Copo menstrual MeLuna - resenha

Boa tarde!
Depois de alguns meses de testes, hoje trago-vos a resenha de um "aparelho" que além de melhorar as condições de vida das mulheres, ainda ajuda a preservar o ambiente. Estou a falar-vos do copo menstrual, em especial da marca MeLuna.

Neste post expliquei-vos o que são os copos menstruais e neste falei em especifico do método de utilização e outras informações relativas ao MeLuna.

Depois das apresentações, está na hora de contar a minha experiência.


Da primeirinha vez que o usei, estava um bocado nervosa, como é normal. Não sabia se o iria conseguir colocar, retirar, se me ia adaptar bem a ele ou não. Mas, correu bem.

Dobrei-o em formato C e tive de procurar várias posições. A que achei mais confortável mas, sobretudo, mais fácil de colocar, sem doer e a entrar facilmente, foi com um pé em cima da sanita e agachada para a frente. Assim, consegui colocá-lo bem, sem dor.
Convém abrirem os lábios para ser mais fácil e nunca deixem de pressionar o copo até ele estar completamente lá dentro, porque senão, ele pode abrir-se quando o colocam e pode causar dor.

Uma vez lá dentro, só senti um breve impressão muito ligeira, podia andar o dia todo com ela que não havia problema. Consegui sentar-me bem, de forma confortável, o que quer dizer que estava bem colocado, andar normalmente, correr, mexer-me bem! O único problema e incomodo foi a urinar com o copo lá dentro, fez comichão, talvez um ardor e uma leve dor mas que era desconfortável.

Coloquei-o bem e adaptei-me bem, foi mais difícil removê-lo. Ele abre-se lá dentro e faz uma espécie de vácuo que o mantêm no lugar, então podem imaginar a "força" que o copo faz para não sair. Como li nas instruções, sentada na sanita, coloquei os dedos na lateral do copo, dentro da vagina, pressionei para o tentar mover ou rodar. Não fez grande coisa então tive de o pressionar mais, até senti as laterais a tocarem uma na outra. Puxei as laterais e a pega (que tem umas bolinhas que ajudam imenso a puxar) e lá consegui tirar o copo. Por "sorte", o meu MeLuna estava praticamente vazio, por serem aqueles dias em que antecedem o período, que vem um pequeno fluxo, e por isso, não entornou lá dentro.
Explicando melhor, quando apertei as laterais do copo menstrual, dentro da vagina, se o copo tivesse completamente cheio, iria vazar para fora, sangue, porque tive de apertar mesmo. Sendo assim, estando quase vazio, não saiu nada fora.
Despejei-o e passei-o por água. Como estava em casa, pude limpar-me, puxar as cuecas e ir ao lavatório passar por água. Mesmo assim torna-se complicado terem um copo cheio de sangue numa mão, terem de tirar papel, limpar, colocar o papel no lixo, levantarem-se da sanita e puxar a roupa só com uma mão, para depois puderem despejar o copo, passá-lo por água, secá-lo e voltar a colocar.
Achei isso um bocadinho atrofiante da primeira vez.

Da segunda vez, no segundo mês, coloquei o copo sem problema quase nenhum. Uma boa dica se estiverem com problemas a colocá-lo, é molharem o copo por água.
Notei que é mais fácil deixar o copo mais à entrada da vagina. Mas, não convém que seja muito deixado à entrada...
Desta vez, não fez comichão ou ardor a urinar com o copo lá dentro.

Para o remover, é sempre mais complicado na minha opinião. Eu estava a puxar, pelas bolinhas da pega, e de repente, ele veio para fora, fazendo força e magoou-me. É preciso ser cuidadosa e pressionar as laterais para remover. O complicado, é isso, pressionar as laterais.

Em casa, podemos estar à vontade, sem stress nem pressão, a colocar e remover o copo levando o tempo que quisermos, podendo lavar o copo, limpar e tudo mais à vontade.
E como o copo foi concebido por ginecologistas para ser usado 12 horas seguidas sem necessidade de mudar a meio do dia, não há a necessidade de mudar em casas de banho públicas - o que complicava um bocadinho as coisas.

