Comer antes de entrar na piscina?

Muitas vezes deparam-nos com esta dúvida. Se comermos e depois formos para a água, pode-nos parar a digestão. Se não comermos podemos nos sentir fracos e não vamos ter a melhor performance e desempenho. Então, como fazemos?

O desempenho depende da regularidade do treino mas não só. A alimentação adequada e a hidratação do corpo também são fatores muito importantes, que permitem a adaptação e recuperação mais rápida.

Os carboidratos devem compor cerca de 55 a 65% da dieta: frutas, vegetais, pães, cereais, arroz, massas, milho, batata, aipo, inhame etc., pois o exercício prolongado reduz os níveis de glicogénio nos músculos, precisando assim de energia.

Então, como fazer uma alimentação adequada antes, durante e após o treino?

Antes do treino:
Uma a duas horas antes do treino, devem ser prioridades a ingestão de água e carboidratos e evitar o consumo de gorduras.
Não devemos praticar exercício físico em jejum para não haver redução da performance.
Exemplo de refeição:
- Sumo de fruta ou fruta + sanduíche com queijo magro, ou pelo menos ingerir uma fruta ou barra de cereal.
Durante o treino:
Atletas de desporto aquático podem ter menor percepção da sensação de sede, portanto devem deixar na borda da piscina uma garrafa com água ou bebida contendo água e carboidrato.
Exemplo de refeição:
- Três colheres de sopa de Maltodextrina em 500ml de água.Em treinos ou provas acima de uma hora, deve ser ingerido de 30 a 60g de carboidrato a cada hora para evitar hipoglicemia, depleção de glicogênio e fadiga.

Deve ser utilizada bebida desportiva que contém carboidratos e sódio, por promover maior absorção de água e glicose, melhorar a palatabilidade e repor as perdas pelo suor.

Após o treino:
Em treinos de alta intensidade e acima de uma hora, além de carboidratos, pode ser utilizada proteína para repor o glicogênio muscular e acelerar a recuperação.Exemplo de refeição:
20g carboidrato + 10g de proteína para recuperação
- Sanduíche de queijo magro com geléia- Maltodextrina com whey protein- Sport drink: carboidratos com proteína


Alimentação adequada, individualizada, boa hidratação e descanso são fundamentais para a melhora da performance.

Baseado de AQUI

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