Como mudar um pneu?

Vocês sabem que este é um blog feminino mas felizmente, as mulheres podem conduzir e portanto, acho que este tema também deve ser abordado para ajudar a todas e também alguns homens se for o caso.
Eu não vos sei indicar exatamente como saber quando o pneu rompe, mas quando acontecer, se for grande, vocês vão sentir. Se puderem parar uns metros à frente, num sítio mais ou menos plano (se não der, ponham algo pesado a travar todas as rodas do carro), o mais seguro possível e sem causar embaraços no trânsito, melhor! Claro, deixem o carro travado (travão de mão) e em primeira ou marcha-atrás (se for a descer).


Não se esqueçam de vestir, antes de tudo, o colete e depois colocar o triângulo. Se for um sítio com grande perigo, liguem os 4 piscas e eventualmente, não mudem o pneu se estiverem em perigo de vida (autoestrada à noite, por exemplo).

Reúnam as ferramentas que precisam: chave de cruz (ou porcas ou de roda; normalmente vem com o carro), macaco, pneu, luvas e chave de fendas.
Normalmente estão ao pé do pneu sobresselente.

Alguns pneus trazem umas tampas/tampões a cobrir as porcas. É necessário retirá-los e é mais fácil com o auxilio de uma chave de fendas.
Basta desenroscar ligeiramente as porcas do pneu, com a chave de cruz, no sentido anti-horário, antes de colocar o macaco. Se for mais fácil, pode-se usar o peso dos pés, mais perto da extremidade também para facilitar.
O macaco deve ser colocado de seguida, na zona debaixo do carro, onde encaixa (nunca encaixar no plástico, se não parte) e deve-se subi-lo ate a roda deixar de tocar no chão. Pode-se então, acabar de retirar o resto das porcas, guardá-las e retirar o pneu furado com as duas mãos colocando o sobresselente depois.

As porcas são colocadas na diagonal e ligeiramente, ou seja, depois de colocar o pneu e apertar a primeira porca, a segunda a ser apertada ligeiramente é a oposta na diagonal, a fazer uma cruz e de seguida, as que sobram. Basta apertá-las um pouco e baixar o carro, acabando de apertar no chão com o peso do corpo todo nos pés.

Convém depois arranjar o pneu e/ou comprar um novo.
Fácil não é? Pelo menos parece, depois na prática, vão suar um pouco e sujar-se também (por isso recomendo o uso de luvas). Se calhar devia acrescentar desodorizante também na lista...

Clicar em cima da imagem para aumentar

4 comentários:

  1. Desde os 17 anos que aprendi a mudar os pneus, vistos que o meu namorado o faz muitas vezes e eu assisto sempre ahahah
    Beijinhos!
    Cláudia, do blog Sparkling Bronze

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post. É sempre bom saber!
    Beijinhos*
    http://belezacemlimites.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)