Coleção de livros Fairy Oak - Elisabetta Gnone

Todos temos uma pequena criança dentro de nós. Por isso, às vezes, gostamos de ler e fazer coisas de crianças. Por exemplo, esta coleção de livros que vos venho escrever sobre, é recomendado para crianças mais de 10 anos mas eu li-a e adorei!

Tem uma trilogia principal Fairy Oak: O segredo das gémeas; O encanto das trevas; O poder da luz.
E depois, 4 mistérios de Fairy Oak: O Capitão Grisam e o Amor; Os dias encantos de Shirley; Flox sorri no Outono e por fim, Adeus, Fairy Oak!

O segredo das gémeas


Em Fairy Oak, no vale de Verde plano, mágicos, fadas e não-mágicos coexistem num ambiente de paz e harmonia. A narradora desta história é uma jovem fada babysiter, Feli, que é encarregue de tomar conta das gémeas Pervinca e Baunilha, antes mesmo de estas terem nascido.
Pervinca e Baunilha são sobrinhas da poderosa feiticeira Tomelilla e por isso, seria de prever que fossem feiticeiras quando crescessem, sendo as regras dos mágicos, era assim que a magia era passada entre a família. No entanto, sendo gémeas, tendo nascido com 12 horas de diferença e com uma personalidade totalmente diferente, oposta até, o receio de as meninas serem não-mágicas instalava-se.
Luz e Escuridão encontram-se no mesmo sangue, duas forças opostas mas complementares uma da outra nas mãos de duas rapariguinhas...
A adorável Feli narra esta história com um ponto de vista especial sobre uma ocorrência nunca antes vista no Vale.

O encanto das trevas


Neste segundo volume, a ameaça que paira sobre o Vale reaparece, o Terrível 21! Esta personagem instala o medo na aldeia e quer separar as duas irmãs e todos os cidadãos da aldeia, que se unem para vencer qualquer ameaça. 

O medo e a dúvida instalam-se: Pervinca cairá na tentação das trevas?

Aqui é posta à prova a amizade da outra gémea, da família e dos amigos. Aqui se descobre o amor, a aventura, a amizade!

O poder da luz

A guerra devastou o vale, os habitantes organizaram a defesa mas a dúvida envenena-lhes o ânimo e a mente: terá o Inimigo conseguido insinuar-se entre as gémeas? A aliança entre a Luz e as Trevas foi quebrada?
Apesar do afeto de Baunilha, Pervinca é obrigada a fugir e então, o Inimigo dá o seu último golpe. As defesas de Fairy Oak parecem resistir mas uma surpresa ainda os espera!
Os 4 mistérios
"Decidi naquele momento que eu iria revelar aos meus amigos quatro mistérios de Fairy Oak que eles ainda não sabia. Uma história por noite para quatro noites, após o que eu nunca iria falar novamente sobre o passado. Na primeira noite eu falei sobre o amor, na segunda sobre a magias incríveis, no terceiro sobre amizade, e no quarto, uma despedida."
O Capitão Grisam e o amor

"Numa gruta secreta, escondida no meio das cascatas geladas pelo Inverno, cinco jovens amigos abrem um velho baú e trazem à luz uma história que durante muitos anos estivera encerrada e esquecida, voluntariamente esquecida!
Um mistério envolve o passado do que se dizia um valente comandante e caberá a Baunilha, Pervinca, ao jovem mago Grisam, à cómica Flox e a toda a Trupe do Capitão descobrirem a verdade sobre William Talbooth.
(...)
Quem era realmente o capitão? E de onde voltava quando o seu navio naufragou em frente da costa da aldeia encantada? E por que quando se abriu o baú todos parecem ter uma história de amor pata contar?" - Editorial Planeta

