Férias por Portugal: Foz do Arelho - Lagoa de Óbidos

Bom dia! Sexta-feira é dia de Férias por Portugal.
Nesta rubrica dou-vos a conhecer alguns dos muitos belos locais que Portugal tem para oferecer e espasmar a vista. O local de hoje é a lagoa de Óbidos, situada entre as Caldas da Rainha e Óbidos.



A lagoa situa-se numa depressão pouco profunda de contornos muito irregulares e instáveis junto ao mar.
Se percorrerem toda a lagoa, irão dar ao mar, onde podem ter acesso a outra praia.
Possui uma área total de aproximadamente 6.9km2 e uma profundidade média de 2 metros sendo que as cotas vão de meio metro a cinco metros.
"Estende-se para montante essencialmente por dois canais, para Oeste pelo Braço do Bom Sucesso, e para Este pelo Braço da Barrosa.
A Lagoa de Óbidos faz fronteira terrestre com o concelho das Caldas da Rainha a Norte (freguesias da Foz do Arelho e Nadadouro) e com o concelho de Óbidos a Sul (freguesias de Vau e Santa Maria).
Do lado do Sul encontra-se a Poça do Vau e do lado Oeste está ligada à Poça das Ferrarias. Apresenta um comprimento máximo de 6 km e uma largura que oscila entre 1 e 1,5 km, com uma orientação preferencial NW-SW. No entanto, esta configuração tende a oscilar consideravelmente, sendo uma consequência directa dos sedimentos empurrados pelo mar para o interior da lagoa.
Segundo relatos antigos, a Lagoa era muito mais extensa, alcançando o sopé da colina onde hoje se ergue a Vila de Óbidos, banhando os muros do castelo do lado Poente."
A principal atividade é a pesca e a apanha de molusco. Sendo que andar de mota aquática é muito comum também (jetski). Vela, Windsurf, canoagem, remo, kiteboard, jetski, ski náutico e stand up paddle são atividades aquáticas desportivas praticadas ao longo de todo o ano. 
.Nadar é coisa que se pode fazer perfeitamente nesta praia. As águas da lagoa são calmas e quando a maré enche, que maravilha para se nadar. Grandes e pequenos todos para a água. No entanto, é preciso ter cuidado, existem algumas depressões grandes e podemos ficar sem pé rapidamente.
Quem gostar de águas mais bravas, poderá sempre optar por deslocar-se mais um pouco e ir para a praia do mar.

Quem estiver alojado na lagoa na praia do lado das Caldas da Rainha, ficará um bocado mais "apertado" na praia do que quem estiver do outro lado. Em marés vazias, atravessar de um lado para o outro não se torna difícil.
Ficheiro:Foz arelho 24.jpg
A lagoa possui um pequeno porto para os barcos/pequenas embarcações.
A areia é limpa, existem vários cafés, restaurantes, casas para alugar.
AQUI podem encontrar factos e curiosidades bastantes interessantes à cerca da lagoa.

A beleza da zona nas fotografias não se compara à beleza real. Aconselho toda a gente a ir lá, especialmente quem tem crianças e gosta de nadar.
Outra das minhas praias preferidas!
Até sexta que vem com mais um "Férias por Portugal".

2 comentários:

  1. Vou sempre pelo menos uma vez por ano à Lagoa de Óbidos. Adoro! Saio de lá sempre carregadinha de berbigão já para não falar da diversão.
    Aconselho sempre o uso de calçado adequado para dentro de água já que a Lagoa é conhecida também pelo peixe-aranha.
    Não dispenso, é ótimo, é sempre um dia bem passado, garantidamente!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana Rute.
    O berbigão é muito presente na lagoa, se bem que nos últimos anos tem se tornado cada vez menos.
    É verdade sim, até me esqueci de dizer. O peixe-aranha também gosta das águas da lagoa e andar com calçado adequado previne que sejamos mordidos. Mesmo assim, não evito ir à praia por isso. As coisas boas são muito superiores, e a Ana Rute comprovou isso!

    Obrigada pela partilha connosco :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"