Receita: gelatina colorida em camadas

Para vos dar esperança e alegria neste novo ano, partilho com vocês uma receita colorida: gelatina!

E gelatina não faz mal nenhum, não engorda, e na verdade até faz bem, por conter queratina (vejam mais benefícios neste post aqui)... podem comer e abusar!


A receita foi baseada na desta site: Gosteieagora
Ingredientes:
    • gelatina de sabores e cores diferentes (morango, tutti fruti, laranja, maracujá...)
    • 1 lata de leite condensado
    • água a ferver
    • água fria
    • leite de coco
    • óleo
    • forma de bolos

Antes de tudo, temos de untar a forma com um pouco de óleo, para que quando desenformarmos, fique bonita.
gostei-e-agora-gelatina-colorida-camadas-rainbow-jello-passo-a-passo-05

1- Dissolve todo conteúdo do pacote de gelatina azul (ou o primeiro sabor escolhido) em 150 ml de água a ferver, mexendo bem até que não sobre resíduos.
2- Acrescenta 150ml de água gelada à mistura e mexe novamente.
3- Deposita metade da gelatina já dissolvida numa forma de pudim, com um furo no meio, untada com óleo.
4- Leva ao frigorifico por 10 minutos
.
gostei-e-agora-gelatina-colorida-camadas-rainbow-jello-passo-a-passo-06
5 - Adiciona à metade da gelatina restante 2 colheres de leite condensado e 2 colheres de leite de coco. Mexe até ficar homogéneo e opaco.6a- Passados os 10 minutos, retire a gelatina do frigorifico e despeja o creme opaco por cima da camada que já começou a endurecer, com muito cuidado.6b- Distribui o creme de modo a cobrir uniformemente toda gelatina que estava por baixo.7- Leva ao frigorifico novamente, mas dessa vez por 15 minutos.
gostei-e-agora-gelatina-colorida-camadas-rainbow-jello-passo-a-passo-07
8a, 8b e 8c- Repete os passos anteriores com a gelatina verde, primeiro sozinha e depois com leite condensado e de coco, lembrando que o tempo no congelador é de 10 minutos para as camadas transparentes e 15 minutos para as opacas.
9, 10 e 11- Continua a repetir todos os passos com as gelatinas seguintes: amarela, laranja e vermelha.

Desenforma só quando a gelatina estiver totalmente durinha, o que não deve acontecer antes de 4 horas passarem.

  • "Para que as camadas fiquem retinhas e certinhas é preciso muito cuidado na hora de despejá-las. Se cair muita gelatina de uma só vez, a força e o peso do líquido pode furar a camada semi endurecida anterior ou vazar pelas laterais. Por isso, aconselho que a gelatina líquida seja feita em algum utensílio com bico, com obecker que eu utilizei, que dá bastante firmeza e suavidade na hora de despejar o conteúdo na forma. Outra vantagem de usar um becker é poder medir certinho o volume de cada camada, principalmente na hora de dividir a gelatina líquida pela metade. Certamente, isso também faz diferença na aparência.
  • Um truque que utilizei foi inventar uma cor de gelatina que não encontrei no mercado: a laranja. Apesar da gelatina de maracujá já ser mais avermelhada do que a de abacaxi, não era laranja o suficiente para ajudar no degradê. Para deixá-la mais avermelhada, salpiquei um tiquinho do pozinho da gelatina de morango na mistura.
  • É mesmo importante respeitar o tempo de 10 e 15 minutos no freezer, entre cada camada (seja para mais ou para menos). Se você deixar muito além disso, uma camada pode se separar da outra na hora de tirar da forma ou servir.
  • Quanto mais alta a forma, mais interessante o resultado, pois possibilita o uso de mais cores. Comece sempre pela tonalidade que considerar a mais bonita, pois é ela que ficará exposta no topo e ditará o visual.
  • Caso queira utilizar roxo para compor o arco-íris completo, recomendo a gelatina de uva, não a de amora. A tonalidade da gelatina de uva é bem mais viva, alegre e transparente. Já a de amora é escura demais e um pouco opaca (da próxima vez, procurarei um forma mais alta ainda, que comporte o uso do roxo também)!" - by Gosteieagora
Obrigada, Florbela, pela dica!
Beijinhos

4 comentários:

  1. O resultado final fica maravilhoso, parece me um pouco complicado, mas vou experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Acho que fazes muito bem, Joana!
    Se quiseres, depois, vir cá contar como correu, nós ficamos contentes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Quero fazer est gelatina, mas ando louca em busca da gelatina azul. Onde posso arranjar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes usar corante (tens de ter cuidado com a cor original da gelatina para fazeres a mistura da cor) ou então tens a gelatina Gelly Já (alsa) de Frutos do Bosque que é azul e se vende nos supermercados.

      Eliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)