As diferentes facas de cozinha

Existem imensos truques para cozinhar com sucesso, desde a qualidade dos alimentos, ao modo de preparo, tempero, ingredientes, tempo. Mas um deles que não é muito falado tem a ver com os instrumentos usados para preparar a refeição. Por exemplo, se quisermos cortar um bife de uma posta de carne pode sair todo torto, mais grosso em alguns lados que noutros e isso, não depende só do jeito da pessoa mas da faca que usa. É desse assunto que venho falar hoje.

Para fazer este post, fiz várias pesquisas porque não sabia tudo e aprendi coisas bastante interessantes que não sabia mas, também não cozinho há muitos anos.

Primeiro, vou falar do código de cores das facas que eu nem sabia que existia.

Cada cor representa  um alimento ao qual está destinada a ser usada. Desde modo, assegura-se a separação de acordo com os diferentes alimentos e a eliminação da contaminação cruzada.

De acordo com a cozinha, tradicional, gourmet, por aí, existem facas diferentes que se adequam ás necessidades de cada uma.

As facas que apresentam a seguir são essencialmente para a cozinha tradicional.
As imagens e descrições foram retiradas do site IVO Cutelarias, que recomendo a visitar pois tem muitas facas interessantes e muitas informações úteis.


Faca para tornear
Faca com lâmina entre 5 a 8cms e bico curvo, que permite descascar e decorar frutos e vegetais de menor dimensão.

Faca descascar vegetais
Faca com lâmina de 9cms e bico arredondado, que permite descascar, cortar e decorar frutos e vegetais de menor dimensão.















Faca descascar legumes
Faca com lâmina entre 7 a 10cms e bico pontiagudo que permite descascar, cortar e decorar frutos e vegetais de menor dimensão.

Faca para tomate
Faca com lâmina entre 11 a 13cms, bico pontiagudo e serrilha, desenhada para cortar rodelas de tomate sem esforço.

Faca para queijo
Faca com lâmina perfurada de 14cms, dois bicos pontiagudos e micro serrilha, desenhada e preparada para cortar queijo de forma precisa e sem esforço.

Faca utilitária (multiusos)
Faca com lâmina entre 14 a 17cms e bico pontiagudo, que permite descascar, cortar e decorar frutos e vegetais de maiores dimensões.

Faca para bife
Faca com lâmina de 12 cm direita e com serrilha, preparada para o corte de carne cozinhada no prato.

Faca para desossar
Faca com lâmina estreita entre 13 e 17 cms e gume curvo, preparada para assegurar o maior controlo em operações de desossar e retirar gorduras ou tendões de carne.

Faca para filetar
Faca com lâmina estreita, flexível, de 15 cms e gume curvo, preparada para assegurar o maior controlo em operações de filetar peixe ou carne com um corte liso.

Faca para salmão
Faca com lâmina larga, flexível, entre 25 e 30cms e ponta redonda, preparada para assegurar o corte liso de salmão.

Faca para presunto
Faca com lâmina estreita, flexível, entre 25 e 30cms, gume curvo e alvéolos, preparada para assegurar o corte liso do presunto fino e sem esforço.

Faca para trinchar
Faca com lâmina entre 18 e 25cms e bico pontiagudo e está preparada para trinchar todo o tipo de carnes assadas na cozinha ou à mesa.

Garfo para trinchar
Garfo com dois dentes grandes e paralelos, entre 15 e 20cms, auxilia  a trinchar a carne assada e a servi-la.
Faca para pão
Faca com lâmina larga de 20cms, forte e um gume com serrilha, preparada para assegurar o corte do pão sem esforço.
Faca de Cozinheiro
Faca com lâmina entre 15 e 30cms, forte e larga, preparada para descascar, esmagar, cortar e picar todo o tipo de alimentos, desde carnes, vegetais, peixe e até ervas aromáticas. A lâmina de 20cms é a mais usada e mais recomendada, os alvéolos ajudam no corte eficaz desta faca, nenhuma cozinha pode dispensar esta faca, sendo ela a mais versátil de todas.

Faca Santoku
Faca com lâmina de 13 ou 18cms, forte e larga, preparada para descascar, esmagar, cortar e picar todo o tipo de alimentos, desde carnes, vegetais, peixe e até ervas aromáticas. A lâmina de 18cms é a mais usada e mais recomendada, considerada a faca multiusos da cozinha asiática sendo útil para a preparação de carne, peixe e vegetais.

Faca de Pasteleiro
Faca com lâmina entre 25 e 30cms, forte e um gume com serrilha, preparada para cortar e servir bolos e tartes.

Espátula
Espátula com lâmina de 20 ou 25cms, direita, redonda e flexível, preparada para servir, levantar e estender todos os tipos de produtos alimentares.

Cutelo
Cutelo com lâmina entre 12 e 26cms, larga, forte e forma rectangular, preparado para bater em ossos, cortar grandes partes de carne e dividir carnes frias. A lâmina de 14cms é o tamanho mais usado e recomendado para o uso na cozinha.

Faca de picar legumes
Faca de meia lua, com lâmina entre 18 e 30cms, preparada para picar vegetais ou cortar pizzas.

Fuzil
Fuzil entre 20 a 35cms, para afiar e cuidar das suas facas quando estas estão com o gume danificado ou desgastado.

Faca para esfolar
Faca com lâmina estreita entre 14 e 30cms, bico pontiagudo largo e curvado, preparada para cortar e dividir a pele da carne em talhos e matadouros.

Faca de Talhante
Faca com lâmina entre 20 e 32cms, larga e bico pontiagudo preparado para cortar e dividir carnes frias no talho. A lâmina de 30cms é a mais usada e mais recomendada, considerada a faca mais eficaz para o talhante ao servir os seus clientes.

Cutelo de Talhante
Cutelo com lâmina entre 20 e 30cms, larga, com gume curvo, preparada para bater em ossos, cortar grandes partes de carne e dividir carnes frias no talho. A lâmina de 28cms é a mais usada e mais recomendada, considerado o cutelo mais eficaz para o talhante para bater forte.

Com esta ajuda já vou saber que faca usar para fazer uma dada coisa da melhor maneira, sem grandes problemas e ter sucesso. Espero que este post tenha sido útil para vocês também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"