Depilação com cera quente

Boa tarde,
Neste post aqui falei das vantagens e desvantagens em geral de todos os métodos de depilação. Trago agora um post informativo exclusivamente sobre a depilação a cera quente.

No verão, a tendência é andar mais com as pernas à mostra, e é compreensível com o calor, mas para isso é essencial ter uma depilação bem feita. Um dos métodos mais utilizados é a depilação a cera que consiste na remoção dos pêlos pela raiz através de uma cera quente (neste caso) que é colocada sobre a pele e depois arrancada.

Pode ser feita em casa e em esteticistas.
Das primeiras vezes recomendo que seja feita em esteticistas que possam ver qual a cera adequada ao tipo de pele e ao tipo de pêlos. Pelos mais grossos, como os das virilhas e axilas necessitam de uma cera especifica para a zona. Devem questionar os vossos esteticistas sobre como fazer em casa.
Eles podem recomendar-vos marcas, dar-vos receitas "caseiras" e ensinar como aquecer e colocar.

Se fizerem a depilação em casa a cera quente com aquelas ceras que se vendem (por exemplo, Veet) ler o modo de utilização é muito importante. Nas embalagens deve esclarecer o tempo de aquecimento em banho-maria, no microondas etc. Se vocês tiverem um aquecedor próprio para a cera, melhor.

Existem receitas "caseiras" que podem fazer em casa, como por exemplo esta (retirada da internet):
4 chavénas (de chá) de açúcar
1 de água
sumo de limão ou vinagre
1 colher de mel
Preparo:
Coloca tudo numa panela no fogão e vai mexendo até começar a ferver, mas não desligues, retira do fogão a panela e mexe um pouco. Depois, volta a por a panela no fogão. Faz esse procedimento umas 10 vezes e tira definitivamente quando vires que tem a mesma textura que o mel ou um pouco mais fino.
Uso:
Deixa a cera amornar até à temperatura que aguentes. Podes medir no pulso, por exemplo.
Aplica, com uma espátula, no sentido do crescimento dos pelos e coloca um pedaço de folha de plástico ou papel celafone. Agora é só puxar tudo de uma só vez e com velocidade no sentido contrário ao do crescimento dos pelos.
Depois de arrancares os pêlos, usa óleo hidratante (ou creme gordo) e faz uma massagem.


A depilação com cera requer alguns cuidados pós-depilatórios, quer quando é feita em casa quer por especialistas: deve-se fazer uso dos géis e cremes específicos para depois da depilação (ajudam a acalmar e cicatrizar a pele, proporcionam sensação de alívio e refrescam), usar roupas largas e mais confortáveis ajuda a amenizar a dor e evita que ocorram assaduras na pele sensível.

Apanhar sol sem protetor depois da depilação pode causar manchas escuras na pele, por isso tenham atenção. O ideal é fazer a depilação a cera 24h antes da exposição solar.


A depilação com cera não é recomendada para as áreas onde se faz uso de cremes que contenham algum tipo de ácido, como os cremes anti-idade e cremes para tratamento de borbulhas pois, também pode contribuir para o aparecimento de manchas na pele.


"— De quanto em quanto tempo a mulher precisa fazer depilação?
A depilação com cera retira a camada mais superficial da pele, a camada córnea. Dessa forma, a pele leva, em média, 28 dias para se recompor após a utilização de cera depilatória, por isso não se deve fazer nova depilação em menos de um mês da depilação anterior. Entretanto, o crescimento dos pelos varia de pessoa para pessoa, sendo que pode ser mais acelerado em algumas pessoas do que em outras, o que leva à necessidade de realizar depilação com mais frequência. 


— Quais são as vantagens e desvantagens de fazer depilação com cera?

Vantagens:
- Retira os pelos pela raiz;
- Maior durabilidade da depilação;
- Com cera quente a sensação de dor é menor
- Pelo fato de retirar os pelos com a raiz, a tendência é diminuir o crescimento;

Desvantagens
- Tem que esperar o pelo crescer até um tamanho de mais ou menos 5mm;
- Pode encravar mais os pelos,  caso a pessoa não faça esfoliação e hidratação com certa frequência;

DICA:
Pelo encravado
Os pelos encravados são mais comuns nas pessoas que possuem cabelos crespos e ondulados, pois ao crescerem, os pelos encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória conhecida como pseudofoliculite. Outra causa bem comum do encravamento do pelo é o acúmulo de células mortas e o ressecamento da pele. A área mais afetada nas mulheres é a virilha e nos homens o problema geralmente aparece na nuca e no pescoço. 


Para prevenir o surgimento de pelos encravados recomenda-se fazer esfoliação de duas a três vezes por semana com bucha vegetal e hidratar a pele diariamente, pois a maciez da pele facilita o seu rompimento pelo pelo." - retirado DAQUI



No post seguinte "Mitos e verdades da depilação a cera quente" irei falar dos mitos e verdades a ver com esta temática. Consultem!

Vocês fazem a depilação a cera quente?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"