MeLuna: Nupsi e Íntimo

Se és utilizadora de copo menstrual, certamente já te deparaste com algumas dificuldades. A tirá-lo, a lavá-lo em wc's públicos?

Se ainda não és, o que te deixa de pé atrás?
O desconforto, a higiene?

Para estes dois tipos de mulheres, apresento dois acessórios essenciais para usar com o copo menstrual.
O primeiro, o Nupsi, é basicamente um extensor que podes prender ao teu Me Luna (com pega em anel) para depois puxar e o removeres mais facilmente. Claro que, em qualquer remoção, com ou sem  extensor e com qualquer pega (anel, bola, haste, basic) do Me Luna, deves seguir as indicações para remover o copo como deve ser, ou seja, utilizando os teus músculos pélvicos para auxiliares e não te aleijares.
Extensor colocado no Me Luna que comprei na farmácia com pega em anel.
Podes comprar o copo e os acessórios referidos neste post entre outros na loja online da Me Luna 

Este acessório só vai facilitar que agarres o copo mais facilmente. Depois tens de pressionar a base e fazer tudo como normalmente. Ele serve só para facilitar o alcance. É ideal para iniciantes ou mulheres que mesmo com a ponta em anel do Me Luna, tenham alguma dificuldade em o agarrar.


Aconselho-te a fazeres alguns testes, várias vezes, antes de cortares o teu extensor. Assim, consegues que ele fique na medida certa e consegues remover o teu copo menstrual.

O segundo acessório, eu considero indispensável para qualquer uma! É o Íntimo e trata-se de um bidé portátil. É uma "torneira" com vários adaptadores para colocares no gargalo da tua garrafa de água.
6 argolas. Em pares, de 3 tamanhos diferentes
As duas argolas que vês na peça roxa, já vêm colocadas e não são removíveis, ou seja, nunca podes tirar estas duas apenas acrescentar 1 ou 2 das restantes.

Eu experimentei com as descartáveis e com as da Tupperware que são as que ando sempre atrás (amiga do ambiente, sem descartáveis). Em ambas funciona muito bem. Só tens é de escolher qual a argolinha do diâmetro certo para a tua garrafa. Nas descartáveis, como podes apertar, acaba por sair com mais pressão mas eu safo-me lindamente com as EcoTupper. Só quando tenho a garrafa de 1L cheia é que é mais complicado por causa do peso eheh porque a tenho de virar ao contrário.
Nesta garrafa de bocal reduzido não coloquei nenhuma argola de borracha porque as 2 que já vêm na peça e não são removiveis, funcionam na perfeição.

Atenção que apenas funciona nas garrafas da Tupperware que têm pipeta. Nas que têm a tampa simples, de desenroscar (com as garrafas descartáveis), não funciona porque o gargalo é muito grande.

Eu fiz um pequeno vídeo no lavatório onde se consegue ver bem a descarga numa garrafa da Tupperware com pipeta/bocal reduzido.

Para quem quer ir mais longe, é possível deixar o papel higiénico de lado durante a caminhada para o zero waste. Um bidé portátil como o Íntimo é uma excelente opção. Embora seja de plástico, este produto não é um descartável e, se manuseado com as devidas precauções, pode durar uma vida sendo ainda possível de ser reciclado ou reutilizado. O plástico é prejudicial quando é desnecessário, descartável e mal encaminhado pelas pessoas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.