Para quem tenha a necessidade de mudar a meio do dia, devido a fluxo elevado, existem copos maiores e assim já não é preciso remover durante essas tais 12h (fluxo normal a abundante).

Se o fluxo for superior, então estamos a falar de senhoras com menorragias (grandes hemorragias decorrentes de patologias, tais como endometrioses, miomas, etc...) e para esses casos existem outros tamanhos, nomeadamente o XL.

Se tiverem dúvidas em relação ao vosso tamanho (à varias variantes como o fluxo, se já foram mães ou não) podem falar com as senhoras por trás do projeto através da página da MeLuna no Facebook ou pelo e-mail disponível.



Outra coisa que eu fiz das primeiras vezes que usei o copo e ainda não tinha uma noção sobre a capacidade de tempo que ele aguentava segundo o meu fluxo, foi usar um penso higiénico na mesma, só para prevenir e até me habituar.
O tempo que ele aguenta depende do vosso fluxo e do vosso tamanho também, como expliquei anteriormente.

Tamanhos existentes
Infelizmente, tive uma má experiência com o copo mas que se deveu mais a mim que a ele. Coloquei o copo à noite, normalmente, sem problema nenhum e fui dormir. Às 6 da manhã acordei cheia de dores, fui ao WC e não consegui remover o copo. Julgo que entrei em stress, comecei a perder os sentidos e só com água, açúcar e um comprimido é que fiquei bem e consegui remover o copo. Não sei se foi da pressão (porque o copo estava cheio e quando o apertei para tentar remover, entornou sangue) que tinha dores ou se seriam as dores "normais" da menstruação. De qualquer modo, quando me acalmei, consegui remover o copo. A dica mais importante de todas é que vocês estejam sempre calmas, sem stress. É preferível não usarem o copo em situações de stress do que depois acontecer isto e a vossa saúde (e vocês) é que sofre. Nos primeiros meses de utilização aconselho a usarem só em casa, até se habituarem bem a pôr/tirar e depois, quando estiverem mesmo e totalmente à vontade, usarem todos os dias independentemente de onde vão, sem problemas. Têm de passar por um processo de adaptação, com calma.

Passado esse processo, aproveitem os vossos períodos em paz, sossego e despreocupação!

Qualquer dúvida que tenham, basta comentarem ou falarem com as responsáveis por trás da MeLuna em Portugal. Elas esclarecerão qualquer dúvida, de modo muito aberto e com muita simpatia, não terão problemas. Para comprar podem falar com essas mesmas senhoras ou dirigirem-se a uma Well's. O copo dura até 10 anos e custa apenas 22.79€ com 10% de desconto para cartão Continente. 

Em termos económicos, ambientais (ecológicos) e seguros na sáude

15 comentários:

  1. Nunca usei nada disso mas gostei da review
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que deves experimentar: além de ser o método mais saudável, é o mais económico e ajuda o ambiente!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca usei esse copinho mas fiquei "assustada" com a tua experiência e sem vontade alguma de testar...:)


    http://arcoirisnumbatom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Só aconteceu isso porque entrei em stress e quis alertar-vos para terem sempre calma. O problema foi mais meu do que com o copo. Tanto que nunca tinha acontecido antes e já o tinha usado montes de vezes.

      Experimenta, mas com calma e sem stress. Sai mais barato, é muito mais saudável e ajuda o ambiente.

      Eliminar
  3. Tanto disparate junto.
    Que absurdo!

    Uso o MeLuna há mais de dois anos e nunca me aconteceu nada disso. Sempre o coloquei de manhã, no duche.
    Tomo banho duas vezes por dia e só o retiro nessas alturas. Passo-o por água e volto a colocá-lo.
    Sem. Stress. Algum.
    Até me esqueço que o tenho.

    NUNCA precisei de o retirar numa casa de banho pública.
    E eu sofro de hemorragias..

    Uso um tamanho S e o copo NUNCA encheu. Chego a ficar com ele colocado mais de 12 horas.

    Dores? Só se o tamanho não for o correcto....
    No meu caso, experimentei antes os Lunette e nenhum deles me serviu.
    Apesar de ter tido já 3 filhos de parto normal.

    Ardor ao urinar? Mas o que é que o cú tem a ver com as calças..?!
    Ai ai ai....precisam de ler um bocadinho sobre anatomia feminina, meninas!

