A publicidade segundo o meu Tio Olavo - Edson Athayde

Olá a todos!
Antes de mais, tenho de te dizer que a minha profissão primária ou principal não tem a ver com publicidade. Mas o facto de escrever e ter um blog, implica muita publicidade. E por este ser um meio de publicidade onde é preciso chegar até ti, leitor e seguidor, decidi solicitar à Chiado Editora este livro para ganhar algumas noções sobre o assunto.


Este livro pode ser considerado um livro de autoajuda para publicitários e há assuntos dos quais eu não percebo por isso mesmo: eu não faço disso a minha profissão, eu não tenho esse curso. Para quem está dentro dessa área, recomendo a leitura porque tem, de facto, dicas que eu considerei importantes, deu para entender.


                   "O criativo publicitário precisa aprender que o seu salário é proporcional                                                             às suas capacidades enquanto comunicador."


Ele está dividido por 9 grandes partes: os prefácios, "voltamos dentro de instantes"(aborda uma introdução da/à publicidade), "criar galinhas" (a criação da publicidade), "reclames luminosos" (é isso mesmo), "oswaldos & magalis"(as agências e os consumidores, vice-versa), "os marqueteiros" (marketing vs publicidade), "deputados e sabonetes" (a publicidade na politica), "por outras palavras", e "a pasta" (onde dá dicas sobre a criação de portfólios).

Este tema é muito abrangente e dava para expandir mais do que as 284 páginas e por isso, o escritor deixa em aberto a possibilidade de um próximo livro.
 
              "Os cabelos grandes, as tattoos, os piercings, as calças baixas com as cuecas à mostra                           são mais do que referências de moda, são disfarces, são máscaras dos criativos."


O Tio Olavo - tenho de te explicar - não é nada mais nem nada menos do que a voz do povo. "É um especialista em aforismos, alguns originais, outros ditos por grandes nomes da história mundial" e por isso, este livro é adequado a todos dentro da área porque é de fácil leitura e compreensão, até porque se torna divertido lê-lo. Não é um livro pesado.

Eu aprendi algumas dicas que vou tentar aplicar no blog, por isso, a leitura teve frutos e estou contente com a opção que fiz.



     "Ser cirativo nada mais é do que encontrar soluções inesperadas para os problemas de sempre."



Eu não quero comentar muito o conteúdo em si do livro porque, quem estiver interessado em lê-lo no futuro, já vai ter um resumo tornando-se menos interessante a primeira leitura.

Mas quero apresentar-vos este escritor para que conheçam o seu trabalho.
Então Edson Athayde é um dos publicitários mais premiados da história de Portugal e já ganhou centenas de nomeações e prémios nos festivais (como Cannes, New York, Eurobest, Épica, Clio e muitos mais). Nasceu no Brasil e escolheu Portugal como país, tendo-se naturalizado em 2004.

Além da publicidade, desenvolve atividades como cronista, guionista para TV e cinema, autor de teatro, produtor musical, profissional de marketing comercial e politico, apresentador de programas de televisão, professor, especialista em storytelling, entre outros.

Tem dois romances publicados, o segundo escrito no âmbito de uma residência literária em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura ("Jonas Vai morrer", publicado também pela Chiado Editora). Em 2013, Edson Ganhou o Grande Prémio no 1º Concurso Nacional de Roteirps para Longas-Metragens Aguinaldo Silva.


2 comentários:

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)