Como fazer um tapete de estimulação mental e olfativa para cães

Todos os cães, grandes, pequenos, jovens, idosos, de raça ou rafeiros gostam de uma boa brincadeira. Mais importante de gostar é fazer-lhes bem. É muito importante estimular não só o físico (não só correr e saltar) mas também o olfato e a mente deles. Este brinquedo é ideal para isso.

É um snuffle mat que pode servir também como cama. Basicamente é um tapete feito de tecidos onde são colocados biscoitos escondidos que o cão tem de encontrar através do faro. Os biscoitos não são visíveis.

Uma grande vantagem é que os biscoitos nunca estão no mesmo local por isso, não há a aprendizagem por repetição mas sim sempre um estimulo novo.

Eu decidi criar um para os meus cães e deixo-te de seguida o tutorial. Achei que era fácil e que os que encontrei à venda eram caros.

Para isso peguei numa rede forte com uns buracos largos e trapilho. Escolhi as cores e o tamanho. Cortei alguns pedaços de trapilho mais compridos para ser mais interessante e de seguida foi só atá-los à rede.
Passo 1: dobrar o pedaço de trapilho cortado em 2
Passo 2: enfiar o trapilho dobrado num dos buracos da rede

Passo 3: passar uma ponta do trapilho dentro da outra para dar o nó

Passo 4: apertar bem o nó

Como o nó deve ficar feito no final do passo 4
Passo 5: Repetir até todos os buracos da rede estarem cheios
Passo 6: colocar biscoitos escondidos entre os tecidos, de modo ao cão não os conseguir ver e encontrar apenas pelo cheiro

 É simples mas pode demorar algum tempo a fazer. É bom para fazer enquanto vemos a telenovela, a série, na praia, no autocarro, etc. O nosso cão vai agradecer e desfrutar muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.