Férias por Portugal - Oceanário de Lisboa

Sexta-feira é dia de rubrica semanal.
O destino de hoje é um sitio que eu adoro e já lá fui. Queria ter ido este ano de novo (porque já faz algum tempo que lá fui) mas não me deu hipóteses.

O oceanário costumava ser um sitio onde as professoras e professores levavam os seus alunas na primário. Ou então ao jardim zoológico. Quando fui eu, ia mais ao jardim do que ao oceanário e pena minha... :(

O oceanário fica em Lisboa, no Parque das Nações (em Santa Maria dos Olivais) ao pé do rio Tejo e é um aquário público, não só de referência em Portugal mas também internacionalmente! É também uma instituição de pesquisa sobre Bilogia marinha e Oceanografia.
Este oceanário é o segundo maior do Mundo e contém uma extensa coleção de espécies desde peixes e outros habitantes marinhos até aves e mamíferos.
Recebe anualmente 1milhão de pessoas.
"A excelência das exposições, aliadas ao simbolismo da arquitetura dos edifícios, faz do Oceanário um local único e inesquecível. O equipamento integra dois edifícios, o original dos Oceanos e o novo edifício do Mar, conetados por um enorme átrio decorado com um magnífico painel de 55 mil azulejos, que oferece acesso às exposições e à área educativa
O Oceanário colabora com várias instituições em projetos de investigação científica, de conservação da biodiversidade marinha e que promovam o desenvolvimento sustentável dos oceanos. A experiência técnico-científica da equipa de biólogos e de engenheiros assegura a excelência da exposição e presta consultoria a vários aquários e instituições similares." - Oceanário de Lisboa
Os horários:
O Oceanário está aberto no dia 25 de dezembro das 13h00 às 18h00.
No dia de Ano Novo das 12h00 às 18h00.
Informações úteis para a visita AQUI
Preços:

A minha experiência:
É um lugar sensacional para ser visitado. Ás vezes não temos noção da maravilha que existe debaixo da água, onde nem todos podemos ir ver pessoalmente. Com esta visita ao oceanário podemos aumentar essa noção e descobrir mais sobre o tão grande mar. Fico fascinada tanto tempo ao olhar para a beleza do mar, dos peixes coloridos e dos seus formatos variados.
Até no aquário dos tubarões fiquei pasmada. Claro que com receio de o vidro se partir e a água (com os tubarões) sair para dentro da sala do aquário, entrando em contacto connosco. Mas isso não acontece nem é possível. Os vidros são fortes para suportar o peso da água e não partem facilmente.
Dos aquários que mais gostei, faz parte o das anémonas (chamo eu) brilhantes. A sal era escura e os aquários também tinham pouca luminosidade o que fazia com que se vissem as anémonas (chamo eu) a brilhar ainda melhor. A espécie já não me lembro o nome mas fiquei fascinada com a beleza destes seres.
Todos os aquários são lindos e perderia dias a olhá-los como gosto, demorada e vagarosamente, apreciando a beleza deles. Só vendo é que vocês podem saber realmente do que falo. E as fotos, de novo, não são justas perante a realidade.
Claro que recomendo a visitar, mesmo sendo um bocado caro (especialmente se a família for grande) vale a pena.
Acho que os preços deveriam ser mais acessíveis, mesmo tendo protocolo com as famílias numerosas.
O aquário principal tem 1000m², que podem ser avistados por quatro janelas de acrílico. Aproximadamente 100 espécies habitam o aquário de diversos lugares do mundo marinho. O aquário principal tem 7m² de profundidade, o que permite a diversidade de espécies. Os temidos tubarões nadam com sua agilidade ao lado do gracioso peixe palhaço conhecido por nós como: “ Nemo”.
Mas não é só de peixe que vive o aquário. No habitat dos pinguins podemos apreciar o balé desta ave única, cada ave tem uma marcação colorida presa nas patas e um quadro mostra qual o nome do pinguim. Continuando pelas águas geladas não se esqueça de visitar o casal de lontras marinhas, é só começarem a nadar de barriga pra cima e a brincarem um com o outro que o habitat logo fica cheio de gente. E os gritinhos de “fofos”, “lindos” e dezenas de cliques de máquinas ecoam pelo ambiente.
O oceanário conta ainda com uma (ou várias já não me recordo) loja de recordações, onde podem comprar o vosso animal marinho preferido e prendas para oferecer.
Da última vez trouxe um golfinho pequeno em porta-chaves, muito lindo e fofinho, em peluche. ;)
Este é um dos locais, na minha opinião, mais bonitos em Portugal e que deve ser estimado e explorado para os turistas (aumentando a economia do país).
E vocês. já visitaram?
Qual é o vosso aquário/animal preferido?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"