Dicas para acabar com os piolhos

Quem tem crianças em casa, sabe do "estrago" e dos problemas que estes pequenos bichos podem dar! Sabe as dores de cabeça (literalmente também!) que passa para os tirar/matar!

Aqui há umas semanas, passei pelo mesmo. Foi uma grande infestação que não se resolveu só com champôs e loções (e experimentei muitos)... Tive de recorrer a alguns truques, que podem não ser bonitos mas são eficazes...

Começo por dizer que o melhor remédio, é sem dúvida prevenir!
Ensinar as crianças a não partilhar roupa com os amigos (como chapéus e gorros), é um bom começo. Além de não usar pentes e escovas dos outros e não emprestar.

Convém, de vez em quando, fazer uma inspeção geral com um pente fino para averiguar a existência destes bichinhos comichosos, especialmente na nuca e atrás das orelhas. Para facilitar a caça ao bicho, pode-se colocar uma toalha branca nos ombros da criança e escovar com o pente fino de metal (vende-se uns próprios e alguns champôs/loções já o trazem incluído). Eles vão se ver muito melhor.

A próxima etapa é o tratamento com um champô ou loção. Também é importante lavar a roupa das camas, toalhas e etc., com água bem quente para os matar.

Mesmo se com o uso normal que cada produto recomenda fazer, não se livrarem deles, podem usar o truque que vos apresento.

Com o cabelo seco e uma toalha nos ombros, aplicam uma LOÇÃO (tem de ser loção mesmo) no couro cabeludo. Se caírem alguns na toalha, não se esqueçam de os estalar para ter a certeza de que estão mortos.

O passo seguinte é colocar uma fralda de pano branca (as dos bebés mesmo), enrolada à cabeça da vossa criança. Dêem um nó de modo a que fique bem fixa e com os cabelos todos lá dentro. No caso das meninas, como devem ter o cabelo mais comprido, podem atar (com um elástico de plástico tipo Invisibooble porque assim os piolhos não ficam lá agarrados ou com uma mola) para ser mais fácil.

Agora vem o passo estranho mas que resulta. Peguem num saco de plástico de tamanho médio e atem à volta da cabeça e da fralda. Tenham atenção ao perigo dos sacos com as crianças. Se preferirem, enrolem outra fralda à volta do saco, até para ser mais confortável porque o objetivo é que a criança durma com tudo isso na cabeça.

O saco vai fazer com que o cheiro da loção não se espalhe e o calor proporcionado pelas fraldas vai fazer estufa e potencializar o tratamento.

No outro dia de manhã, dentro da banheira tirem as fraldas e o saco e vão ver os piolhos a cair. Passem com o pente para se certificarem que não fica nenhum agarrado. Podem lavar com um champô para o efeito de seguida, se acharem que devem.

O importante é que escovem com o tal pente e que depois de os removerem, não os voltem a apanhar... se andar uma infestação na escola/infantário e as medidas preventivas de cima não forem suficientes, podem sempre comprar um spray de prevenção e aplicar todos os dias na nuca e atrás das orelhas.
Atenção que estes spray (na maioria) só podem ser usados quando já não há nenhum piolho. Ou seja, primeiro têm de fazer o tratamento para depois usar o preventivo.

As marcas STOP PIOLHOS e PARANIX já têm um spray para isso mesmo, à venda nas farmácias e na well's.

Estes truques também podem ser usados em adultos. Não é assim tão raro os adultos apanharem.
Eu sei que eles são bizarros e muitos podem criticar, mas na minha família é a técnica que se utiliza quando a situação está mesmo má...

Se tiverem outros truques, partilhem, vou gostar de ver! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)