Amoras silvestres

Olá!
Neste post venho apresentar-vos um dos meus frutos preferidos, selvagem, que eu gosto de colher e comer de imediato, fresquinho! Além de ser muito gostoso, traz imensos benefícios que também vos irei dar a conhecer, portanto, continuem a ler!




As amoras silvestres, esses pequenos frutos que nos são oferecidos pela natureza, são um autêntico regalo para a nossa saúde dadas as suas imensas propriedades e benefícios.


As amoras são frutos que crescem num arbusto da família das Rosáceas, vulgarmente conhecido por silvas.
São originárias da Ásia e da Europa e crescem com facilidade em terrenos úmidos.
Algumas variedades podem crescer até altitudes de 1.500 metros.
Alcançam o ponto de maturação entre os meses de Agosto e Setembro (consoante o hemisfério).
Atualmente cultivam-se algumas espécies para comercialização, pelo que é possível encontrá-las nalguns super, hiper e mini mercados.

Benefícios do consumo de amoras silvestres para a saúde:
  • Melhoram o trânsito intestinal devido a ter fibras na sua composição.
  • Têm baixo teor calórico.
  • Têm propriedades antioxidantes e neutralizam a acção dos radicais livres.
  • As amoras estão indicadas para o combate da diarreia.
  • Reduzem os níveis de colesterol no sangue.
  • Ajudam a prevenir a arteriosclerose.
  • Ajudam a melhorar a visão e previnem a degeneração da vista.
  • Têm propriedades diuréticas.
  • Facilitam a digestão.
  • Contribuem para manter um bom estado dos nervos.
  • As amoras fortificam o sangue.
  • São boas para combater as infecções.
  • Reduzem o risco do aparecimento de doenças degenerativas.
  • Aumentam as defesas contra o frio.
  • Revitalizam a pele.
Informação nutricional das amoras silvestres (por 100 g.):
  • Agua: 88,1 g.
  • Calorias: 52 kcal.
  • Gordura: 0,39 g.
  • Gordura: 0,39 g.
  • Proteínas: 0,32 g.
  • Hidratos de carbono: 12,7 g.
  • Fibras: 5,6 g.
  • Potássio. 196 mg.
  • Fósforo: 40 mg.
  • Ferro. 0,57 mg.
  • Magnésio: 20 mg.
  • Manganésio: 1,29 mg.
  • Selénio: 0,6 mg.
  • Zinco: 0,27 mg.
  • Cobre: 0,14 mg.
  • Cálcio: 32 mg.
Vitaminas que as amoras possuem:
  • Vitamina C: 21 mg.
  • Vitamina E: 1,2 mg.
  • Vitamina A: 165 UI
  • Vitamina B1: 0,030 mg.
  • Vitamina B2: 0,40 mg.
  • Ácido fólico: 34 mg.
  • Vitamina B3: 0,40 mg.
Mais informações sobre as amoras silvestres
Quando compramos amoras devemo-nos fixar na cor (deve ser brilhante) e no aroma (deve ser intenso).
Se o fruto não estiver maduro não o devemos comprar porque não irá amadurecer mais.
As amoras podem ser consumidas frescas ou na forma de marmelada ou geleia, mas também podem ser usados em saladas ou acompanhamento de outros pratos.

Incluir amoras na nossa dieta é uma boa ideia porque são muitos os benefícios que o seu consumo trás para a nossa saúde.
Devemos saber que as amoras são muito ricas em elementos antioxidantes e em vitamina C.

Também podemos aproveitar as folhas das amoras para ajudar a melhorar a saúde.
Ferver 30 g. de folhas de amoras num litro de agua e beber o líquido para ajudar a combater os problemas do tracto intestinal.
Também ajudam a combater as dores de cabeça quando aplicadas folhas de amora quentes sobre a testa.
Esta imagem refere-se a biscoitos para cão de amor, com as propriedades que a mesma tem e que são saudáveis para os nossos melhores amigos!

3 comentários:

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