Opinião do livro Team Jacob de Nadine Maia

Boa tarde!
Como sabem, eu tenho uma parceria com a Chiado Editora e recebo alguns livros.
Desta vez, escolhi o livro Team Jacob que promete ser uma continuação da tão conhecida Saga Crepúsculo mas de uma autora portuguesa.
Na imagem seguinte, da contra capa do livro podem ver o resumo do assunto.

Pessoalmente, escolhi este livro porque desafios assim interessam-me. Não é fácil uma escritora tão jovem e portuguesa pegar num romance tão conhecido por outras pontas sem levar críticas e elogios de ambas as "teams".
Li os 4 livros originais, também vi os filmes e sempre tive curiosidade (e ainda tenho) em ver a estória por outros lados. Tive esse desejo realizado mas não posso dizer que foi um sonho. É difícil sim e tenho algumas críticas construtivas a fazer.

Primeiro, sendo portuguesa e estudante universitária, não há desculpa para enorme quantidade de erros ortográficos que são uma ofensa à nossa língua. Quando se escreve um livro e o mesmo é publicado, é preciso ter atenção redobrada a isso que tira todo o profissionalismo e é muito feio.

Depois, como é esperado, aqui é desenvolvido o romance entre Bella e Jacob mas era escusado quebrar com a amizade deles assim. De um momento para o outro a Bella, apesar dos riscos que corre, diz que sim, que ama o Jacob e que quer andar com ele... mesmo depois de ter "acabado" com o marido. Nem há divórcio nem nada...  Isso releva um lado mais egoísta de Bella que não conhecíamos até então.
Como não podia deixar de ser, tinha de haver uma cena de porrada luta. Na minha opinião, sem motivo. Ou seja, há uma discussão ente Jacob, Edward, Rosalie e Charlie a assistir a tudo que acontece sem motivo aparente. Há umas provocações mas nada que justifique Rosalie atropelar Jacob a cavalo ficando este tão mal que Bella teve de pedir a Carlisle que viesse de outro país para o ajudar mas, o forte do Jacob, que estava quase a morrer, conseguiu aguentar uma semana à espera de socorro médico. Coerência, onde estás?!

Jacob recupera e propõe Bella em casamento. Casam-se, com Edward a assistir feliz da vida como se nunca tivesse amado tão "eternamente" a Bella. Odeio esta faceta de Edward mas enfim, opiniões pessoais. Mas, casam-se no meio da floresta num casamento hindu que não sei o que tem a ver com os noivos. Antes disso, Bella sai de Forks para a casa de Reneé por causa de uma ameaça dos Volturi que não a querem ao pé dos lobos. Pois claro que não, ela vai casar com um. Tinha de os desafiar... é mais forte que ela.

Mais à frente, outra contradição e os Volturi já se dão bem com os lobos. Enfim.
Bella fica grávida sabe-se bem lá como de Jacob (assim como Jacob é filho do seu pai lobo e uma certa vampira bem conhecida), possivelmente iria ter um híbrido mas acaba por abortar e aí achei pena porque seria bastante interessante e podia dar estória para outro livro ou para mais umas páginas. Era mais interessante sem dúvida. Bella acaba por encontrar um bébe, o Miguel e aí não entendi a necessidade. Acho que foi para remediar um bocado a situação de ter perdido o bébe biológico.

Há a guerra Team Bella vs Team Edward que até achei interessante mas odiei o fim. Quer dizer, tanta coisa para acabar assim?

Alguém já leu? Gostam deste tipo de leitura, são fãs desta saga? O que acharam?

