ERROS a carregar os smartphones

Como sabem, este é um blog feminino mas eu tento abordar todas as questões e temáticas que nos envolvem de alguma maneira, quer seja enquanto mulheres, mães, namoradas, trabalhadoras ou enquanto outro papel qualquer.

Claro que me foco em alguns temas mais do que outros, como é natural mas tento variar e desta vez, vou falar sobre algo um pouco diferente que envolve a tecnologia e informática mas com ALTA importância.

São raras as pessoas que não usam um telemóvel ou que não conhecem os smartphones e ainda mais raro é quem os usa corretamente no que toca à bateria e à energia!



O erro mais comum é deixar a carregar o telemóvel a noite toda. Além dos perigos evidentes de incêndios que já acontecerem várias vezes, isso não faz nada bem à bateria. Deixar carregar mais de 8h reduz o tempo de vida.

Outro erro é estar a usá-lo enquanto ele está a carregar. Isso é lógico, é como querer encher uma bacia mas ela ter um buraco...
O carregamento neste caso é mais lento e pode levar a um aquecimento do equipamento e estas baterias são inimigas do calor!

Carregar no computador também está na lista de erros! A corrente não está estável, existe o problema do calor quer do telemóvel como do computador e uma lentidão associada...

O mito mais comum e o erro também, é que se deve descarregar até se desligar para não viciar a bateria.
Isso acontecia sim com as baterias de níquel, velhos tempos.
Hoje em dia, é aconselhado ter a carga entre os 30 e os 80% para não criar problemas com os ciclos e causar os stress que diminuem o desempenho químico da bateria.

Carregar dentro do carro também é errado e já expliquei porquê. Deve-se carregar numa temperatura ambiente entre os 0º e os 35ºC. Tanto o frio como o calor podem encerrar o dispositivo.

Usar o carregador errado é o erro que toda a gente faz e ninguém sabe (nem eu sabia).
Os smartphones vêm como um carregador que foi desenhado para carregar a bateria de forma optimizada de acordo com as especificações que o fabricante entendeu como certas e adaptou todas as estruturas da bateria e do carregador para receber a tensão correta. Se alterar-mos isso, poderemos estar a causar um dano irreversível na bateria do nosso smartphone!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"