100 exercicios para a mente

A mente humana é algo muito interessante, complexo e até assustador.
Já deves ter dado conta de alturas em que precisas de fazer uma conta básica de cabeça e não és capaz ou demoras muito tempo. Também já deves ter notado que se fizeres contas todos os dias, tens muito mais facilidade. A nossa mente é algo que se treina. Com o uso, somos melhores em todas as áreas.

O ditado popular "mente sã em corpo são" faz todo o sentido aqui. Se a nossa cabeça não estiver "boa" como é que o nosso corpo há-de estar!? Por isso, assim que vi este livro na Chiado Editora, despertou-me a curiosidade.

Ele está dividido em capítulos:

  • Introdução
  • Abordagem Centrada na Pessoa com Demência
  • Estratégias de utilização
  • Conceitos
  • Exercícios (Memória, Linguagem, Cálculo e Gnosias)
  • Considerações Finais
  • Bibliografia
Na contra capa diz-nos que "este manual foi concebido para pessoas adultos com ou sem défices cognitivos que desejam exercitar as suas competências". Pode ser utilizada como "recurso terapêutico para profissionais" mas também por famílias cuidadoras. É apto a pessoas "normais" sem défices cognitivos ou pessoas com demências (Alzeihmer, por exemplo) ou défices cognitivos. Por isso, é ótimo para ser utilizado por toda a família.

Refere também algo muito importante: "a estimulação conseguida através destes exercícios ajuda a manter a sua mente ativa, mas deve fazer parte de um conjunto alargado de ações de promoção da saúde. Mantenha hábitos saudáveis ao longo da vida e participe em atividades diversificadas e promotoras de bem-estar".

Gostei muito dos capítulos iniciais antes dos Exercícios porque explicam como utilizar o livro da melhor maneira, explicam alguns conceitos mais "científicos" mas de forma de fácil entendimento que permite relacionar os problemas da demência com os exercícios que são propostos. Essa explicação foi bem concebida porque as autoras - Cláudia Zolini e Patrícia Paquete - são licenciadas em saúde, com pós-graduação, e têm experiência na área.
A HumanaMente por sua vez "(...) é uma empresa criada pela Terapeuta Ocupacional Patrícia Paquete.  Tem como referência princípios humanistas e uma abordagem biopsicossocial na prestação de serviços e conceção de produtos, direcionados às Pessoas com demência ou com défices cognitivos (...). A HumanaMente tem por objetivo, propor novas formas de atuação e produtos que contribuam para o bem-estar, em casa com familiares ou em instituições com o apoio de profissionais." - Fonte

As Considerações finais dão sugestões e dicas só por si muito interessantes.
Pelo que vi no site, está disponível ainda um bloco de passatempos e outros produtos.

2 comentários:

  1. Por acaso fiquei mega curiosa minha querida, adoro este tipo de leituras!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que experimentasses e me contasses a tua experiência. Ia gostar de saber ;)

      Eliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.