Frutas de verão: beneficios

Bom dia! Tudo pronto para um dia lindo de sol como está hoje?
Verão, verão... não pode ser só diversão, infelizmente. Temos também de nos cuidar e ter cuidado com a nossa alimentação. Se bem que ela pode ser muito divertida e colorida.
Neste post trago-vos uma lista de alguns frutos que sabem e fazem bem neste verão.


Como o reclame/publicidade da Vodafone "Uma coisa boa do verão? - Os sabores"!
(Como eu concordo!!)

Alperces (também conhecidos por damasco): melhoram a produção de glóbulos vermelhos, são por isso, aconselhados em casos de anemia. Possuem também propriedades adstringentes, capazes de aliviar diarreias leves. São também importantes no tratamento da insónia, do stress e da depressão.
Usados no tratamento de doenças dos olhos.

Ameixas: Ricas em flavenóides e betacarotenos, são potentes antioxidantes, prevenindo o envelhecimento celular. Devido ao seu elevado teor em fibras, é-lhes atribuído um efeito laxante bastante intenso, combatendo problemas de obstipação. Se consumidas em excesso podem no entanto causar diarreias.

Damasco/alperce
ameixa



Cerejas: uma das frutas mais consumidas no verão. São ricas em fitoestrogénios, hormonas vegetais com ações semelhantes aos estrogéneos, (hormonas sexuais femininas), sendo indicadas no alivio dos sintomas da menopausa. Possuem também quantidades razoáveis de água, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C, tendo propriedades refrescantes, diuréticas e laxantes.

Cerejas
Melancia: devido ao seu teor em água é o aliado perfeito para os dias de maior calor. Tem propriedades laxantes e diuréticas, e facilita a digestão.

Melão: É bastante refrescante, sendo por este motivo indicado nos meses de calor. Contém quantidades razoáveis de cálcio, fósforo e ferro, que contribuem para a saúde dos ossos, dentes e sangue.

Pêssego: Rico em fibras, tem um grande poder saciante. As vitaminas, A, B1, B2 e C e os minerais, entre os quais o potássio e o fósforo, predominam nesta fruta. Possui ainda propriedades laxantes, depurativas e diuréticas. Devido ao seu teor elevado em antioxidantes (carotenos, flavenóides e vitamina C), é uma fruta importante na prevenção das doenças cardiovasculares, das doenças da boca e gengivas.

Neste verão, aumentem o consumo destas frutas, variando entre elas para que possam usufruir dos benefícios que cada uma fornece.
No minimo, comam 2 peças por dia.


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