Comida para cão vegetariana

O assunto de hoje, traz uma grande variedade de opiniões, no entanto, é importante falar sobre isto.

vegetariana


Os humanos, podem dar-se ao privilegio, no geral, de optar pelo seu estilo de vida e de alimentação - tendo em conta os prós e contras. No entanto, há animais que dependem de nós, como os cães, que não escolhem o seu alimento. Não são eles que decidem se querem comer ração seca/húmida ou caseira, com vaca, pato ou búfalo. Somos nós, humanos, que fazemos essa escolha por eles, que lhe pomos a comida na taça, tendo em conta as suas características, necessidades de alimentação, as dicas do veterinário ou mesmo o preço/local de compra que mais nos convém.

A verdade é que, partimos do principio que têm de comer outros animais. Porque é o instinto e a natureza... e se não for bem assim? Muita coisa mudou, há evoluções, há novas informações e conhecimentos.

Não, os cães não precisam de comer carne ou peixe, não precisam de comer outros animais para ser saudáveis. Estas rações vegetarianas (seca e húmida) de que te venho escrever hoje têm todos os suplementos e etc. necessários, por si só, às necessidades do cão, não sendo preciso ração "normal".
vegetariana
vegetariana


Se estás a pensar mudar a alimentação do teu animal para este tipo, convém falares com o veterinário primeiro para que ele te possa esclarecer e informar sobre as doses e qual o tipo de alimento mais adequado. Ainda mais importante é o processo de habituação que consiste na passagem e alteração da alimentação que deve ser feita sempre, mesmo quando não é para vegetariana.

O veterinário também te vai indicar se precisas de dar outros suplementos ou complementos ao teu cão por isso, apresenta-lhe a ração para a qual estás a pensar mudar, para que ele possa analisar.


Por norma, as rações já trazem a dosagem recomendada mas isso vai variar muito consoante se o teu cão for mais ativo ou não, a idade e etc. Por isso é que é tão importante o aconselhamento.

Por exemplo, na alimentação húmida que te irei apresentar melhor de seguida, as dosagens estão consoante o peso apenas, não referindo as vezes ao dia nem se é necessário outro acompanhamento/suplemento.

Eu até costumo misturar com a ração seca, em percentagens mais ou menos iguais.


vegetariana

Podes encontrar estas comidas na loja DonaVegana

vegetariana


Quanto à ração seca, que dei a experimentar ao meu cão de raça pequena, eu estava um pouco hesitante em que não fosse tão atrativa, em termos de cheiro e de sabor. Mas, ele assim que experimentou, gostou e quis mais. De facto, ele mastiga os pedaços muito bem, por serem pequenos e moles. São mesmo adequados a ele e estou satisfeita com isso.

vegetariana


Com o alimento húmido, notei que o trânsito intestinal do meu cão anda muito mais regular e facilitado. Ele executa essa tarefa sem esforço.
Esta sim, já têm um aspeto muito mais atrativo e cheiro também. Achei engraçado porque notam-se mesmo as ervilhas, cenouras, feijão... 

vegetariana


Não notei alterações ao nível do apetite, nem da energia - manteve-se tudo igual - em relação aos dois alimentos. O pêlo continua bonito, como sempre e não sei se será do tempo mas notei uma ligeira diminuição ao nível da queda de pêlos.

Concluindo, gostei desta experiência e atrevo-me a dizer que os meus cães também. Estou seriamente a pensar em alterar a dieta deles definitivamente para vegetariana mas só há um pequeno obstáculo que acaba por ser decisivo em muitos casos: o preço.
Infelizmente, estas alternativas que considero mais saudáveis, ainda são dispendiosas por falta de mais variedade, creio eu.
E talvez adesão...

Mas eu ponho-me a pensar... se eu amo tanto uns (animais, neste caso os meus cães), como posso exigir a morte de outros quando têm igualmente sentimentos? Quando sentem dor, quando demonstram amor...

A chave da evolução para mim, está em aceitar os animais como seres semelhantes ao humano, com direitos.


vegetariana


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"