Tatuagem - como cuidar

É cada vez mais frequente encontrar pessoas com tatuagem, para além dos jovens.
No pescoço, ombros, braço, costas, peito, um desenho simples ou outro mais elaborado, é ao gosto.

A tatuagem deixou de ser um preconceito e passou a ser uma acessório de moda e de estilo, cada uma com o seu próprio significado ou sem nenhum para além da beleza.
Pode significar uma fase da vida, uma lembrança, um modo de vida, uma pessoa, etc.

Mas, para o resultado ficar bonito e a tatuagem não borratar nem ficar desbotada no mês seguinte  e não ganhar infeção nos dias seguintes à sessão,são precisos alguns cuidados que vos vou dar nesta publicação.

O primeiro passo é manter sempre a pele bem limpa e higienizada até a cicatrização estar completa.
Um sabonete antisséptico na hora de lavar a tatuagem é o perfeito. Tem de se mudar o penso e usar pomada também. Claro que quando fazemos isso as mãos tem de estar bem limpas para não fazer uma infeção.



tatuagem Como cuidar da tatuagem de forma correta?


É preciso lavar pelo menos três vezes ao dia, trocando o plástico (penso) e passando leves camadas de pomadas específicas. Esse processo de limpeza vai durar até quando a tatuagem tiver sem casquinha nenhuma, que pode ser até por quatro semanas. Neste período, é proibido passar buchas vegetais ou qualquer tipo de esponja em cima da pele tatuada e usar sabonetes com aromas. Entre dois e três dias, será necessário colocar um penso que ajuda na cicatrização e também combate infecções.

O papel filme é o mesmo usado na cozinha. Vocês podem colocá-lo sempre depois da limpeza, junto com a pomada, que age de uma forma mais rápida com a ajuda do penso. Outra questão é nunca reutilizar o penso para cobrir a tatuagem. Ele é responsável por cobrir a área que ainda está em processo de cicatrização, combatendo o contato de bactérias e outros bichos.
O uso da pomada sempre deve ser com uma camada fina em cima da tatuagem. Prefiram uma com ação antibiótica ou à base de bepantol, que ajudam na cicatrização e na proteção da pele. A pomada deve ser usada por até três semanas depois da tatuagem.

A tatuagem vai começar a dar comichão depois da primeira semana e aqui entra a paciência. Se vocês coçarem, podem estragar a tinta e borrar o desenho. Se a coceira ficar muito forte e a região da pele ficar vermelha, é indicado ir buscar ajuda com o próprio tatuador ou com um médico dermatologista. E depois de formar a casquinha, mais um teste de paciência: não tentem tirar essa camada de proteção. Ela deve cair de forma natural, ok? Caso contrário, a tatuagem pode ficar com falhas e o risco de infecções aumenta, já que a pele estará novamente em processo de cicatrização.

Por 30 dias, vocês devem evitar exposição solar pois os raios solares só desbotam ainda mais o desenho e também pode alterar a cor da tatuagem, já que a pele está supersensível. A exposição ao sol também pode causar inflamações e dores. Depois de a tatuagem estar bem cicatrizada, o uso do protetor solar, com uma camada bem grossa, é fundamental para continuar a proteger a pele e o seu desenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"