    O que eu seu é que nunca mais usei tampões ou pensos ou essas tretas. Não quero outra coisa!
    Este mês, por exemplo, pensei que o período chegava num determinado dia e coloquei o copo. Afinal só veio no dia seguinte. Não me fez confusão nenhuma, retirei-o e lavei-o no duche e voltei a colocá-lo. Apareceu durante a noite e nem dei por isso....

    Ora, deixem de ser tontas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Como expliquei, quando o tamanho não é adequado e as senhoras têm certos problemas que causam uma grande hemorragia, o copo podem encher e o tamanho deve ser aumentado. Assim, já não são precisas mudanças nas 12h.

      Como referi também, o ardor foi só uma vez, a primeira, talvez por não estar habituada e nunca mais voltei a ter.

      Também me aconteceu usar o copo e só no outro dia é que veio. Sem problema nenhum.

      O objetivo das resenhas é partilhar a nossa experiência e foi isso que fiz. Assim, se acontecer a alguém o ardor ou outra coisa qualquer, como a necessidade de mudar ao longo das 12h, não ficam assustadas e já sabem que têm de usar o tamanho acima.

      Obrigada Patrícia, pela partilha.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. A arrogância e a soberba deste comentário é de causar alergia.
      "Disparate! Absurdo!" - dispara logo nas primeiras linhas.

      O que acho um absurdo e um total disparate é o tom do comentário e a ignorância, declarada pelo conteúdo do mesmo, de quem desconhece que cada caso é um caso, não há duas mulheres exatamente iguais. O que funciona para uma (para si) não é a norma e todas que sentem diferente não são «disparatadas».

      Terei legitimidade para achar um perfeito disparate quando diz SOFRO DE HEMORROGIAS + USO O TAMANHO S DURANTE MAIS DE 12 HORAS. Mais ainda quando adiciona "3 PARTOS VAGINAIS" lol. Tudo bate mal com a «norma» e é um contracenso.

      "Nunca usei tampões, pensos e «essas tretas»" - então se não sabe, não opine.

      Agradeço a resenha à autora do blogue e gostava de saber como vai a experiência passados 2 anos.

      Eliminar
    4. Olá. Muito obrigada pelas palavras ;)
      Passados dois anos, tenho tido uma boa experiência. Já experimentei outros modelos e tamanhos e cheguei à conclusão que a pega é fundamental. Com alguns modelos, não me adapto e acaba por ser doloroso retirar o copo porque não o consigo agarrar bem. Desde que encontrei o meu "o tal", usar copo menstrual passou a fazer parte da minha rotina e a ser completamente natural e normal com os benefícios de não ter de ir às compras, gastar dinheiro, apanhar-me despercebida porque não tenho pensos ou tampões em casa e além disso, diminui consideravelmente o meu lixo ;)

      Eliminar
  4. Ótima experiencia amei a dica resenha maravilhosa
    tenha um bom final de semana.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Obrigada e bom fim-de-semana também para ti!
      Vou vistar os teus cantinhos, beijinhos

      Eliminar
  5. desconhecia completamente tal aparelho, gostei da explicação e do produto em si !!
    gostei do teu blog e estou a seguir-te fica á vontade de visitar o meu e dar tua opinião!!
    beijinhos:)

    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bem-vinda!
      Muito obrigada :D é bom saber.
      Vou já visitar o teu blog de seguida! Beijinhos

      Eliminar
  6. oi, eu sei que já venho um bocadinho tarde, este post já é antigo.... Comecei ontem a usar o meu meluna, que é igual ao teu mas com o anel, achei que seria mais facil para retirar, o problema é que ou eu sou apertadinha ou qualquer cosa, pois tenho imensa dificuldade a verificar se ele esta bem posto ou assim... e para tirar limito-me a puchar o copo.. ele fica com o anel quase na saída...não o consigo meter mais profundo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Tenta um tamanho a baixo ou acima ou mesmo os tamanhos para casos especiais. Se o compraste na farmácia, podes sempre pedir opinião e ajuda aos farmacêuticos para te aconselharem da melhor maneira a te sentires confortável e segura.

      Eliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"