Significado dos nomes


Este mês trago-vos o significado geral de alguns nomes, alguns sugeridos no facebook, “Ser Mulher”.
O primeiro nome é de especial importância já que é sob a sua influência que vivemos a nossa infância e é também ele um marco na nossa personalidade. Portanto, este deve sempre, em consulta, ser avaliado em conjunto com todo o mapa completo. Aqui fica apenas um pequeno apontamento geral sobre alguns nomes.

Como a maioria dos nomes sugeridos foram femininos, deixo alguns masculinos também.


Susana é forte, determinada e acima de tudo alegre. Sempre optimista face a todos os assuntos tenta sempre ver o lado positivo das coisas.
Frontal e emotiva, por vezes demais, apesar de nem sempre mostrar isso mesmo, tende a explodir com relativa facilidade, no entanto, é uma explosão controlada, nem sempre mostra o quão alterada está, mas, no entanto, ela tende com isso a ser menos agradável aos olhos dos outros, já que as suas palavras nessas alturas não são as mais simpáticas.
De espírito particularmente crítico, ela tanto pode ser muito exigente com ela mesma, como pode exigir dos outros aquilo que por vezes nem ela dá. Até porque tem algumas dificuldades em dar o braço a torcer, já que a sua necessidade de ter razão pode ser mais forte do que outras coisas.
Criativa e bem-falante, a sua capacidade de se comunicar é forte, o que é óptimo nos relacionamentos.



Sara é criativa, muito independente, mas também algo teimosa. Ela tende certas vezes, a ter dificuldades em escutar os demais e segue só em busca dos seus ideias, mesmo que mais ninguém a acompanhe.
Forte, e de personalidade vincada, a sua capacidade de ação volta-se mais para o futuro que para o presente, até porque a sua mente é mais voltada para criar, no entanto para criar sempre coisas fora do comum.
Por outro lado, pode sentir-se hesitante, não por achar-se incapaz, sim por necessitar da aprovação dos demais, o que pode dificultar processos de evolução, já que tende, com frequência a gostar de ser o centro das atenções, o que não é necessariamente mau uma vez que também é capaz de trazer ideias novas à comunidade. Tem ainda o talento da comunicação e da contra-argumentação o que faz dela alguém excelente na arte de passar a palavra.


Ana é determinada e muito curiosa, sempre interessada em saber mais, principalmente sobre temas profundos, no entanto, nada paciente o que pode fazer com que certas vezes, muito por culpa da sua inquietude, tenha de voltar atrás nos passos que já deu.
Inclina-se muito facilmente à superioridade uma vez que como gosta de saber mais e acaba por estudar sobre isso, acaba por se sentir superior por saber mais, todavia, caso consiga canalizar essa sabedoria de forma humilde será mais bem-sucedida. Tem ideias novas e investiga sempre de forma meticulosa a melhor forma de as colocar ao seu dispor, o que faz dela alguém capaz de trazer um grande conhecimento à sociedade onde se insere.
Teimosa e pouco dada a escutar os outros, tende a achar que a verdade dela é a única existente, o que pode causar atritos com os demais, já que não há verdades absolutas.


Helena tem em si uma sabedoria interior inata que nem sempre consegue usar de forma clara e simples já que isso constitui uma grande complicação por vezes. Por isso, não é raro que seja procurada, frequentemente, por outros, porque é óptima conselheira. Gosta de ajudar quem a procura até porque o seu talento maior é o de ajudar outros a encontrar a sua verdade, a sua essência. Todavia, ela deve aprender a olhar mais para si, porque certas vezes acaba por dar-se demais aos outros esquecendo-se de que por detrás de uma conselheira amiga está uma pessoa que também precisa de conselhos, que também precisa de ajuda.
Por vezes acaba por dramatizar ou entrar em conflito, mais interno que externo, uma vez que tanto gosta de ajudar que em certos momentos pode sentir que a sua ajuda não é bem-vinda, o que a faz sentir-se perdida.
Por outro lado, é determinada e forte o que faz com que não só ultrapasse bem as coisas, como faz com lute convictamente pelos seus ideais.


