Psilio/Psyllium e a prisão de ventre

Nunca ouviste falar do psilio?

O psilio é uma fibra solúvel feita de cascas das sementes de uma planta chamada Plantago.
A sua principal função é a limpeza dos intestinos. Por esse motivo é muito indicada para quem sofre de problemas como a prisão de ventre. Tem também efeitos benéficos para a obesidade, problemas do coração e pâncreas.

Fonte


Mas afinal, como ajuda a limpar os intestinos?

Esta fibra, ao entrar em contacto com água, forma um gel no intestino que não só aumenta o volume das fezes como também as amolece. Facilita assim a digestão e regulariza o intestino sem aumentar a flatulência. 
Por outras palavras, o psilio é como uma “escova” que “esfrega” os intestinos e leva consigo o “lixo”. É mais suave que os laxantes pelo que muitas pessoas com prisão de ventre, hemorroidas ou fissuras anais usam esta fibra natural para ajudá-las a lidar com o problema.

Por esta altura já deves estar a questionar-te por que é que decidi escrever sobre isto e por que é a limpeza do intestino é tão importante.
Basicamente, a saúde começa no cólon, ou seja um intestino não saudável pode originar diversas doenças, nomeadamente cancros.

O psilio é uma excelente fonte de fibra. Sabias que no paleolítico consumia-se até 120g por dia e hoje em dia consome-se menos de 9g? É verdade que o dia-a-dia pode ser muito exigente, facilitando as dietas pobres em fibras alimentares, mas o normal seria consumir 25 a 35g de fibra por dia.

Os benefícios do psilio falam por si e não ficam por aqui.
O facto de ser uma fibra solúvel ajuda a controlar os níveis de colesterol e pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas porque reduz a pressão sanguínea e fortalece o miocárdio (músculo do coração).

Se o teu problema até são uns quilinhos a mais, fica a saber que o psilio ajuda a reduzir ou a controlar o peso, porque te vai dar a sensação de saciedade (quando tomado antes de uma refeição). Vais sentir-te cheio mais rapidamente e assim evitas comer em excesso.

O psilio é ainda um excelente aliado dos diabéticos, pois ajuda a manter a glicemia estabilizada. Num estudo realizado conclui-se que tomar 10g de psilio por dia é benéfico para doentes de diabetes tipo 2, pois controla o açúcar no sangue.

Fonte

Como tomar Psilio?
Podes consumir esta fibra diariamente adicionando uma colher de sopa rasa de cascas de psilio a um copo de água morna com cerca de 20cl. Basta mexer bem, esperar alguns minutos para as cascas absorverem a água e beber. De seguida, deverás beber mais um copo de água à temperatura ambiente.



Se ainda não sabes onde comprar psílio,  aconselho-te a loja online do Natural Throne porque vende com certificado de produto orgânico e são uma empresa portuguesa. Em breve, irei escrever mais sobre a loja. Fica atento! 

3 comentários:

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Respondo sempre por baixo do teu comentário.