Tudo sobre autobronzeadores


Boa tarde!
Eu iniciei uma rubrica que consiste em vários rituais de preparação para o verão, como estar em linha, o melhor método de depilação, e por aí. No próximo post dessa rubrica, falarei de um autobronzeador em especifico, pela primeira vez no blog. E portanto, quis, hoje, falar tudo acerca deles, o que fazem, como fazem, como usar, dicas, cuidados a ter e tudo o que for necessário.


Antes que perguntem, há diferenças entre o bronzeamento artificial, que é prejudicial e os autobronzeadores, que não o são. Os solários são fábricas de cancro da pele, causam envelhecimento porque simulam uma exposição solar, lançando raios UV, ativando a produção de melanina. Já os autobronzeadores não fazem mal, só se fizerem reação alérgica e irritativa a quem os usa, são cremes que provocam o efeito de bronzeado através da ação da diidroxiacetona (DHA), um açúcar que reage com a queratina na superfície da pele, produzindo uma pigmentação acastanhada.
Contudo, é preciso que o seu uso seja correto para a pele não ficar manchada, e também é preciso o uso de protetor solar. Alguns autobronzeadores já têm FPS incluído, mas de qualquer modo, proteger nunca é demais.

Acrescento ainda que o efeito dos bronzeadores, varia de um para outro. Ou seja, há aqueles que prometem um bronzeado em x número de horas, outros que tem de ser usado algumas vezes antes de se notarem resultados. Isso é muito importante, quer na escolha quer na utilização. Se o autobronzeador for de ação rápida, pode durar menos dias na pele do que o bronzeador de ação lenta, que faz um bronzeado mais lento mas que pode durar mais. Vocês é que sabem, se procuram um bronzeado que dure ou só aquele para quando mostram as perninhas e antes de se bronzearem naturalmente (nesse caso, optem pelo de ação rápida).
Antes de ser aplicado qualquer autobronzeador, seja de que marca for e de que tipo for, há algumas coisas que devem saber:
  • para uma correta aplicação, a pele deve estar preparada e bem cuidada - deve ser feita uma exfoliação total (2 dias antes) do corpo e rosto para serem removidas células mortas e assim potenciar o efeito e evitar manchas. A depilação também deve ser feita e a pele deve estar hidratada.
  • imediatamente antes, um longo duche ajuda a retirar o excesso de oleosidade da pele, devemos secar bem todas as partes do corpo. Há zonas do nosso corpo como os joelhos, os pés, os cotovelos e os tornozelos que têm quantidades mais concentradas de queratina e, por isso, deve ser passado menos bronzeador que não fique um resultado muito falso e muito escuro (visto que reagem com a queratina). 
  • depois da aplicação em todo o corpo e rosto, devemos passar muito bem as mãos por água (ou optem por aplicar com uma luva) para que estas não fiquem manchadas ou amareladas, não se esqueçam das unhas. 
  • deixem o produto atuar e secar muito bem para não manchar a roupa. 
  • apliquem o produto na casa de banho - porque é importante depois da aplicação lavar as mãos e no WC estamos perto da torneira
  • espalhem bem o creme, mesmo muito bem - porque se não o fizerem, correm o risco de ficar manchadas, com umas zonas mais escuras que outras, notando-se assim que estão a usar algo
  • não usem antes de ir fazer desporto ou molhar - porque essas atividades podem fazer o produto escorrer e lá vêm as manchas de novo. Uma dica é usar antes de ir dormir, mas esperar que seque, para não manchar roupas nem ficar debotado em nenhuma parte
  • na primeira utilização, antes de todas, experimentem numa zona escondida, como a barriga, vejam a cor que fica, se não fazem alergia, e se estiver tudo OK, usem em todo o corpo
  • para proteger as cutículas das unhas usem vaselina para não manchar
  • para acelerar o processo de secagem, podem usar o secador apenas tenham cuidado para não se queimarem
  • se usarem apenas numa parte do corpo (como as pernas), tenham cuidado para não encostarem braços e etc
  • se mancharem, não desesperem, é só na camada superficial da pele e irá sair
  • podem usar na praia, para não parecerem branquelas mas tenham cuidado e usem protetor solar
E depois disto, é só desfrutar de uma cor linda! Relaxem!
Em breve, falarei de um autobronzeador que uso, fiquem atentos/as!
Se tiverem alguma dúvida, deixem aí nos comentários que rapidamente vou responder!

2 comentários:

  1. Excelentes dicas!
    Mesmo assim ainda tenho como sempre tive medo de experimentar devido a eu ser tão dada a alergias e propensa a ficar com cores esquisitas (até o fico com bronze natural da praia!) mas quem sabe um dia experimento e digo a minha opinião ;)

    ResponderEliminar
  2. Isso das alergias é preciso ter muito cuidado. Se soubesses a que és alérgica seria mais fácil porque bastava veres os ingredientes mas podes sempre tentar juntar todos os produtos que és e ver o que têm em comum.

    Antes de usares qualquer autobronzeador, podes experimentar numa zona escondida do corpo. Este, por exemplo, experimentei na barriga. Fiquei com uma mancha uns dias mas depois saiu e agora já não se nota nada :)

    Tudo bem, fico à espera. Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"