Tudo sobre a flacidez

Boa noite, moças!

Estrias, celulite e flacidez são so 3 pesadelos das mulheres. Como já viram, hoje venho-vos falar da flacidez.
flacidez na barriga1
 
Mas afinal o que é flacidez?
É a falta de tonicidade da pele ou músculo (enfraquecimenro das fibras de colagénio e elastina que sustentam os nossos tecidos) e refere-se ao estado mobilizado, frouxo ou lânguido do tecido. 
Há vários tipos?
Sim. Ela pode ser muscular ou cutânea.
Qual a diferença?
A flacidez muscular é profunda e muita mais díficil de tratar pois há um desgaste das fibras de sustentação, ao contrário da flacidez cutânea ou dérmica que existe só desorganização dessas fibras.
Como se gera a flacidez? Qual a origem?
Um dos principais fatores que ajuda na formação da flacidez é a não prática de exercicio físico, ou seja, a vida sedentária.
Perda de massa muscular e aumento do depósito de gordura são também fatores de origem, assim como também existem fatores ambientais e genéticos que podem estar na origem deste problema.
A má alimentação, o tabaco, a obesidade, o stress, a esposição solar, o efeito sanfona (emagrecer e engordar) e disturbios hormonais são muitas vezes também identificados como uma possível origem.
 
flacidez na barriga antes e depois
Toda a gente pode ter flacidez?
É mais suscetivel os idosos ganharem pois ocorre perda muscular e aumento de gordura. Eles também repõe em menor quantidade o colagénio e a elastina (fibras importantes).
Cirurgias de perda de peso rápida também favorecem a flacidez.

Como tratar e evitar a flacidez?
Como vocês devem perceber, é mais fácil sempre prevenir ou evitar do que tratar.
Evitar a flacidez e outras doenças é simples: ter hábitos saudáveis quer na alimentação deve conter alimentos ricos em proteínas, pobres em gorduras saturadas e que combatam os radicais livres, como os ricos em vitamina A, E e C, selénio, cobre, zinco e licopeno) quer no desporto. Evitar fumar (este simples ato, com todas as substâncias que possui é um comedor de colagénio), evitar a exposição solar em excesso (destrói as fibras elásticas). Tentar manter o peso também é muito importante. Se tencionar engordar ou emagrecer, o melhor é ir devagar, acompanhado/a por um médico ou nutricionista.
Uma das coisas mais importantes é a hidratação do corpo, pois quando este está desidratado, a tonicidade da pele é afetada.
No tratamento contra a flacidez tudo pode resultar e tudo pode não resultar. Depende do estado de avanço e do tipo de flacidez, assim como da sua causa.
Alguns tratamentos podem coincidir sobretudo em atividades físicas, que são extremamente importantes pois promovem a queima de gordura, preservando a massa muscular e o seu equilíbrio com o tecido gorduroso, como musculação e pilates mas existem outras tratamentos como a radiofrequência, luz intensa pulsada, a mesoterapia, carboxiterapia e massagem.
A suplementação alimentar com aminoácidos ramificados, minerais e vitaminas é indispensável.
 
Tratamento com radiofrequencia
 
O que é a carboxiterapia e a mesoterapia?
A carboxiterapia é uma técnica moderna  na qual o gás carbónico é injetado no tecido subcutâneo e intra-dérmico utilizando-se uma agulha muito fina, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, promovendo o combate da flacidez, celulite e gordura localizada
A mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos sobre a pele. Neste caso, medicamentos á base de proteinas e fibras.
 
Existem cremes contra a flacidez?
Existem vários, com vários principios ativos e não podemos dizer se funcionam ou não. O melhor é consultar um dermatologista que pode indicar o melhor tratamento e o melhor creme.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)