O que é preciso ter(fazer) para ir a uma piscina publica/muncipal

Boa tarde,
Quase ninguém de vocês desse lado sabe que andei muitos anos na natação.

Aprendi a nadar ainda era criança e depois de mudar de casa e nascerem as minhas irmãs, deixei de praticar por uns anos. Cresci e as saudades vieram comigo e lá voltei eu de novo. Quis ter aulas de novo, não para aprender a nadar mas para que puxassem por mim. Entrei para uma "turma" em que a média das idades era menor que a minha e depois transferiram-me para a competição. Eu ainda não estava preparada e a mudança foi muito rápida. Devia ter havido uma fase intermédia. Lá deixei eu a natação de novo. Voltei agora (acho eu) para a pista livre, sem treinador. Tenho como objetivo voltar às minhas condições físicas anteriores (resistência, velocidade, etc.), na verdade, se conseguir ainda ser melhor, fico satisfeita e quem sabe se não me sentirei pronta para entrar de vez na competição.

Há quem também queira divertir-se nas piscinas públicas/municipais, relaxar e dar umas nadadelas e brincar. Para isso, a pista lenta é a adequada. Muitas vezes, torna-se complicado arranjar a mochila para levar. Por falta de estarem habituados, acabam por se esquecer de algo. Por isso, hoje, venho dar umas dicas para arranjarem a vossa mochila para a natação e outras dicas que devem ter em conta, para que possam desfrutar das piscinas antes das férias acabarem (ou mesmo em tempo de trabalho) ou se nunca foram a nenhuma piscina destes, este post é mesmo para vocês.

Primeiro vocês precisam de um cartão para puderem entrar nas piscinas (pelo menos aqui é assim). Podem informar-se sobre o que têm de fazer junto à secretaria ou às funcionárias/os da entrada.
Depois do terem o cartão vão carregando com um x dinheiro que vos dá x entradas.

O máximo de horas que podemos estar lá dentro cobrando uma só senha é de 90min. Se ficarmos lá mais tempo, serão cobradas mais senhas.

As piscinas têm balneário (masculino, feminino e infantil), com cacifos, wc e chuveiros. O sistema de cacifo pode variar, há deles que têm chaves que vocês levam para a piscina, outros vocês trazem o vosso próprio cadeado. Podem perguntar como isso é quando forem fazer o cartão. Se por algum motivo se esquecerem de perguntar e não souberem como é, não stressem. Deixem a vossa carteira, telemóvel e coisas valiosas no carro, por exemplo (bem escondido é claro) ou em casa. A roupa e restantes coisas podem deixar no cacifo fechado e não trancado.
Normalmente existem 3 piscinas (ou mais), uma de competição (sem pé), outra de lazer (com pé) e a infantil.
Na de lazer, as pistas estão nomeadas: pista lenta, pista média, pista rápida e pista para crianças com acompanhamento de adultos.
Esta última pista parece ser a adequada para irem com a família.
A pista lenta é ideal para quem não sabe nada, ou não tem muita prática ou para quem quer brincar mais do que nadar.
A pista média é para quem sabe nadar bem, sem grande velocidade.
A pista rápida, é para os pró e para quem tem uma capacidade, velocidade e treino elevados.
Estas pistas que vos disse é para o público livre. Não estou aqui a falar das aulas nem de competição.
Nestas pistas vocês podem nadar tudo o que quiserem (natação pura), crawl, costas, bruços e mariposa. - próximo post sobre isto.

A de competição, sem pé não sei bem como funciona mas sei quem nem toda a gente pode ir para lá. Algumas das pistas (se não são quase todas) estão reservadas a treinos e a aulas.

Na infantil, costumam haver aulas de crianças. Se não tiverem a haver vocês também lá podem deixar a vossa andar, com vocês é claro.

Nos próximos posts vou dizer-vos como podem arranjar a vossa mochila da natação, dando-vos sugestões do que têm de levar, umas dicas muito importantes e vou falar um bocado dos estilos básicos de natação pura.
Fiquem atentos/as!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)