15 comentários:

  1. Nao conhecia o livro mas gostei
    beijinhos
    Convido-te a participar no sorteio do blog
    Giveaway Internacional Banggood.com
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não sou fã da saga mas o livro parece-me bem :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conforme os gostos. Como eu disse, ainda há muito a melhorar

      Eliminar
  3. Conheço a saga e gosto bastante, quanto ao livro nao sei se iria gostar de o ler.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia:) Sou a Nadine Maia, autora do livro Team Jacob, já visito o teu blog á algum tempo e estava á espera da opinião sobre a obra, no entanto, só a vi ontem á noite . Agraço te imenso por teres lido o meu livro, e agradeço , também, as criticas construtivas que fizeste sobre o mesmo elas são importantes para mim. De facto, foi uma loucura dar continuidade a um romance que alcançou tanto sucesso, eu não sabia se iria estar á altura do desafio, não sabia qual iria ser a reação das pessoas e tinha medo de não saber lidar com os comentários que pudessem surgir, mas a verdade é que agradeço essas criticas, porque elas ajudam- me a aprender a ser melhor, este foi o meu primeiro livro e ninguém é perfeito:) Faço este comentário para explicar a questão dos erros e esclarecer algumas dúvidas que te surgiram em relação á minha obra. Há muito tempo que já queria ter contacto com os leitores para ter a oportunidade de lhes explicar quais eram os meus objetivos ao escrever este livro, no entanto, confesso que não tive um grande apoio por parte da Chiado Editora, apenas, fiz a sessão de lançamento do meu livro na minha faculdade, a editora prometeu- me que iria ter outras sessões de apresentação até mesmo em programas, de televisão, no entanto, esqueceram - se de mim, e isso nunca aconteceu. Por isso, é que , apesar de ter contrato com essa editora durante 4 anos, ainda não escrevi mais nenhum livro. Em relação aos erros ortográficos, é uma longa história, estes não foram totalmente culpa minha. O meu antigo computador estava sem algumas teclas devido ao desgaste e, por isso, o texto ficou com alguns erros. Quando a menina Marisa Mendes da Chiado editora me mandou rever a obra, eu revi sozinha não tive nenhuma ajuda, eu enviei - lhe uma lista com os erros que encontrei para que fossem corrigidos. O problema é que na gráfica, acabaram por imprimir a primeira versão e não a versão com os erros corrigidos. Quando me enviaram os livros, acabei por envia- los de volta para que os corrigissem, mas voltaram a esquecer - se de corrigir alguns erros. Não tive controle sobre isso, são erros muito comuns que acontecem nas gráficas e peço desculpa a todos os leitores por isso!
    Em relação á obra, eu quis fazer uma história sobre a Bella e o Jacob, porque sempre preferi vê- los juntos, a própria Kristen preferia, mas nunca quis acabar com a amizade deles, antes de estarem juntos eles já eram grandes amigos e continuaram a ser, uma vez que o mais importante numa relação é a amizade! Eu sei que a Bella sempre escolheu o Edward, mas no filme Eclipse já tinha admitido que amava o Jacob, e neste caso estava magoada com traição do marido, foi procurar apoio no Jacob e decidiu , finalmente, dar uma oportunidade ao amor dele! Não considero isso egoísta da parte dela, apenas conseguiu se libertar da forte dependência que tinha do Edward e escolheu outro caminho. Existiu uma conversa amigável entre os dois e não achei que o momento do divórcio fosse importante, porque em alguns momentos da história passaram alguns meses e ficou subentendido que eles se tinham divorciado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Antes demais nada é um privilégio ter-te aqui a comentar a minha critica e a esclarecer certos pontos.
      Sim, também já tinha notado que a Chiado Editora não dá a atenção merecida a todos os autores e parceiros. Comigo aconteceu a mesma coisa. Claro que é impossível dar a atenção igual a todos porque devem ser imensos mas há coisas que merecem e precisam de mais atenção, como é o teu caso com isso dos erros. Primeiro, acho que quando se promete uma coisa, é para cumprir e na altura de lançamento de um livro é quando um escritor mais precisa de apoio e divulgação. Nota-se aí grande falha e diria até, irresponsabilidade por parte da editora mas enfim...
      Quanto ao conteúdo em si, também sempre quis ver este lado da estória. Sim, o divórcio ficou bastante subentendido e sinceramente, se calhar um bocadinho demais, mas são opiniões. De qualquer modo, também não tem muita importância porque nesse caso iria-se focar de novo, em Edward e Bella e acho que era uma das coisas que não se queria alcançar aqui. Já chegam os outros livros sobre isso...

