Aliviar as queimaduras solares (escaldões)


Boa tarde...
O ano passado sofri muito deste mal... e não sabia propriamente como o resolver... apanhei um escaldão daqueles bem grandes e a minha pele nunca mais voltou a ser a mesma. Por isso vos recomendo o uso do protetor solar que não vos impede de bronzear mas sim de queimar... mas para quem tiver este acidente, vou deixar umas dicas...
5 maneiras de aliviar as queimaduras de sol 5 maneiras de aliviar as queimaduras de sol


1º - o arder na minha opinião é a pior parte. Para tratar isso banhos frios e compressas de água geladas iram aliviar a pele e diminuir o inchaço e a dor.
Podem também adicionar flocos de aveia porque possui propriedades calmantes capazes de diminuir o desconforto sem ressecar mais a pele.

Nas colhas e no rosto, são indicadas compressas de chá gelado, por exemplo, de camomila.


2º - hidrataçãoOs banhos e as compressas aliviam a ardência da pele, mas podem roubar a hidratação. Por isso, prevenir o ressecamento da pele aplicando um hidratante logo depois do banho e várias vezes ao dia é indispensável. Procura por cremes hidratantes à base de plantas medicinais, como Aloé Vera, ou aqueles que tenham colagênio e lipossomas (capazes de hidratar profundamente a pele e auxiliar na sua restauração).

Dica: deixa o hidrante no congelador alguns minutos antes de fazer a aplicação. Assim, além de hidratar ele vai aliviar a ardência.
3º - evitar sabão e sabonete
Eles podem irritar ainda mais a pele queimada e favorecem a secure e ressecamento, deixando a pele pior. O banho deve ser feito só com água ou com um gel de banho hidratante, sem esfregar.
4º - beber líquidos
Hidratar por dentro e por fora bebendo muita água. Outros líquidos também ajudam na tarefa, como a água de coco e os sumos de fruta (escolher os que contém antioxidantes, como o abacaxi, melancia, melão e morango).

5º - Já chega de sol!
A pele queimada leva de 3 a 6 meses para recuperar e nesse período é normal ocorrerem novas queimaduras, visto que a pele está mais sensível.
Durante alguns dias é indispensável ficar longe do sol para evitar dores e mais estragos na pele. Mesmo na sombra, a radiação atinge-nos então usem na mesma protetor.
Depois de passar, pensem. Não pode voltar a acontecer. A falta de cuidados e de proteção pode causar danos na pele irreversíveis, inclusive cancro! Quanto mais cuidados melhor! E relembro: o protetor protege e não impede o bronzeamento então, por vocês mesmos, pela vossa saúde, usem-no que ele existe por algum motivo.
Eu apanhei um escaldão e não tenciono apanhar mais nenhum na minha vida, mas entretanto podemos ir para à praia protegidos na mesma! Aproveitem o dia bom que está!
Beijinhos

2 comentários:

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)