Os dias encantados de Shirley
"A Fairy Oak finalmente chegou a Primavera. O ar perfumado de narcisos, de dias compridos e de brincadeiras. Mas também de chuva.
E de facto chove, um dilúvio, até com granizo! Durante longos e intermináveis dias. Ainda bem que lá está Shirley Poppy para levantar os ânimos dos jovens da aldeia, com um novo e intrincado mistério. Com efeito, escondido na oficina da sua tia, a jovem e poderosíssima feiticeira achou um livro de receitas muito, muito estranho. Não é a ovos e farinha que se faz alusão nessas páginas desbotadas, mas sim a espadas de sal, a pedaços do céu, a corações de pedra e a um segredo, o Segredo do Bosque.
Decidida a descobrir de que se trata, Shirley envolve as gémeas Baunilha e Pervinca e toda a trupe do capitão numa série de mirabolantes aventuras. Será perigoso, os pequenos bem o sabem, mas o que irão ver e aprender compensá-los-á de todas as feridas e temores. Para sempre." - Wook

Flox sorri no Outono
Em setembro, num dia, alguém fazia algo mais estranho do que as esquisitices habituais e, a partir desse momento, por um mês e às vezes dois, a normalidade era proibida em Fairy Oak. Eles chamavam isso de "A Dança das loucuras da estação". O que acontece nesses dias é divertido e bonito porque toda a gente realmente parece dar o melhor de di no que se refere à imaginação, poder, habilidade e... excentricidade.
Até as árvores participam na diversão. Flox tem uma teoria sobre isso: tudo o que se tem de fazer é olhar nos olhos dos bailarinos para entender que...
Mas vamos deixar isso para Flor, a menina do arco-íris e melhor amiga das gémeas - para revelar este mistério.
Esta história é dedicada a ela e à amizade! - traduzido de Fairyoakpedia

Adeus, Fairy Oak!
"Feli regressou a casa.
Nos quinze anos que passou longe, sempre escreveu às companheiras que ficaram em casa, descrevendo a aldeia, as meninas e as aventuras que vivia com elas e com os seus amigos fantásticos. Por isso, as fadas querem saber, desejam que lhes conte outras histórias – que não pare! Pedem outros contos, novos episódios, querem saber sobre a aldeia do Carvalho Encantado e os seus habitantes. Feli aceita e promete quatro novas histórias: isso permitir-lhe manter-se na companhia das suas recordações e reviver os dias magníficos. Sim, mas por quanto tempo? Assim, terá de se desligar do passado e enfrentar o futuro. Ela sabe-o e agora sente o coração bater mais forte: conseguirá dizer adeus a Fairy Oak?
Esta história é intensa e comovente, mas oculta um mistério e  desvenda uma profecia…" - Editorial Planeta

Todos os livros trazem uma proteção da capa em relevo, com ilustrações e que dá para sair. A capa do livro em si tem uma aparência de uma livro mais antigo e misteriosos, que capta a atenção.
Ao longo dos livros temos várias ilustrações lindíssimas e realistas que nos fazem apaixonar ainda mais e querer ler tudo rapidamente! São páginas de ilustrações da autora a preto e branco e a cores!

Os livros da série Fairy Oak são impressos com o máximo respeito pelo meio ambiente, utilizando papel 100% ecológico e tratado ecologicamente.
Fotografia



Todos eles se lêem com uma enorme facilidade, têm um vocabulário compreensível embora com algumas palavras sofisticadas que fazem a escrita fina e requintada.

No final, quase que chorei porque me apaixonei pelas personagens. Baunilha um doce, Pervinca um doce também mas daqueles ácidos. Adorei esta história que tem morais muito interessantes e foi totalmente bem construída, o que era de esperar visto a experiência da escritora Elisabetta Gnone que já foi responsável pelas revistas femininas pré-escolares da Disney Itália e concebeu a série W.I.T.C.H.. Desde 2004 que dirige as revistas Mattel Itália.

Recomendo a leitura aos miúdos e aos graúdos!

4 comentários:

Não te esqueças de CARREGAR no botão "NOTIFICAR-ME" para saberes sempre quando te respondo!

Respondo aqui mesmo, debaixo do teu comentário.
Obrigada :D