Agricultura biológica - compostagem

Boa tarde,
Aqui falamos um pouco de tudo e o tema de agora vai ser a agricultura biológica, mais especificamente, a compostagem.
Como é um tema que se pode estender muito, continuarei o assunto por vários posts.
Comecemos então...




O que é a compostagem?


É um processo natural de decomposição biológica de resíduos orgânicos que origina um produto estabilizado chamado composto graças à atividade de seres vivos.

O composto possui muitos nutrientes e é facilmente assimilado pelas plantas, é útil na agricultura, jardinagem, parques públicos, etc.
A compostagem é uma forma de eliminar metade do problema dos Resíduos Sólidos Urbanos, dando um destino útil aos resíduos orgânicos, evitando a sua acumulação em aterro, transformando um problema em solução, melhorando a estrutura do solo, devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando a sua capacidade de retenção de água, permitindo o controlo da erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos. Este processo permite tratar os resíduos orgânicos domésticos (restos de comida e resíduos de jardim) bem como os resíduos verdes provenientes da limpeza de jardins e parques públicos.

Onde pode ser feita a compostagem?

Pode ser feita em estações de tratamento, para onde são encaminhados os resíduos sólidos urbanos. Neste tipo de instalações, o controlo do processo apresenta por vezes dificuldades, visto ser necessário coordenar fatores como a temperatura, humidade, pH e arejamento. As dificuldades tornam-se maiores quando a matéria orgânica é recolhida juntamente com os restantes resíduos, uma vez que, nesse caso, se torna praticamente impossível remover totalmente determinados componentes que podem ser tóxicos para a fauna microbiana e materiais não biodegradáveis. Por este motivo, há todo o interesse que os sistemas de recolha separem, à partida, uma parte significativa dos materiais que não são fermentáveis.

O processo de compostagem pode ser levado a cabo, em pequena escala, no jardim das nossas habitações, das nossas escolas, desde que para isso estejam garantidas as condições necessárias.

Quais são as condições necessárias?
Através da construção e enchimento de um compostor coloca-se a Natureza a trabalhar de forma natural. Os ingredientes necessários – materiais biodegradáveis, ar e água – são fáceis de obter o que torna muito simples todo o processo da compostagem.

Os materiais biodegradáveis são classificados de castanhos ou verdes. Os castanhos são os resíduos do jardim já secos, como aparas de madeira, relva e folhas castanhas, palha, feno, serradura e plantas mortas. Estes materiais são ricos em carbono, o constituinte mais abundante na madeira, e pobres em azoto, o constituinte mais importante das proteínas. 
Os verdes são os restos de comida, vegetais e frutas, folhas verdes, etc., que são muito mais ricos em azoto do que os castanhos.
Num compostor devem-se alternar as camadas de material castanho e verde, sucessivamente. Mas há que ter em atenção, que a última camada tem de ser SEMPRE de material castanho, para minimizar os maus cheiros durante todo o processo. 
O processo tem de ter um acompanhamento contínuo, porque a falta ou excesso de água podem atrasar e interferir com os métodos metabólicos que conduzem à compostagem, por isso é conveniente regar e revirar a pilha com alguma regularidade.
Quando o material do compostor ficar com o aspecto de terra escura, sem odor e à temperatura ambiente, o produto final – o composto – está formado. Isto pode demorar entre 3 e 12 meses. 

O composto antes de ser retirado deverá ser trespassado para remover qualquer elemento que não tenha sido convenientemente transformado.

Mesmo depois de o composto estar finalizado, deverá ficar armazenado umas semanas – até diminuir de volume – para assegurar a obtenção de um produto totalmente estável, que permitirá formar o húmus no solo.
Num próximo post vamos falar acerca do compostor. Fiquem atentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"