Isabel tem em si o talento da beleza, e das artes, aprecia coisas bonitas e, principalmente, na roupa e no lar, acaba por manifestar esse mesmo gosto.
Tende a ter ideais altos, principalmente no que toca às artes, beleza, e criação num geral, o que faz com que facilmente crie vínculos fortes com aquilo que pretende e idealiza, mas, também se pode tornar confusa, pedida em tantos sonhos que acaba por ficar sem saber o que fazer, por onde começar.
Mais emocional que racional, ela faz mais a pensar com o coração que com a razão, e, talvez por isso, as vezes a confusão seja tanta, já que nem sempre a razão e o coração combinam, o que faz com que esta acabe por desanimar, uma verdadeira tempestade num copo de água, entrando num circulo de desânimo tal que por vezes, nada a anima.
Os imprevistos para si podem ser um misto de; drama com acção, tudo depende do estado do humor dela naquele dia em específico.



Carla é forte e bastante determinada, não há muitas coisas que a demovam de avançar rumo ao que quer já que nela habita um pouco de teimosa, que quando moderada é bem saudável porque a leva sempre a querer lutar pelo que almeja.
Criativa, tende a dar especial destaque à sua mente que sendo fértil, acaba sempre por ser de lá que saem as melhores ideias, que, depois, consegue muito bem por em prática já que tem a capacidade de pensar e criar, o que é uma junção óptima de qualidades.
Porém, quando se entrega às inseguranças que por vezes tem, acaba por desacreditar em si e nas sus capacidades, fazendo com que facilmente se auto-sabote e isso leva à frustração. Se bem que, a frustração pode vir de ter ideias tão inovadoras que certas vezes se tornam complicadas de materializar.


Milene é bastante trabalhadora, e detesta desordem à sua volta, a organização para ela é um ponto forte, se bem que nem em tudo ela é totalmente organizada.
Ela tem em si o mundo, um mundo só dela em que ela acredita que pode ser melhor, mesmo que esse acreditar seja difícil de materializar porque o mundo completamente perfeito e organizado não existe. Ela tende a gostar de regras e de rotinas, pelo que qualquer coisa que fuja disso, já é algo que ela gostava de melhorar. É super honesta e competente, mas, também bastante rígida, às vezes, demais, o que pode não lhe ser favorável já que depois, acaba por não se permitir a ter folgas quando o corpo o pede.
Além do mais ela tem uma especial atenção para com os detalhes, o que faz dela alguém extremamente bom para lidar com pormenores miúdos, coisa que ela, apesar de por vezes se queixar, gosta de fazer.


Sónia tem um quê de mistério em si, o que de certa forma a pode tornar cativante. Ela gosta de estudar sobre o ser. Sobre coisas mais profundas que lhe tragam sabedoria de algum modo, o que é bastante bom, já que ela pode passar esse conhecimento aos demais, desde que não o faça usando o ego para tal; ou seja, deve evitar usar o facto de saber mais para menosprezar os outros.
Pouco dada a ouvir os outros, ela gosta mais de seguir segundo aquilo que ela mesmo acha correto, o que por vezes dá problemas, porque ela age da forma menos correta. Curiosa por natureza e nada paciente, ela tende a agir de forma particularmente impensada o que futuramente pode ser-lhe prejudicial.
Tende à desorganização, mais mental do que física, que a pode baralhar, pois acaba por entrar em paranóias, muitas das vezes sem necessidade alguma.
Os imprevistos para ela, não são sempre bem recebidos já que ela pode, por instantes, ficar sem saber o que fazer.
Cláudia respira amor e romantismo. Ela tende a criar à sua volta um ambiente alegre e feliz, mesmo que isso seja menos fácil de conseguir. Na verdade ela só quer ser feliz, o que nem sempre é tarefa fácil de conseguir. Tende a optar pela paz, evitando ao máximo entrar em conflitos, no entanto, também não foge deles quando estes lhe aparecem. E, como é emotiva, até demais às vezes, acaba por dizer palavras que nem sempre são as mais agradáveis no calor de uma discussão. No entanto, o calor do momento é o que mais marca, pois, ela não tende a levar desaforos para casa.
Criativa e dona de um excelente bom-gosto tende a criar à sua volta um ambiente belo, ou pelos menos agradável aos olhos, mesmo que esteja menos feliz. Como é mais emotiva do que racional, ela tende a pensar mais com base nas emoções que na razão, o que por vezes a pode levar a situações menos fáceis de gerir. Dada a picos de humor, nem sempre está sorridente e bem-disposta, por vezes acaba mesmo por explodir sem motivo aparente. 



