Vale a pena investir: desumidificador

Nós últimos dias, a umidade faz-se sentir em quase todas as zonas do país. Por vezes, vem sozinha, outras acompanhada de chuva.  A umidade faz vários prejuízos, embora pareça inofensiva. Por exemplo, no algarve, tem estragado a produção de laranjas. Mas não é disso que quero falar, quero falar é sobre os estragos que a umidade faz em casa: manchas de bolor, ambiente desagradável, impossibilidade de secar a roupa, mofo, propagação de fungos (para além do bolor), oxidação de frutas e etc.

Antes, nos tempos antigos, não havia solução mas, felizmente, nos dias de hoje, a solução passa por arranjar um eletrodoméstico, de pequeno porte, que diminui a umidade relativa do ar em, pelo menos, 50%. Trata-se do desumidificador.

Pelo seu funcionamento, digamos de "filtrar a água do ar", eles geram como resíduo essa água, sendo necessário despejar o compartimento onde é armazenada.
Recomenda-se o uso do eletrodoméstico em ambiente fechado, sem portas ou janelas abertas, para não gerar corrente de ar e para melhorar a eficiência.

Em casa, não tenho só um, mas sim dois destes aparelhos (um deles já tem uns bons anos). Na casa de banho com janela, uso durante o inverno, para não abrir a janela quando chove e tudo mais (até porque só iria entrar mais umidade). Na outra casa de banho, sem janela, uso durante todo o ano, para remover a umidade do ar e evitar a propagação de fungos (criação de bolor). Quando noto que outras divisões da casa estão mais úmidas, coloco-o nessa divisão e sucesso. Nota-se a diferença de uma divisão para a outra. É um remédio dos bons! De facto, isto é mais que eficaz!
Existem destes aparelhos com funções especificas e até a roupa secam! Já há muitos modelos, marcas, preços, capacidades e potências. Só têm de ir até uma loja de eletrodomésticos e falar com um funcionário para ele vos aconselhar o melhor para as vossas necessidades, conforme a vossa casa. Todos os cêntimos (rondam os 100 a 200 euros se bem que já comprei um a, mais ou menos, 75€; existem também os mais caros a 500) que gastarem, serão bem investidos, e acreditem, vocês vão adorar!
Conheço pessoas que tinham um e agora estão a aumentar o stock!

E não dá trabalho nem problema nenhum, é só despejar a água quando está cheia. Que pode até ser reaproveitada para as flores! Só vantagens. E não, não gasta muita energia.
Qualquer dúvida, é só perguntar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"