LadyPad - o penso higiénico lavável

Boa tarde!

Inovações é daquilo que eu ando sempre à procura! Então se for saudável, prático e amigo do ambiente, ainda melhor.



Desta vez, encontrei um penso higiénico lavável. Chama-se Lady Pad e é da mesma empresa dos copos menstruais (sobre os quais escrevi aqui) e que já tivemos sorteios em conjunto.

Existem vários tamanhos e cores. O meu é rosa e o tamanho S. A versão é a pantyliners. Basicamente é um penso com abas/alas.

Ele tem dentro uma espécie de película (camadas de bamboo orgânico) que absorve o sangue. Quando lavamos, é preciso ter isso em atenção porque essa película vai absorver a água e com as rotações da máquina, fica torcida. É preciso endireitar ao estender.

Esse é um dos meus medos, que a película fique torta e não absorva como deve ser. Ela não se vê, é interior mas consegues senti-la facilmente.

O tecido de que é feito, é muito suave ao toque e confortável. Bem mais do que um penso descartável. O que é ótimo para quem tem sensibilidade ou é alérgico.

Esta versão tem abas, que se dobram na cueca como um penso dos outros e prendem-se com umas molas. Podes ver os detalhes nas fotografias.
Uma das desvantagens que eu acho, é que se tiveres muito sangue e precisares de mudar, tens de tirar o penso, arrumar de alguma maneira para depois lavares. Mas em conjunto com o LadyCup/copo menstrual para prevenires de te sujares, é uma maravilha. De qualquer modo, se quiseres podes usar outros modelos que explico de seguida. Desse modo podes apenas substituir uma parte do penso por outro lavado. Já vais perceber melhor (segue o *).
Chamo-te a atenção porque na loja online há vários formatos e versões (para além dos tamanhos e cores). Nem todas são iguais, nem todos são pensos como este de que te falei. *Há alguns que dá para inserires outro penso, como se fosse um diário (sem abas ao qual eles dão o nome de liner ou linerinserts C), dentro de um penso (pantyliners A) semelhante ao que te mostrei.
Ou seja, podes usar o liner/penso C sem abas sozinho; podes usar o pantyliners/penso com abas sozinho A; ou o liner dentro do pantyliners (absorve + e podes trocar o liner ao longo do dia - acaba por ser mais prático) B.

Eu realmente gostei desta invenção. Sai mais barato (apenas investimento inicial e de lavagens), é mais amigo do ambiente porque dura 3 a 5 anos e é feito com algodão e bamboo orgânicos para além de que não faz tão mal à saúde por não ter químicos, branqueadores etc.

Agora quero investir e comprar mais porque um só, não chega.

E tu? Ficaste curiosa? Eras capaz de experimentar usar?

6 comentários:

  1. Achei super interessante, mas não sei se usaria! Um caso a pensar!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. :O não sabia que isto exisita! muito fixe! eu não gosto de usar pensos, uso sempre tampões. pensos são um bocado pouco higiénicos, na minha opinião... mas isto é uma super boa alternativa ecologia aos pensos descartáveis! muito fixe.


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que depende de quem e de como os usam... porque a meu ver, tampões também pode ser pouco higiénicos. Como tudo é preciso ter cuidado...
      Já experimentaste o copo menstrual? É uma alternativa aos tampões.
      Ainda bem que gostaste desta novidade ;)

      Eliminar
  3. Desconhecia por completo ! Só uso pensos para dormir e nem sempre. Prefiro os tampões. Confesso que me causa um pouco de confusão...lavar um penso higiénico ?? Acho que estou a ficar cota. Os copos menstruais também desconheço .. É o que eu digo....estou velha !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás nada! Se quiseres saber mais sobre os copos menstruais, aqui está um link que te leva a todas as publicações sobre o assunto: https://sermulher-sm.blogspot.pt/search?q=copo+menstrual

      E a vida é mesmo assim! Estamos sempre a aprender, independentemente da idade. O importante é ter a capacidade de pensar e de decidir fazer escolhas conscientes e benéficas para nós (e isso só nós sabemos o que é bom para nós próprias)

      Beijinhos minha querida e alguma dúvida sobre os copos ou outro assunto, diz sem problema

      Eliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"