Ecotela - porque reciclar é (muito) urgente!

Já pensaste na quantidade de coisas que usas no teu dia-a-dia que poderiam ter uma segunda vida? Terceira, quarta, etc...?
Nenhuma descrição de foto disponível.
Fonte
paraste para pensar o que poderias fazer com coisas que normalmente vão diretamente para o lixo? E já pensaste o quanto poderias poupar ou ganhar com isso? Já pensaste o quanto a Terra e todos nós íamos ganhar?


A Rita pensou!

Em 2007, ela trabalhava numa gráfica que produzia telas e "que finda a sua primeira função de divulgação percebi que era um grande desperdício de tela que ficava em armazém. Achei que poderia criar algo com elas e comecei a pedir para fazer testes. Como não sabia cozer à máquina criei este ponto à mão e dai em diante nunca mais parei de criar e desenvolver produtos cada vez mais atrativos."

Nenhuma descrição de foto disponível.
Fonte
Sim, ela recicla telas publicitárias e faz produtos espantosos que podes encontrar na Ecotela.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Fonte

As telas são cedidas pelas empresas que fazem parceria com a Ecotela. Estas telas já terminaram a sua função de divulgação e serão substituídas.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Fonte
Este processo de reciclagem é bem fácil:
"Iniciamos com os moldes em seguida fazemos os cortes com combinações de cores atrativas e produzimos um conjunto de peças para venda. Nem sempre o processo se desenvolve nestes moldes porque temos muitas encomendas individuais que nós tentamos sempre dar resposta".
Nenhuma descrição de foto disponível.
Fonte

Questionei a Rita sobre o primeiro produto que criou:

"As primeiras peças que fiz foram porta-chaves em forma de flor, carros, estrelas, etc…ainda temos duas dessas peças que guardo no nosso ateliê".
Nenhuma descrição de foto disponível.
Fonte
Podes encontrar todas as peças na página de Facebook, no site e em lojas parceiras.
Os preços vão dos 2,5 até aos 25e.

Atualmente são duas sócias: a Rita Gigante e a Andreia Cunha. São cunhadas e iniciaram a parceria em 2019. A Rita é licenciada em Marketing e Publicidade e a Andreia é licenciada em Design.
99050108-ace3-4521-bbe9-8013e0f8e47f.jpg
Fonte
Obviamente que tinha muita curiosidade em saber como são estes artigos, que vão desde sacos, a bolsas multiusos, estojos, porta-chaves, porta-lenços... por isso, tive a oportunidade de conhecer dois produtos: saco e bolsa impermeável para telemóvel.

Este saco é super prático e versátil. Dá para usares nas compras, para transportar coisas casuais do dia a dia, o que tu quiseres.


Ele é firme e não é flexível e portanto não dá para dobrar. Ocupa algum espaço.
É resistente e forte por causa do material em si, a tela, que é resistente e por causa de ser todo cozido à mão, incluindo o forro preto.


O detalhe por fora faz-me lembrar o Mickey/Minni e achei muito fofo.
Este saco é ótimo para ir às compras porque mesmo com pressão, não se estraga, não se rasga e aguenta perfeitamente muitos quilos. Recomendo!

Já a bolsa, também cozida à mão com tela publicitária reutilizada e filme de plástico tátil. Por isso, é ótima para levar para a praia para proteger da areia e também para a água, por ser impermeável.
O furo da argola para pendurar ao pescoço é fechado.

Para o meu telemóvel, a bolsa fica ligeiramente pequena. O telemóvel cabe mas fica de lado. Não tem qualquer problema, funciona na mesma.
Eu coloco o telemóvel com capa nesta bolsa. Portanto podes ver o quanto espaçosa é.
E sim a película transparente é mesmo tátil e funciona na perfeição.

Cheira-me que estes dois vão ser meus amiguinhos durante este verão inteiro em todas as idas à praia e passeios de diversão. No saco cabe perfeitamente a toalha e protetor e vou com a bolsa ao pescoço! Adoro, ainda por cima a combinar e proteger o ambiente. Obrigada à Ecotela por se preocupar com o ambiente ao mesmo tempo que se preocupa com as necessidades do consumidor. Parabéns por este ato de grandeza e bondade! Desejo que muita gente seja inspirada a optar por este tipo de produtos e que desperte nos criativos uma veia de sustentabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.