Cão sem segredos - Luís Montenegro e Rui Mota

À semelhança do livro anterior que também recebi da Chiado Editora para resenhar, este livro é uma espécie de enciclopédia de tudo sobre os cães, sem segredos, daí o título.

Foi escrito por Luís Montenegro, licenciado em Medicina Veterinária e diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro; e Rui Mota, seu estagiário e licenciado com mestrado integrado; com a colaboração de "excelentes profissionais da medicina veterinária" com o objetivo de "fazer um manual útil ao proprietário e que nos permita de alguma forma melhorar a qualidade de vida daqueles que tantos nos querem e merecem que façamos igual por eles, os nossos cães".

Como sabem, eu sou apaixonada por animais e, em especial, os cães, confesso! O amor incondicional deles, a lealdade e a dependência, considero-os mesmo como amigos e irmãos! Por isso, era fundamental para mim ter um livro que me contasse tudo sobre eles, uma espécie de enciclopédia para me ensinar a cuidar melhor, a prevenir doenças estando atenta a todos os sinais. E é isto que este livro é!


Mas o que o faz diferente dos outros é que cada veterinário ou profissional desta área, escreveu sobre a sua especialidade, tornando todas as informações fidedignas e precisas! 
Como é óbvio, não é um livro de pegar do início ao fim para ler, mas para folhear, ver o conteúdo e ler realmente aquilo que tem a ver com o nosso cão. Se ele é idoso, não faz muito sentido estarmos a ler sobre cachorros bebés. Claro que podem! Só faz bem saber mais e um pouco sobre tudo mas penso que entendem aquilo que quero transmitir. Há tópicos que são aplicados a todos os cães e donos e que devem ser lidos!
Eu por exemplo, para falar sobre ele, li um pouco de algumas partes, mesmo não estando relacionadas com o meu cão para ter uma noção também de que outros temas são apresentados. 

Logo através do índice podemos ter uma noção dos temas: a decisão de ter um cão, relatos de um proprietário, noções básicas de comportamento, crianças e animais, nutrição, medicina preventiva, reprodução, alterações patológicas (no sistema digestivo, cardiovascular, respiratório, urinário, oftalmologia e dermatologia), doenças dos ossos e músculos, doenças endócrinas, oncologia, intoxicações, geriatria, riscos cirúrgicos e anestésicos, a dor no cão, eutanásia e por fim, curiosidades.
Alguns tópicos aconselho mesmo a lerem: a decisão, os relatos, a nutrição, medicina preventiva e comportamento, essencialmente e independentemente da idade do vosso cão.

O livro pretende também ser um tributo a todos os cães que passaram pelo consultório e são nos apresentadas fotografias deles ao longo das páginas.
Outro aspeto importante é que no final de cada capitulo, temos um resumo sucinto e explicito, que dá jeito quando quisermos consultar algo que já nos esquecemos e também para organizar as nossas ideias!

Resumidamente, é um livro que aconselho a todos os amantes de cães e a todos os donos porque toca em assuntos que só os veterinários nos podem ajudar e aconselhar. Como donos, também queremos o melhor para eles, por isso, com o pequeno gesto de ler, podemos evitar doenças, estando prevenidos e com informação para tratar deles melhor.

Obrigada a todos os que contribuíram para que fosse possível ter este livro nas mãos, sem dúvida, uma boa e importante descoberta que eu fiz!

P.S.: a obra também existe em castelhano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"