Livro: Uma Rapariga à Moda Antiga de Louisa May Alcott

Ganhei este livro num sorteio da página de Facebook Georgina Closet (contei-vos aqui) e acabei de o ler, venho então dar a minha opinião sobre ele.


A ler

Ele é da Editora Biblok, da autora Louisa May Alcott e conta-nos a história de Polly, "uma camponesa com poucos recursos, vai para a grande cidade e encontra um mundo que a ultrapassa por completo, um mundo regido pelas aparências e pela hipocrisia no qual, com o seu coração de ouro e a sua infinita paciência, deverá aprender a encaixar e conquistar o seu lugar. Um romance destinado a comover profundamente o coração das suas leitoras, como já o fez Mulherzinhas, da mesma autora".


Tenho de confessar que quando comecei a ler, achei uma seca e não gostei mas, mesmo assim, não desisti e ainda bem porque fui gostando e quando chegou ao fim, dei-me a adorar!

Começamos por acompanhar a ida de Polly à casa luxuosa da sua amiga Fanny, na cidade. As diferenças entre ambas as vidas (campo vs cidade) é bastante perceptível assim como a diferença entre as duas personagens.
No entanto, essas diferenças são chocantes, para Polly, que apesar de todos os luxos da família de Fanny, considera que lhes falta o mais importante, o que nunca faltou em sua casa: amor e afeto.

Polly regressa a sua casa e 6 anos depois, muda-se para a cidade de Fanny novamente, com o objetivo de ajudar os país nas despesas da universidade do seu irmão. É influenciada pela família da amiga na adaptação à vida citadina, que não é prova fácil mas, também os influencia a serem verdadeiros e a criarem laços de família.

Pessoalmente, esta estória tocou-me. É muito bonita e considero que Polly, embora seja "antiquada", como a caracterizam, deveria ser um exemplo para a humanidade, especialmente nesta altura em que os valores menosprezam-se com tanta facilidade.

Ela ensina-nos os valores de família, amizade e o que é ser uma mulher verdadeira. EU, de facto, considero Polly uma MULHER, não só com a primeira letra Grande mas todas elas. E como MULHER  que é Polly, representa este blog e tudo o que tenho vindo tentado a fazer. Não podia deixar gostar deste livro, por tudo aquilo que ele significa e eu não sou capaz de expressar...

4 comentários:

  1. Não conhecia este livro, mas deve ser giro. ultimamente ando mais no género literatura fantastica :)


    A estrela sardenta | Realça a tua beleza c/ o Boticário | Passatempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei engraçado e gostei imenso da personagem principal.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Parece muito interessante, talvez possa vir a lê-lo (:

    ResponderEliminar

Não te esqueças de CARREGAR no botão "NOTIFICAR-ME" para saberes sempre quando te respondo!

Respondo aqui mesmo, debaixo do teu comentário.
Obrigada :D