Babu - escovas ecológicas de bambu

Já alguma vez paraste para pensar no mal que os teus resíduos (lixo) fazem ao planeta e a ti mesmo? A vida é um ciclo, o que deitas fora hoje, tem uma consequência que pode prejudicar a tua própria saúde amanhã. Pensa nisso e pensa, no que mais deitaste fora nos últimos anos.
Eu pensei e cheguei à conclusão de que os maiores resíduos são de escova de dentes. No mínimo 3 escovas por ano (trocando de 3 em 3 meses), ao fim de 10 anos são 30. A multiplicar pela população mundial vê bem... além disso, faz contas aos anos que elas demoram para serem totalmente degradadas (400 anos a decompor-se! - se é que alguma vês o são).
A pensar nisso, quis fazer uma escolha mais ecológica. Por esse mesmo motivo, nasceram as Babu que são escovas ecológicas feitas de bambu e que se são biodegradáveis.

A sua atual embalagem é de cartão que demora menos tempo a ser degradado e pode/deve ser reciclado.
Eu recebi 3 exemplares para contar a minha experiência, experimentar e mudar de hábitos de consumo. Recebi em 3 tipos de cerda diferentes: suave, média e firme.

A minha experiência com a suave não correu bem apesar de eu ser sensível ao nível das gengivas e optar por esta cerda em certas marcas de supermercado. Não correu bem porque eu notei que por serem demasiado suaves, as cerdas não escovavam os dentes em todos os locais e a minha higiene não ficava bem feita. Além disso, uso pasta branqueadora e ficava com manchas, lá está porque a escova não chegava a todo o lado. Se eu despendiasse mais do meu tempo, e escova-se os dentes por mais de 2min, tendo em atenção a essas zonas, notava uma melhoria. No entanto, não confio nesta e não consegui usar por esse tempo.
Comparação da cerda grossa (cima) com a cena fina (baixo)

No caso da cerda média, já gostei bastante! Tanto que acho que não volto para as de plástico. Tenho é de perguntar ao meu dentista se a limpeza que faz é efetiva e suficiente para não ganhar cáries nem estragar os dentes.

Quanto à cerda firme (que eu pensava que ia ser demais para mim), gosto muito também! Não aleija, não me faz sangrar das gengivas nem outros problemas. Deixa-me uma sensação de limpeza.

Entre a firme e a média, não sei qual das duas vou escolher quando comprar mas de certo que será alguma porque adoro isto e é mais saudável para o planeta e para nós também.


Fonte


Estas escovas existem em 2 tamanhos: normal e de criança.
No entanto, antigamente, existia o tamanho pequeno e eu apanhei o processo de transição, o que se tornou confuso pois não sabia se o tamanho das escovas que me foram enviadas foi o normal ou o pequeno. As embalagens não referem isso (apenas tipo de cerda) e a marca não me sabia dizer.
Assim sendo, existe cerda extra suave, suave, média e firme para o modelo adulto e extra suave para criança.

Antigamente, as embalagens eram de plástico e atualmente são de cartão, como podes ver.


Penso que as escovas que recebi são do tamanho normal e são fáceis de utilizar e manipular apesar de não parecerem confortáveis.
Um dos meus receios era se não iria ter farpas uma vez que a textura e aparência são semelhantes à da madeira. Tal não acontece devido às propriedades do próprio bambu. No entanto, se esfregar a língua a alguma zona que não sejam as cerdas, para mim é ligeiramente desconfortável.

Agradeço à marca pela oportunidade e aviso que ganharam uma fã.
Vende-se online por todo o país com alguns pontos físicos que podes consultar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião. Agradeço que não faças publicidade do teu blog.