Higiene auditiva

Boa tarde,
Trago-vos este post informativo sobre a higiene auditiva. Não é muito habitual darmos importância à higiene dos ouvidos mas a verdade é que ela é muito importante!


Uma higiene mal feita, além de impedir a audição, pode levar ao rompimento dos tímpanos e à surdez definitiva!

Primeira coisa: não usem as cotonetes na parte interior do ouvido, apenas na exterior. Isto porque além de puderem causar uma lesão interna, são estão a empurrar a cera mais para dentro, ficando acumulada.
COTONETE NA PARTE EXTERNA!!!

Se tiverem dificuldades a usar a cotonete apenas na parte exterior, comprem cotonetes para bebé (com proteção). Chega a um certo nível e elas não entram mais no ouvido. Solução ideal!
Para uma limpeza correta podem usar uma toalha macia, depois do banho, nas partes externas do conduto auditivo e orelhas.

Não é preciso usar diariamente a cotonete ou a toalha, porque a cera é protetora e bactericida, sem a qual estaremos mais propensos a infeções.
As pessoas que produzem muita cera devem consultar um otorrinolaringologista anualmente e deve ser logo depois do verão, pois o maior contacto com a água do mar ou da piscina faz com que seja produzida mais cera, além de dar uma sensação de ouvido entupido.

Por outro lado, existem já vários produtos no mercado que ajudam a desfazer a cera mais dura, ajudando na sua eliminação. Um deles é o famoso Audispray. Se quiserem ver a resenha dele basta clicarem AQUI.

Não se esqueçam das vossas orelhas, também fazem parte do vosso corpo e merecem atenção!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"