Ser consumidora sem crueldade animal #1

Olá a todos.
Já escrevi por aí que estou a tentar mudar os meus hábitos de consumo no que toca a produtos cosméticos. A partir de agora estou a tentar trocar o máximo (ou mesmo todos) os produtos de cosmética testados em animais para produtos não testados,  os cruelty free - CF. 

Por isso,  quero que acompanhem este processo que deveria ser mais fácil ou não deveria existir de todo porque na lei, na Europa,  os testes já são proibidos.  No entanto,  há leis na China que obrigam a testes.  Então as marcas não fazem os testes elas próprias mas pagam à China ou a outras entidades para fazer.  O que vai dar ao mesmo, não é?  Podes saber mais sobre como é que as marcas enganam os consumidores neste blog fiável entre outros conteúdos de interesse assim como neste grupo de Facebook só sobre o assunto.

Agora que estou a começar, estou a substituir aos poucos os produtos. Dou preferência aos que não fazem testes e aos que não vendem na China (só online são CF; em Hong Kong física e online também são CF) em segundo lugar. 

Vou apresentar-te uma pequena lista em tabela dos produtos que já consegui mudar.  Alguns deles irão ter resenha no blog posteriormente e outros já a têm. 

Tipo de produto
Marca que testa em animais
ALTERNATIVA que NÃO testa em animais
Escova de dentes
My Label, Colgate, Aquafresh
Babu
Produtos capilares (champô, creme de pentear etc)
Le Petit Marsellais, Tresemmé
Embelleze/Novex, O Boticário, Intea, Tangle tezzer (escova), Invisiboble (elásticos)
Hidratantes corporais
Nivea, Garnier
O Boticário, The Body Shop
Desodorizante
Sanex
Yves Rocher*, Oriflame*
Stick deodorant Foz
Higiene íntima
Evax, Ausónia, Tampax, O.B.
Me Luna (copo menstrual), pensos laváveis
Lactacyd (limpeza)
 Gel de banho
 Palmolive, Sanex
 O Boticário, My Label, 
 After Sun
 Avon
 Cabana Sun
 Hidratantes labiais
 Labello
 Carmex, Yves Rocher*
 Creme de mãos

 O Boticário, Oriflame
*marcas que não testam mas vendem na China

Uso também esfoliantes da marca O Boticário. Estou a evitar de todo os hidratantes da Yves Rocher. O desodorizante da Foz ao inicio não estava a funcionar comigo mas agora gosto.
Gosto também das escovas de dentes Babu e já descobri que há uma marca na Well's que é a Humble Brush.

Tenho usado champô seco Batiste mas agora dizem que começou a vender na China :(
O after sun que uso agora é da Cabana Sun e gosto muito (também há protetores solares mas ainda não experimentei). Costuma-se vender nas lojas ao pé de praia.

Cremes de mãos tenho usado quase tudo d'O Boticário, nem me lembro de outra marca
Produtos de cabelo tem sido tudo Embelleze e Intea.
Lactacyd é o meu gel íntimo de eleição desde sempre e ainda bem que não vou ter de trocar.

Como viste, algumas marcas vendem na China e por isso, não são totalmente cruellty free mas estou a tentar. Esta é a lista de marcas que já consegui mudar.

Quanto às marcas brancas como a MyLabel, asseguram-nos que não testam mas não asseguram que o fornecedor não teste. No entanto, penso que a MyLabel é exclusiva a Portugal e que não se vende na China. Por enquanto, vou continuar a usar até descobrir um bom susbtituto.

A Meluna não testa e só vende online na china.  Há ainda quem diga que o silicone ou materiais médicos usados nestas coisas são testados mas apenas 1x e não constantemente.  Sabe mais sobre isso aqui.


De momento ainda não encontrei alternativa para alguns produtos e os que tenho mais urgência são pasta dos dentes branqueadora, elixir branqueador. Atualmente uso Colgate Max White One e gosto bastante.  Procuro um substituto. Irei continuar a contar-te esta experiência de mudança e conto contigo para mudares comigo ou ajudares-me em alternativas

Estou também a acabar os produtos que tenho não CF para depois comprar e dar preferência aos CF. Por isso, ainda vais ver resenhas e opiniões nos "Terminados".

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa :D
      Vou continuar esta "saga", quero mesmo tornar-me uma consumidora sem ser cruel!
      Acompanha-me ;)

      Eliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião. Agradeço que não faças publicidade do teu blog. Se eu tiver interessada visito.