Copo menstrual

O ciclo menstrual é algo que não podemos evitar ter nem devemos evitar falar.
É nestes assuntos mais íntimos que surgem mais dúvidas, que tem de se ter mais cuidado e portanto, falar com um especialista ou mesmo com uma amiga é fundamental. Não só para verificar se tal acontecimento é normal como também para saber novas alternativas que nos permitem mais conforto e mais vantagens.

E é isso que o copo menstrual nos traz: uma inovação diferente que vem melhorar a vida da mulher!

O copo menstrual, ou coletor, é uma simples alternativa aos tampões e pensos higiénicos. É mais simples, prático, higiénico, económico e ecológico!

Trata-se de uma "taça/sino", um recipiente, feito de elastómero termoplástico (TPE ou silicone médico), como os usados em cateteres e implantes que coleta/colhe o sangue menstrual internamente ao invés de o absorver como os clássicos absorventes internos (tampões) ou externos (pensos).
Como é de silicone médico, não há risco de ocorrem alergias nem a síndrome do choque tóxico, que é causada por bactérias mas como o copo se coloca dentro da cavidade vaginal, com ausência de oxigénio, a proliferação de bactérias não ocorre, nem a libertação de maus cheiros.

O copo é colocado dentro da vagina, como mostra a imagem, como se fosse um tampão, só com a diferença de que temos de o dobrar (tirar o ar) e apertá-lo firmemente com a abertura para cima, enquanto é introduzido no interior da vagina. Quando solto, vai abir, retomando a sua forma original, ajustando-se ao canal vaginal formando um vácuo leve que o manterá na posição correta e evitará vazamentos.

Para o remover, basta apertar a base para quebrar o vácuo. Assim a haste é puxada com toda a facilidade e o colector poderá ser esvaziado na sanita, lavado com água, secado com papel e novamente inserido.

Depois de usado, lava-se (entre utilizações; com água) e desinfeta-se (entre ciclos) com produtos específicos ou com água a ferver. Cada marca faz uma recomendação diferente.

Para ser mais rápido e leve, vou deixar as vantagens por tópicos:

  • não seca nem transpira como pensos e tampões
  • não causa reações alérgicas ou infeções
  • não perturba a lubrificação natural da vagina
  • não interfere com a produção natural de fluxo menstrual, células mortas ou bactérias (e por isso, não há maus cheiros)
  • não provoca maus cheiros
  • pode ser usado durante o sono
  • pode ser usado na água (mar, piscina, banho...)
  • pode ser usado na prática de todos os desportos
  • tem um prazo de validade de 10 anos, por ser reutilizável entre ciclos
  • pode ser usado no máximo até 12 horas seguidas
  • custa entre os 20 e 30 euros mas dura 10 anos - económico (uma média de 20 euros são gastos por cada mulher em 3 meses na compra de tampões e pensos)
  • evita o consumo de pensos e tampões, lixo, cuidando do meio ambiente
  • existe em vários tamanhos - é adaptado a cada mulher - de acordo com as suas características (virgens, adolescentes, mães, fluxo elevado, estatura física e etc)
  • não suja a roupa (se o tamanho for adequado ao canal vaginal)
  • com o seu uso, o corpo não absorve  pesticidas nem agentes branqueadores
  • é 3x mais eficiente que um tampão
Retirado de AQUI

Desvantagens:
  • pode ser complicado higieniza-lo e troca-lo em lugares públicos e fora de casa (nesses casos, pode-se trazer uma garrafa de água e lenços na bolsa, ou algum produto próprio para limpar - caso seja estritamente necessário; não se esqueçam que os copos aguentam sempre para mais um pouco de 12 horas, não muito mais, mas que se colocarem de manhã, só precisaram de trocar à noite)
  • por falta de experiência, pode ser colocado de forma errada, causando dor e o mesmo se o tamanho escolhido for errado (demasiado grande, por exemplo, isso não tem a ver só com a quantidade de fluxo mas sim com os músculos vaginais, o seu tamanho e força)
  • não é recomendado no período puerperal, pós-parto
  • virgens podem ter dificuldades em usar, pois ao colocar e retirar o coletor, ele pode romper o hímen e por isso, não é recomendado, embora já existam marcas com tamanhos adequados a estas mulheres, que se adaptam ás suas características e necessidades



Guia rápido para colocar o copo menstrual:
Como usar o coletor menstrual

No passo 2, o copo pode ser dobrado de várias formas sendo algumas delas:

Mais formas de colocar o copo AQUI

Já são muitas as marcas que produzem copos menstruais, como a MeLuna, Moon cup, Lunette, MissCup, Soft Cup, sendo que a dificuldade esta em puder comprar fisicamente (quase todos têm loja online), num sitio acessível, puder vê-los e ter um testemunho de alguém. Agora, a coisa boa é que a MeLuna, exclusiva portuguesa, que já vende online, esta a lançar os seus copos para serem vendidos na Well's!!! Assim, podem comprá-los facilmente! O preço irá rondar os 25€, julgo eu.


Foto: CHECK!
A PRIMEIRA ENCOMENDA ESTÁ ENTREGUE 
Agora... a caminho das lojas...
que emoção!!!!!!
Outra boa noticia, é que eu vou puder testar um e contar-vos tudinho! Por isso, sigam-me, sigam o blog e estejam atentos para saber mais em especifico sobre os copos menstruais da MeLuna.


Mais informações sobre copos menstruais e sobre o MeLuna:



Já sabem, se tiverem alguma dúvida, comentem que vos tento esclarecer o melhor que conseguir!

4 comentários:

  1. Olá! De certeza que "pode ser usado durante as relações sexuais"??! Não me parece! Em todos os sítios que pesquisei sobre isso, nenhum afirma tal coisa...pelo menos se falarem de relações sexuais vaginais, claro! Pois nesse caso o vácuo ficaria comprometido, tal como o conteúdo que o copo poderia ter no momento...etc!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      O que diz tem de facto, lógica mas como o copo também não é colocado logo á entrada do canal vaginal...
      De facto, procurei respostas mesmo com as marcas fabricantes dos copos e em duas obtive resposta negativa, que não pode ser usado nas relações sexuais. A única razão pelo qual coloquei no post foi porque encontrei num sitio mais geral sobre o assunto mas quando fui ter com as marcas, de facto, disseram-me que não. Peço imensas desculpas ter induzido em erro (na verdade também fui induzida) e vou alterar esse pormenor. Muito obrigada por me ter chamado a atenção!

      Eliminar
  2. Se acha que pode ter relações é porque nunca usou!? É impossível!

    ResponderEliminar

Não te esqueças de CARREGAR no botão "NOTIFICAR-ME" para saberes sempre quando te respondo!

Respondo aqui mesmo, debaixo do teu comentário.
Obrigada :D