      Eliminar
  5. O facto do Edward ter traído a Bella foi o motivo da discussão entre o Jacob e os Cullen. Edward tinha prometido amar Bella para sempre e a traição dele foi um choque para todos, especialmente para o Charlie, o pai de Bella, e para o Jacob, o melhor amigo que sempre esteve disposto a defende- la de tudo e de todos e sempre deixou bem claro que mataria os Cullen caso algum deles a magoasse. Por essa razão, Jacob quis matar Edward e Rosalie, que neste momento da história estava com ele, também estava disposta a tudo para o defender. Ela sempre foi o elemento da família Cullen que mais odiava Jacob, teria vontade de o matar e esta foi a oportunidade perfeita! Jacob ficou mal por um cavalo lhe ter passado por cima, porque, apesar de ser metade lobo, também é humano e tem fragilidades, tal como na cena em que um vampiro lhe partiu os ossos, e as feridas provocadas por um cavalo podem trazer consequências graves. No entanto, conseguiu aguentar uma semana, antes de Carlisle chegar para o salvar, porque a família dele descende de tribo índias, as quais têm muitas tradições e conhecem muitas técnicas de medicina, logo foi capaz de o estabilizar até ele ser tratado por um médico:) Foi precisamente por Jacob , também, ter no seu sangue raça índia, que eu escolhi fazer um casamento hindu. e, também , porque me agrada toda a beleza desse tipo de casamento. Queria uma união entre Bella e Jacob, mas não queria imitar o casamento da Bella e do Edward, já que o meu objetivo não era fazer uma cópia dos livros da saga, queria uma cerimonia especial , num lugar especial, a floresta. Também optei por fazer com que a Bella perdesse o bebé, porque apesar deste vir a ser um hibrido, não queria repetir a mesma história que aconteceu com Renesmee, que é metade humana metade vampira! E não é assim tão estranho os Volturi já conviverem pacificamente com os lobos, lembro que no livro Amanhecer, quando Aro viu os lobos junto dos Cullen, percebeu que podiam ser aliados muito poderosos, no entanto, Caius não aceitaria porque é o mais impulsivo do clã e odeia os lobos, perseguiu - os durante muito tempo. Sendo Jacob filho de uma vampira, de certeza forma, pertence também aquela espécie e não faria sentido os Volturi continuarem a querer destrui- lo e seria natural que acabassem por aceita- lo. Em relação a Miguel, não sei bem porque essa ideia me surgiu, talvez essa personagem represente uma espécie de anjo, por isso é que dei o nome Miguel, nome de um anjo, que veio abençoar o amor de Bella e Jacob depois dele ter passado por tantos obstáculos. Há ainda em relação a Edward, também não é estranho que ele tenha aceite com tanta facilidade o casamento de Bella e Jacob ! Não se esqueçam de que ele sempre acreditou que Jacob seria uma melhor escolha para Bella, já que poderia dar- lhe a vida que ele não podia e estava disposto a perde- la para ele, caso essa fosse a sua vontade. Edward não mudou totalmente, ele continuou a ser uma pessoa bondosa e altruísta, que preferiu aquilo que era melhor para Bella do que para ele. Mas , sim, ele agora estava com Rosalie e transformou- se numa pessoa um pouco diferente. Tinha outra mulher a seu lado e eu não coloquei o Jacob com a Bella por não gostar do Edward, sempre adorei os dois, mas preferia ver o Robert com a Nikki na realidade e concretizei esse sonho através das suas personagens:) Queria ver um Edward diferente, que não tivesse uma vida que girasse á volta da Bella, que escolhesse também um destino diferente para si:) Bom, espero ter esclarecido todas as dúvidas e que depois disto possam ler o meu livro com mais entusiasmo, apesar de alguns defeitos:) A vossa opinião é muito importante para mim:) Agradeço que acompanhem o meu trabalho, tenho uma página sobre o livro no facebook chama se mesmo team jacob e se quiserem pudemos manter contacto por lá:) Obrigada por tudo do fundo do coração:) Beijos especiais para todos:) Twilight forever! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa parte da discussão e especialmente, da recuperação do atropelamento e do casamento hindu é que na minha opinião faltava a explicação que acabaste de dar no livro.
      Quanto ao bebé, por um lado seria mais do mesmo por outro, ele seria metade humano metade lobo, ou como seria? Como seria o controlo dele... também era uma parte interessante a ser abordada mas com isso, a complicação também vem. Tem de se ter atenção aos factos, aos conteúdos já conhecidos e pode ser complicado conjugar todas essas teorias na escrita.
      Esqueci-me dessa parte de Amanhecer em que os lobos são vistos como uma mais valia, peço desculpa. E visto o rumo que deste (Jacob ser filho de uma vampira) faz completamente todo o sentido.
      Outra coisa que queria já ter visto e mostras-te um bocado isso, era essa tal faceta de Edward com outra pessoa, sem a sua eternizada Bella a pensar em si embora, se calhar isso tenha acontecido de uma forma esquisita (até porque era algo a que não estávamos habituados de todo).
      Se lançares outro livro, vou ter muita curiosidade e interesse em lê-lo e espero que desta vez corra melhor, com mais apoio das editoras e que tenhas seguido as dicas dos teus leitores :P
      Beijinhos e obrigada pelas explicações!

