marca. Há marcas que fazem as suas lâminas para durar muitas vezes, então têm de ser mais potentes, "cortar mais". Outras que fazem para serem usadas em barbeiros profissionais onde cada cliente tem a sua lâmina - depois do uso único é deitar fora.


Estás a perguntar qual a lógica de usar e deitar fora... estás a dizer que para isso preferes as convencionais.... Deixa-me acabar de te explicar.





Máquina de barbear Tamon
Imagem retirada da Internet com o devido respeito de direitos de autor

Estas lâminas não poluem tanto porque duram mais e são feitas de um único material que pode ser entregue em farmácias (no receptáculo de lâminas e agulhas - protegidas e identificadas como tal), por exemplo.

Além disso, existem muito mais marcas das máquinas e das lâminas que não são testadas em animais!

Por exemplo, eu adquiri a minha máquina de barbear para depilar todo o corpo através da Rute Rito - que trabalha numa mercearia com produtos deste género. A minha máquina é da marca Tamon e veio com uma recarga da marca Lord. Por lapso comprei um kit de várias recargas das lâminas da Bic - que testa em animais. A Rute não sabia, eu confiei e nem sequer a questionei sobre a marca. Para desfazer o erro, a Rute começou uma pesquisa intensiva de horas a fio para encontrar lâminas portuguesas, boas e vegan - as RickiParodi*.

Resultado de imagem para recargas gilete lamina lord
Fonte
A lâmina que vinha com a máquina, marca Lord, é feita para durar entre 5 a 10 utilizações. As da BIC duram muito mais tempo por isso são mais "afiadas".
Cortei-me logo na primeira utilização - um corte bem grande! O truque é começar com calma e apenas em zonas visíveis (pede a alguém que te faça por exemplo, na parte de trás das coxas)! Muito cuidado nas zonas com curvas! Ganha experiência primeiro nas pernas e axilas.
Fonte

Depois de ganhares o jeito e prática, vais ver que é fácil! É como se a máquina te guiasse, agarra na ponta do cabo e não faças força para baixo, desliza apenas!
Quanto mais vezes utilizares uma lâmina, mais gasta ela fica e menos é a probabilidade de aleijar e/ou fazer cortes.

*Existem lâminas portuguesas sem testes em animais, vegan, que são as RickiParodi, feitas no Porto. Têm duração estimada de 10 a 20 vezes.
Fonte
Comprei-as online (pack de 10 embalagens com 10 lâminas cada = 100 lâminas no total) no próprio site da marca. Chegaram bem rapidamente e eu acho que é um tipo de lâmina intermédio. Ou seja, não são aquelas super afiadas que cortam logo pele nem aquelas de uso único que deixam de cortar rapidamente. Por isso, considero-as na medida certa adequadas às minhas características e necessidades.


De salientar as embalagens sem plástico
A manutenção destas máquinas é fácil: cada vez que usas, retira a lâmina com cuidado, limpa e seca muito bem todos os componentes, por dentro e fora, e guarda-os num local sem umidade (podes colocar dentro da caixa uma saqueta de sílica que ajuda a absorver a umidade).

Podes depilar-te ou fazer a barba apenas com água ou com algum produto. O ideal e tradicional é com sabonete!
O segredo para uma barba ou depilação bem feita, segundo a Rute é "para começar, para quem usa pincel, deve encher um recipiente de água quente e deixar o pincel de molho, de maneira a que as cerdas fiquem macias. Antes de depilar-mos uma zona ou de desfazer a barba devemos usar um sérum protector da pele, para os que não são vegans existem múltiplas hipóteses, para os que são (e bem) devem usar um pouco de óleo de côco.
Depois de atuar um pouco, a pele deve ser lavada com bastante sabão (vegan claro) e água em abundância! Após este delicado procedimento, a pele fica pronta e podemos iniciar o corte da barba ou a depilação!
Após a barba feita ou a depilação, deve ser sempre aplicado um creme hidratante (...)!"

Recomendo os seguintes produtos, sem crueldade animal:
  • Sabão azul e branco da Ach. Brito
  • Mogno da Ach. Brito (sabonete para barbear)
  • Sabonete Musgo Real da Ach. Brito
  • Creme de barbear Musgo Real
  • Espuma de barbear Ach Brito (vegan)
  • Creme depilatório Aloe e Hortelã da Alba Botanica (com resenha; vegan; disponível em VidaNatura.pt)
Sabão azul - Confiança
Imagem retirada da Internet com o devido respeito de direitos de autor
Mogno - sabonete para barbear
Imagem retirada da Internet com o devido respeito de direitos de autor
Musgo real
Imagem retirada da Internet com o devido respeito de direitos de autor
Creme de barbear - Musgo Real
Imagem retirada da Internet com o devido respeito de direitos de autor
Espuma de barbear - Lavanda
Imagem retirada da Internet com o devido respeito de direitos de autor
Creme depilatório Aloe e Hortelã da Alba BotanicaImagem retirada daqui com o devido respeito de direitos de autor
Existem lojas online que fazem produtos naturais, lixo zero, sem testes e etc, tipo "caseiros".

Os sabonetes têm menos desperdício e plástico/outros materiais na embalagem.

Li (aqui) que quando se usa sabonete ou outro produto para depilar convêm limpar a máquina e componentes de outra maneira. Deixo-te várias opções para escolheres a que melhor se adapta a ti:
  • escovar com uma escova de dentes antiga 1x de 1 a 2 semanas (com ou sem pasta de dentes)
  • escovar com pasta dos dentes branqueadora para remover a oxidação
  • passar com um pincel em todas as zonas (que a escova dos dentes não alcança)
Já não tens desculpas para não mudar. Não escolhas a crueldade animal!
Qualquer dúvida que tenhas sobre a máquina, as lâminas ou mesmo os produtos para usar podes comentar aí em baixo ou falar diretamente com a Rute. Na sua mercearia perto de Fátima, estão disponíveis outros produtos sem crueldade animal, nomeadamente os referidos na lista acima.

P.S.: a Rute ainda não tem pincéis sem cerdas de animais. Eu considero isso uma crueldade além de nojento por isso nem referi no post.
Segundo pesquisas que fiz a Wilkinson tem recargas e é uma marca que não testa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.