Fiambreiras - sim ou não?

Em tempos de crise, são várias as soluções procuradas para poupar cada centavo. Neste post dou-vos a sugestões das fiambreiras, as máquinas de fatiar, indispensáveis na charcutaria. Serão elas também indispensáveis na cozinha de quem quer poupar? - respondo-vos a essa questão selecionando as vantagens e desvantagens do uso das mesmas.



Vantagens:

  • os enchidos duram mais tempo quando são comprados inteiros do que quando pedimos para cortar na charcutaria
  • possibilidade de congelar as peças inteiras ou partidas (em 3, por exemplo)
  • sai mais barato comprar a peça ao kg do que em fatias
  • o desperdício é menos
  • pode se cortar o número de fatias que se quer, quando se quer. Por exemplo, quero cortar poucas fatias porque tenho medo que se estraguem ou vou comer pouco mas entretanto chegam visitas, posso ir cortar mais, sem ter de me deslocar ao supermercado
  • os restos podem ser dados aos animais sem ter de pagar por isso
  • é mais barato, geralmente, comprar a peça inteira do que fatiada
  • pode-se regular a grossura das fatias
  • poupa-se tempo no supermercado e evitam-se as idas ao mesmo (compra-se a peça que dura para uma data de tempo e escusado voltar á secção de charcutaria e perder tempo na fila)
  • possibilidade de congelar as peças inteiras (quando estão em promoção podemos comprar 2 peças inteiras e congelar uma delas)
  • a qualidade mantém-se do inicio ao fim
  • fácil de usar
  • rápido
  • ao cortar em casa, rende mais
  • as peças que vão sendo cortadas podem ser guardadas no frigorifico
  • maior validade
  • os restos também podem ser utilizados para fazer as pizzas, recheios de crepes e wraps, omeletes
  • vários preços desde 30€ a 300€
  • vários modelos em diversos tamanhos
  • pode dar para fatiar pão

Desvantagens:

  • ter de se limpar sempre que se usa
  • investimento inicial
  • pode ocupar um bocado de espaço na bancada
  • é mais difícil arrumar as peças inteiras que cortadas em fatias (nem sempre cortamos tudo de uma só vez, vamos ficar sempre com um bocado da peça inteira)
  • requer algum tempo e trabalho
  • para quem consume poucos enchidos pode não compensar

A decisão tem de ser muito bem pensada e tomada. Não vale a pena comprar só para usar uma ou duas vezes, nem se comem pouco fiambre, queijo etc...

Eu tenho uma, faço bom uso e de facto, compensa. Por ter uma e ver que vale a pena é que decidi fazer este post para vocês. Se tiverem alguma coisa a acrescentar, alguma dúvida, deixem aí nos comentários. Obrigada.

4 comentários:

  1. Uma coisa que nunca tinha pensado.. mas deve dar muito jeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim dá, que uso bastante e assim, além de se poupar mais, as fatias/a charcutaria dura muito mais tempo. Nunca se estragou seja o que for com a máquina :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada :D
      Passou-me a ideia pela cabeça e depois foi refletir sobre todas as vantagens e desvantagens (foi um bocadinho complicado, até porque ainda tenho a sensação de que me esqueci de alguma xD) mas valeu a pena!

      Eliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"