Como evitar e eliminar o mau hálito

mau hálito ou halitose não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado.



Causas/tratamentos

De acordo com os estudos mais recentes, as origens do mau hálito podem ser:
  • ORIGEM BUCAL (de 90 a 95 % dos casos)*
  • ORIGEM EXTRA-BUCAL ( de 5 a 10 % dos casos)*
Observação: Como causas de origem extra-bucal, consideramos as causas de origem nas vias aéreas superiores e as de origem metabólica ou sistêmica, vindas de dentro do organismo.
Entre as causas mais importantes e comuns originadas na cavidade bucal, temos a saburra lingual e as doenças da gengiva (gengivite e periodontite)
Nas causas do mau hálito originado nas vias aéreas superiores (extra-bucal), os principais responsáveis são os cáseos amigdalianos, e de origem sistémica ou metabólica, temos o jejum prolongado, a ingestão de alimentos odoríferos (capazes de alterar o hálito), o diabetes não compensado, a hipoglicemia e as alterações hepáticas, renais e intestinais como causas principais.
MAU HÁLITO NÃO VEM DO ESTÔMAGO, sendo que este é frequentemente responsabilizado pela alteração no odor do hálito, exceto em raros casos de Diverticulose esofágica  (especialmente o divertículo de Zencker - que é uma causa originada na transição entre o esôfago e a faringe) ou ainda devido a arrotos ou refluxo gastro-esofágico, porém nestes casos a alteração do hálito é momentânea e passageira e o seu odor não é o característico cheiro de enxofre presente na halitose crônica e sim um odor ácido.
As doenças da gengiva, bem como várias outras causas de alteração do hálito de origem bucal (dentes semi-inclusos, excessos de tecido gengival, feridas cirúrgicas, cáries abertas e extensas, próteses mal adaptadas, abscessos, estomatites, miíase, cistos dentígeros e cancro bucal) podem ser facilmente identificadas e tratadas (por um Cirurgião Dentista experiente.
Em certos casos, vários medicamentos são usados para o mau cheiro passar (disfarçar o mau cheiro) sendo que isso não é um tratamento.

Como evitar ( válido para casos de origem bucal)


  • beber água (o mau hálito pode ser causado pela boca estar seca ou com pouca saliva; é por isso que de manhã o nosso hálito não está tão fresco)
  • escovar os dentes (depois das refeições e especialmente depois do jantar ou ceia porque durante a noite as bactérias têm mais tempo para agir e podem causar cáries que podem ser causadas pelo mau hálito)
  • usar fio dental (para remover restos alimentares dos sítios mais difíceis, não tão acessíveis nem visíveis na boca)
  • escovar a língua (com pasta dos dentes para retirar comida não visível e bactérias)
  • cuidar da alimentação (dietas radicais que cortam carboidratos totalmente tendem a causar mau hálito - reconsidere e tente ao menos comer uma fatiazinha de pão ao dia. Além disso, há certos alimentos como maçã, cenouras e pepino que, quando comidos crus, "raspam" os dentes e funcionam como ajudantes do fio dental. Já o limão (assim como o gengibre) é adstringente e elimina bactérias. Como folhas de hortelã além de estimular o sistema disgestivo, deixa um frescor na boca.)

  • evitar café (ele cria uma espécie de cobertura na lingua o que evita a oxigenação e ajuda na proliferação de bactérias)
  • mascar pastilha (ajuda não só pelo sabor artificial mas também pelo aumento da produção de saliva que evita o mau hálito)


Para saber mais ou esclarecer alguma dúvida visitem a página Halitose Tratamento.

10 comentários:

  1. Boa noite.
    Espero q o meu testemunho ajude alguém.
    Eu tirei as amigdalas e o problema de mau halito manteve-se. Tb lavo bem os dentes várias vezes ao dia e não melhorava. Fui a uma especialista em mau hálito e o tratamento é mais barato e simples do q imaginei. Funcionou mto bem comigo e a taxa de sucesso é de 99.9%. Lavar os dentes 3 vezes ao dia com pasta HALITA. Usar raspadaor de lingua e elixir da mesma marca. Passar fio dental 3x dia da marca elgydium (é um especifico q ao passar entre os dentes aumenta de diâmetro) e se conseguirem usar tb escovilhão da marca elgydium. A pasta normal não mata as bactérias e estas reproduzem-se mais rapidamente em algumas pessoas. Comprei tudo na farmácia e gastei cerca de 32€ em tudo. Têm de ser rigorosos e não deixar de escovar os dentes. E notem q mau gosto na boca não é o mesmo q mau halito. Sofria deste mal há mais de 20 anos e nunca pensei q o solução estivesse tão facilmente ao meu alcance. Em 1 semana tudo mudou. O mais incivel +e q pesquisei tanto na net e em nenhum blog ou site tinha esta informação. Eu já andava mesmo em baixo e desesperada mas agora, se seguir este tratamento á risca e se fizer 3 x ao dia o mau hálito não volta. Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  2. Olá, anónimo.
    Claro que o teu testemunho vai ajudar muita gente e fico-te imensamente grata por teres vindo partilhar esta informação tão preciosa com todos nós!
    Na verdade, existem muitas pessoas com problemas de mau hálito e a solução (em certos casos) é muito fácil e está ao alcance de todos.
    Mais uma vez, obrigada por teres vindo partilhar!
    Beijinhos e volta sempre :)

    ResponderEliminar
  3. O elixir halita e a pasta dentifrica nao mancha os dentes? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Não conheço essa marca mas em principio, não manchará. Eles são feitos para não o fazer. De qualquer modo aconselho-te a perguntares a um profissional, seja na farmácia ou ao dentista mesmo. Lamento não puder ajudar mais.

      Eliminar
  4. Boa tarde,

    A que especialista foi? Recomenda algum em Lisboa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço nenhum em Lisboa.
      Desculpa não puder ajudar!

      Eliminar
  5. onde compro essa pasta HALITA GENTE?

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"