Livro para Março: Memorial do Convento (breve opinião)

Olá!
Confesso que ando um pouco desmotivada a contar-vos coisas porque não sei de que falar e vocês também não me dão ideias e eu ando um bocado triste porque vocês não comentam, nem sugerem nem nada.
Mas vamos lá,
Não costumo falar deste tipo de post mas temos que inovar, não é?
Este mês quero ler "Memorial do Convento" de José Saramago. Quero pelo menos lê-lo quase todo...
Alguém já leu? Gostaram?
Eu já comecei, fiz batota. Ele era só para março... Vou na página 42.
Depois conto-vos o que achei.
Beijinhos

Atualização 04/07/2013

Para não fazer um novo post visto que já passa muito tempo, decidi atualizar este.

Bem, este é um livro diferente dos que estou habituada a ler e confesso que não é bem dos meus preferidos.
Sem querer "spoilar" demais, vou optar por falar no geral.

O que mais me espantou não foi a pontuação diferente do normal mas sim o conteúdo e a maneira como Saramago nos apresenta as personagens. Ele consegue transmitir se gosta ou não daquela personagem e porquê, mas sem o dizer diretamente. Por exemplo, através da sua escrita conseguimos notar a sua repugnância no relacionamento do rei e da rainha e a sua mente aberta no relacionamento do outro casal principal. Não pensem que é um romance. Tem romance mas é de longe um romance lamechas que faz chorar.

Tem muita critica bastante interessante e adorei isso. Critica não só o rei como outras coisas que vocês verão se lerem. Tenho noção de que os adolescentes não gostam de ler mas este livro faz parte do programa, então é sobretudo para eles que falo. Gostam de criticas então este é um bom livro, com muita ironia e critica em quase todo o livro.

Apresenta-nos uma versão diferente do normal e da época da história, um padre diferente, um casal diferente, um povo português que continua o mesmo, a servir quem mais dinheiro tem.

Recomendo a lerem, especialmente pelo carácter critico. Ah, e não pensem que a escrita dele é "seca"... ele até diz asneiras das grandes se precisar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)