      Eliminar
  6. Não tens de agradecer :) Num livro , nem sempre são bem claras as ideias do autor. Não sabemos o que é que ele quis dizer com aquilo e não percebemos em que medida o autor colocou o seu ponto de vista na obra, ou em que é que ela é diferente daquilo que ele pensa. Da minha parte, eu quis manter a ideia original da história, mas também dar- lhe o rumo que eu queria que ela tivesse tido e não o que a Stephanie lhe deu. Parti do final do amanhecer parte 2 e decidi dar um novo caminho á história , " arranja- la" á minha maneira, tendo em conta aquilo que já estava escrito sobre a mesma :) Dei , também, um pouco de mim ás personagens, nomeadamente, a paixão pelos animais e pela música, aliás essas são as paixões dos próprios actores, a Kristen, o Taylor, a Nikki o Robert e a Ashley também adoram animais e a Nikki e o Robert também estão ligados á musica e eu fiz questão de colocar alguns aspectos da vida dos actores na história, como o nome do gato da Renesmee é o nome de um dos gatos da Kristen :) e a paixão pela literatura, no guia oficial da saga twilight diz que ela adora ler obras clássicas, mas também é da própria Kristen, ela queria tirar um curso de literatura inglesa, não sei se está ou não a faze - lo:) Espero que as minhas explicações anteriores te tenham ajudado a compreender melhor a obra :) Em relação ao bebé, bom na verdade como eu desde o inicio decidido que ele não nasceria , nem sequer imaginei muito bem como ele poderia ser, devido ao facto de a Renesmee já ser uma criança especial e iria tornar- se muito repetitivo, mas depois quando comecei a ver diários de um vampiro e the originals, não sei se vês, imaginei que ele podia ser um hibrido como o Klaus, metade lobo e metade vampiro, mas nesse caso ficaria muito parecido com essas séries! Ele teria o lado humano e lobo por parte de Jacob e o lado vampiro por parte de Bella. Bom penso que os híbridos têm um grande controle, pelo menos Klaus não me parece ser descontrolado, mas sim uma pessoa revoltada e impulsiva mas isso já tem a ver com a história da sua família, não podem ser mortos e o sangue deles é o único que tem o poder de curar um vampiro quando é mordido por um lobo :) Na altura, ainda não via diários de um vampiro, por isso não pensei nisso, mas mesmo que visse, talvez não quisesse imitar a serie :) Não tens de pedir desculpa por não te lembrares dessa parte do amanhecer, são muitos livros e não somos obrigadas a lembrar nos de tudo:) Além disso, esse assunto não é muito desenvolvido. De facto, Aro tinha interesse em ter os lobos como aliados, mas eles nunca aceitariam isso, e era necessário um motivo bem forte para os Volturi deixarem os lobos em paz e permitirem a relação de Bella e Jacob, a melhor solução foi mesmo Jacob ser filho de uma vampira e dessa forma pertenceria ao mundo deles. Fiz isso também, porque sempre achei que a Nikki, não com o visual que ela usava na saga, mas na realidade, é muito parecida com a Elisabeth, a Esme, e com o Peter, o Carlisle, e sempre quis que ela fosse irmã do Jacob, porque , apesar de não se dar bem com ele na saga, adoro a amizade da Nikki e do Taylor na vida real:) Eu também queria muito ver a faceta tanto da Bella como do Edward com outras pessoas, porque na saga só os conhecemos a partir do momento em que se apaixonaram um pelo outro e não tivemos a oportunidade de ver como seriam antes disso e se tivessem vidas diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim notei essas paixões tuas e que também sei que tens em comum com os próprios atores.
      Sim, ajudaram muito!
      Eu vejo essas séries e adoro! Adorava que pudesses dar esse rumo à história mas, por outro lado, compreendo que também seria chato ser sempre o mesmo... Sim, a Nikki é mesmo muito parecida e eu já tinha tido esse pensamento para mim própria.

