Cozinha | Jarro eletrico

Depois de ter uma destas belezas em casa, tomei noção da utilidade e importância deste eletrodoméstico e quis vir partilhar com vocês!



Primeiro, para quem não está dentro do assunto, convém dizer que isto é mesmo um jarro mas que se liga à electricidade (numa base especifica que vem com o jarro) e em poucos minutos, temos água a ferver pronta a utilizar. Rápido, fácil e eficaz.



Depois, a Deco fez um estudo comparando 5 formas de ferver a àgua e obteve os seguintes resultados:

  • um simples jarro elétrico reduz a fatura do consumo de energia para um terço. Os jarros elétricos são eficazes e muito práticos na hora de usar.
  • Comparando o consumo anual com média de 1l diário: jarro 4,21€; indução: 5,43€; fogão (gás): 7,80€; vitrocerâmica: 7,14€; micro-ondas: 10,85€
Se for só para aquecer uma caneca, o micro-ondas compensa, mas se for duas chávenas já compensa o jarro elétrico.

Isto acontece porque a água no jarro está em contacto direto com o ponto quente, enquanto que no fogão (e outros casos) o calor é transferido de um elemento para o outro e só depois chega à água! 
Já para não falar da mânia de não usar tampas nos tachos e etc.
A única desvantagem destes aparelhos é que o seu uso é condicionado à água, especialmente os modelos que assentam numa base ligada à eletricidade. Também não se pode juntar folhas de chá, pó de café e muito menos aquecer leite. A resistência elétrica está em contacto com o líquido , pelo que corre o risco de queimá-lo e ficar negra.

A capacidade varia entre 1.5l e 1.8l. O jarro na lateral tem marcações o que vos permite aquecer a quantidade certa de água que querem. A maioria dos jarros tem também uma tampa (o meu só trabalha com a tampa fechada) e assim não há salpicos nem o risco de queimar. É uma coisa em ter em conta a quando do momento da compra.
O tempo que demora a aquecer varia com a potência do aparelho. Em alguns casos, demora meio minuto. No meu caso, demora mais ou menos dois. É conforme a temperatura da água que lá colocam dentro.

Se vocês quiserem dicas de como escolher o modelo e de como limpar CLIQUEM AQUI embora eu não aconselhe a limpeza interior com limão...

Por hoje é tudo sobre este assunto. Espero que tenham gostado e que ponderem em comprar uma se vos der jeito porque facilita imenso na cozinha. Desde que tenho o meu, cozinho muito mais rápido e sem gastar tanto. É uma maravilha!
Este é o modelo do meu jarro. Igualzinho. É da braun

2 comentários:

  1. Eu não passo sem o meu, concordo perfeitamente. É algo que ferve a água num instante e bem que precisamos sempre de ter água quente, nem que seja para um chá, para fazer o arroz, etc...

    Beijinhos,
    https://www.facebook.com/chicanablog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente isso!
      Eu agora até já deixo o meu ficar em cima da bancada em vez de estar sempre a pôr e tirar de dentro do móvel.

      Eliminar

Não te esqueças de CARREGAR no botão "NOTIFICAR-ME" para saberes sempre quando te respondo!

Respondo aqui mesmo, debaixo do teu comentário.
Obrigada :D