Combater as pulgas em animais (e em casa)

Não me quero estender muito sobre este assunto que requer medidas rápidas e imediatas.
A vida das pulgas tem um ciclo, desde ovo à pulga adulta e depende muito das condições em que se encontra o meio. Temos, muitas vezes, ambientes favoráveis a estes parasitas em casa sem dar-mos conta e por isso, vou dar algumas dicas do que devemos fazer em casa, e não só, para evitar pulgas.


  • Aspirar tudo o que for possível: chão (principalmente frinchas), carpetes, móveis (por baixo e nos cantos), caixas de transporte, tapetes, almofadas, sofás, sotão, garagem, etc
  • Ter especial atenção às zonas mais húmidas e que não estejam muito expostas à luz do Sol, pois é onde as larvas se refugiam até se tornarem pulgas adultas
  • Quando terminar de aspirar, colocar o saco do aspirador dentro de outro saco ou recipiente isolado (para evitar a fuga de pulgas) e depositá-lo fora de casa no ponto de recolha de lixo habitual
  • Lavar toda a roupa em que o animal tenha estado em contato, em especial das camas (a dele e a sua), com água bem quente

A eliminação das pulgas pode demorar várias semanas ou mesmo um mês, pelo que as lavagens e aspirações devem ser repetidas com frequência até que não existam quaisquer pulgas no ambiente.



Se for uma infestação mais grave, poderá ter de se recorrer a um inseticida antipulgas em casa, sendo mais recomendado o Biokill. Nunca esquecer, muita atenção aos rótulos para certificar que não há risco de intoxicação de pessoas e animais. Em casos muito graves, podem ser requiridos os serviços de uma empresa.

Nos animais, a desparasitação deve começar logo após a primeira aspiração (mesmo que não tenham pulgas; é um modo de prevenção que também deve ser feito todos os meses ou de dois em dois meses) e limpeza da casa com produtos antipulgas de uso veterinário e adequado ao animal, incluindo o peso. Atenção que ser gato ou cão, não é igual! Há alguns antipulgas para cães como Advantix que é altamente tóxico para gatos! O melhor é pedir no veterinário habitual.

Há muitas marcas no mercado deste tipo de produtos, como a Advantix, Advantage, Frontline e outros. O melhor é pedir no veterinário habitual, repito, e o onde eu vou, aconselhou-me a mudar de vez em quando de pipeta para aumentar a eficácia. No meu caso, também é mais como medida preventiva. Eu costumo até apontar o dia e o mês em que coloco a pipeta na minha cadela no iman em baixo (ensinei a fazer AQUI). De Verão, tento colocar todos os meses porque há mais saídas à rua e etc, no Inverno de 2 em 2 ou 3 em 3.
A única desvantagem da pipeta, na minha opinião é que o pêlo fica um pouco lambuçado durante uns dias. Também é aconselhável não mexer na zona de aplicação (normalmente no pescoço onde o animal não se consiga lamber) durante umas horas. Fica também com um cheiro diferente.
Uma grande vantagem é que não é perigoso para nós, nem para eles se for bem administrado e eles podem andar por dentro de casa à vontade!


Também já usei coleiras antipulgas e esses métodos todos mas este tem sido o mais eficaz.

Além disto, há outros métodos preventivos como:
  • Manter o ambiente limpo e arejado, evitando a umidade excessiva
  • Aspirar frequentemente a casa e ter especial atenção a cestas e roupas em contato com os animais (as camas deles)
  • Encerar os soalhos, pois a cera é tóxica para as pulgas
  • No jardim / exterior, aplicar produtos biodegradáveis contra pulgas
Há quem recomende um banho frequente mas eu sou contra porque além e tirar os óleos naturais do pêlo e pele do animal provocando queda de pêlo e odores, retira o produto da pipeta mas concordo com escovagens semanais (ou diárias em cães/gatos com muito pêlo) e com pó-talco (opcional).

Também é muito importante evitar o contacto com animais com pulgas.

Estas são as minhas dicas e algumas que me baseie AQUI. Espero que vos tenha ajudado e qualquer dúvida, deixem nos comentários que eu ajudo sempre!

2 comentários:

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)