Higienizar maquilhagem

Muita gente pensa que maquilhar é só aplicar os produtos, que não é necessário uma técnica nem sequer limpar o que usamos. Estão enganados. É preciso saber-se maquilhar, saber como usar determinado produto, mas mais importante, é preciso limpar e higienizar, coisa que muitos se esquecem!

Se estes produtos não forem cuidados, há riscos de ganharem bactérias infetando a pele e proliferando doenças. Por isso, é essencial manter tudo limpo e desinfetado. De seguida, apresento uma lista de como limpar cada produto.

Batom

O ideal é comprar batons que venham em embalagens de metal porque não retém tantas bactérias como as de plástico (nós, mulheres, devíamos ter mais atenção nisso e escolher a partir disso e não da cor) e limpá-los, pelo menos uma vez por mês. Isto também depende do uso que se faça deles.
  • com uma cotonete limpa, retirar a camada superior do batom, uma camada fina
  • em batons mais antigos, pulverizar com álcool (70%) a 3 ou 4 cm e deixar secar naturalmente
Lápis
Para lábios, sobrancelhas ou olhos. A maneira mais fácil é afiá-los, uma ou duas vezes, antes de usar. Podem também colocar álcool num guardanapo e limpar à volta do lápis. Se for retrátil, pode pulverizar álcool para a ponta do lápis e deixar secar naturalmente.

Base

  • Líquida: vêm num fraco aberto o que pode exigir a ponta dos dedos para retirar o produto. assim, basta deitar fora a parte de cima da base. Mesmo assim, a melhor maneira é prevenir e usar um cotonete ou pincel para retirar o produto.
  • Com dispensador: basta limpar o buraco de saída (pode ser com uma solução antibacteriana)
  • Em pó: ler o próximo tópico

Sombras, blush e pó (bronzeador, base etc)

Estes produtos são fáceis de limpar, basta pegar numa faca e raspar a camada superior. É preciso ter cuidado, no entanto, para não partir o produto. Se não quiserem arriscar, podem pulverizar com álcool. E mais uma vez, a dica é prevenir, usando pincéis,  aplicadores ou esponjas.

Embalagens e sacos de maquilhagem
Retirar tudo e limpar com uma solução antibacteriana uma vez por mês. Outra maneira mais rápida é usar toalhetes antibacterianos.

Pincéis

Já expliquei anteriormente como limpar os pincéis de maquilhagem AQUI mas em breve irei explicar de outra maneira, usando um acessório para limpeza de pincéis ou um brushegg.

Beauty Blender/Esponjas

Para mim, a maneira mais rápida e fácil é a seguinte.
Legenda: Colocar a esponja dentro de um copo com água e detergente fairy liquido. Colocar no microondas durante 1 minutos. 

Notas: Deixar arrefecer e ter cuidado com a água quente. Se ferver ou deitar fumo enquanto está no microondas, parar logo.

Outros produtos:

Há produtos que não podem ser limpos. É o caso do rimel, lip gloss e esponjas. Mais vale deitar esses produtos para o lixo.

E então? Estas dicas foram úteis para vocês?

4 comentários:

  1. Gostei das dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Ótimas dicas! E muitas vezes nem reparamos nestes detalhes antes de comprar os produtos. Costumo ser chata com os batons e com o eyeliner mas o resto admito que descuido um bocado.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada ;)
      É muito importante repararmos um bocadinho mais porque a nossa saúde pode estar em risco e com isso não se brinca ;)
      Eu normalmente uso pincéis e assim mas também sou mais cuidadosa no batom (que faço muita higiene) e no rimel que é logo lixo, até porque eu nem uso muito e acaba por se estragar...

      Eliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"