Fátima é bastante descontraída, e tem uma forte capacidade de adaptação, é muito versátil e dificilmente existe algo que ela não se adapte bem. Mesmo que não goste assim tanto.
Gosta de pessoas, pois é munida de amor, apesar de nem sempre o mostra já que a distracção também é algo que faz parte dela, por vezes essa distração acaba por levá-la não só a adiar tarefas como muitas das vezes acaba até por levar à desistência o que não e benéfico. Tem especial gosto por mudanças apesar de poder sentir-se confusa perdendo-se nos pequenos detalhes, o que certas vezes acaba por a levar ao drama, o que nem sempre corresponde à realidade, é apenas a sua visão das coisas naquele momento.
Tem facilidade em aprender e é bastante criativa com especial aptidão para artes ou beleza, bem como é muito agitada, não tendo especial gosto por estar quieta, a rotina é algo da qual não gosta nada.

  


Rodolfo é trabalhador, e muito dedicado à família, pois é dotado de amor, sendo que este amor se destina mais aos seus. Tem desejo de se realizar. Quer mais para si, porém, sem nunca deixar os seus para trás. Ele é sem dúvida alguém capaz de construir e trabalhar em prol de quem gosta.
É organizado e gosta de rotinas, mas, por vezes na hora dos imprevistos, essas rotinas de que tanto gosta podem causar-lhe dores de cabeça, já que tenta agradar ao máximo a todos, pois não tem especial gosto por magoar as pessoas, e isso leva-o sempre a ficar muito indeciso. Certas vezes acaba mesmo por dizer algo que fica bem só para não causar dor. Não que ele seja mentiroso. Nada disso. Só não gosta de ver ninguém mal.
Por norma não entra em conflitos, tentando sempre desempenhar o papel de mediador.



André apesar de aparentar determinação, é por vezes bastante indeciso e confuso. Agitado e muito facilmente cede a impulsos que mais tarde se vem a arrepender de ter cedido a tal, ele normalmente tende a agir sem pensar muito, apesar de se inclinar á estratégia.
Adapta-se muito bem a qualquer situação, porque gosta de coisas novas. Novidades, para ele não constituem qualquer problema. Por vezes tende a inclinar-se ao drama, acabando por culpar tudo e todos pelas coisas que lhe acontecem, esquecendo-se porém que muitas das situações em que está foram causadas pela sua falta de Paciência.
Especialmente agitado, rotinas e coisas que constituam monotonia não fazem parte do seu dicionário, apesar de estar especialmente disposto a construir um lar, desde que isso seja não só um desafio, como seja uma constante novidade.


Mário aparentemente de espírito guerreiro e trabalhador, mostra ao mundo que quer mais, principalmente estabilidade, e estrutura e organização, coisas que nem ele mesmo sabe se realmente quer ou não. Pois vibra nele a indecisão bem como uma certa desorganização, não só física como mental, e nalguns casos pontuais, desorganização emocional também é bem visível.
Dado a picos não só de humor como de estabilidade. Num momento está tudo bem, como no outro, logo a seguir já nem tudo está tão bem assim. É como se nele habitassem duas pessoas distintas.
Tem sabedoria interior bem como intuição que, dado o seu pouco foco não consegue sempre centrar-se no que sente/intui, o que o pode levar a erros. Apesar de ser bastante inteligente para conseguir o mundo.
Sonhador. Deseja o mundo, que por medos ou pouca estrutura nada ou pouco constrói.

Sandro é bastante forte. Determinado e centrado. Voltado para as conquistas meterias. Se essa energia de conquista não for usada em excesso pode ser muito facilitadora, já que ele pode dar possibilidades a si e aos outros, pois ele tem talento para o mundo empresarial.
Ideias de ponta que trazem inovação, prestigio e impacto são aquilo que ele faz de melhor, mesmo que ocupe uma função de funcionário, ele é óptimo visionário e orientador.
Determinado e independente, luta pelos seus ideais até ao fim. Dificilmente desiste, mesmo que entretanto perceba que não dá mais, às vezes acaba por insiste mais por teimosia ou orgulho do que por acreditar verdadeiramente.
É muito inteligente e certamente consegue canalizar todas as coisas que sabe/investiga ou descobre num bom sentido, a menos que levado pelo sentimento de posse interesseiro acabe por canalizar tudo isso de forma menos correta.



 Sandra Santos

2 comentários:

  1. Confesso que alguns não sabia mesmo o seu significado, mas gostei bastante da tua partilha
    Beijinhos
    Novo post (Review Máscara Para Rosto) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.