      Eliminar
  7. Sempre achei que a Bella era muito mais do que a Bella com o Edward e sempre achei que o Edward era muito mais do que o Edward com a Bella, sempre adorei essas personagens, mas tinha uma enorme vontade de as ver separadas. Mas é claro que um amor como o deles não poderia acabar de qualquer maneira e foram necessárias grandes mudanças, a ida da Bella para a faculdade, ela decidiu mudar de vida , porque precisou de arranjar alguma coisa para fazer tendo a eternidade pela frente, e, sobretudo, a descoberta de Rosalie de que era filha de Esme e Carlisle. Foi esse o acontecimento que a fez aproximar de Edward e que mudou a história. Na verdade, é preciso esclarecer que Carlisle salvou Rosalie e transformou- a em vampira com a ideia de que ela fosse uma companheira para Edward, no entanto, Edward sempre achou a sua mente fútil, e até agora nunca teve interesse nela, mas já se conheciam há muito tempo , apesar de tudo eram amigos e Rosalie mudou imenso com o nascimento de Renesmee, dedicou- se imenso á filha de Edward e ele percebeu isso e apoiou- a no momento mais difícil da sua vida . Os dois perceberam que, depois de tanto tempo a viverem juntos, a amizade deles tinha - se transformado em algo maior. A evolução da relação deles foi natural, mas também se deveu a grandes mudanças, Rosalie até mudou de visual, fiz isso para marcar uma mudança total na vida dela e também porque prefiro ver a Nikki da maneira que ela é na realidade:) Rosalie e Edward cresceram, Bella e Jacob também, o tempo passou e todos amadureceram e eu quis transmitir isso, por isso é que coloquei várias diferenças na personalidade de cada um :) Eu, também, espero conseguir escrever outro livro, assim que houver uma maior evolução deste, a editora me der mais apoio e eu também tiver mais tempo. É verdade que a Chiado Editora nunca mais se lembrou de promover o meu livro, mas eu também nunca mais tive tempo para me preocupar com isso:) Este foi o terceiro ano do meu curso e eu queria muito caba- lo para ir para o mestrado :) Pode ser que agora no verão existam mais novidades e agradeço o teu interesse em leres as minhas próximas obras, as quais espero que gostes mais do que desta :) Agradeço o teu apoio e claro que vou ter em conta as tuas dicas e as dos outros leitores:) O meu objectivo era mesmo partilhar o meu trabalho com as outras pessoas para que elas o pudessem conhecer, dar a sua opinião e ajudar me a melhora - lo :) Beijinhos e boa sorte para a continuação do teu blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Para ti também e eu cá fico à espera de novidades!
      Boa sorte ;)

      Eliminar
  8. De nada :) eu vou dando novidades :) beijinhos :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"