Dicas para acabar com a cólica/dor menstrual

Olá, Lady's! Se estão naquela fase do mesmo que todas as mulheres detestam e tem dores então isto é para vocês.

Quando a menstruação começa já é chato mas quando as cólicas chegam ainda pior. As cólicas podem ser fortes ou fracas. Conhecido pelos médicos como dismenorreia, ela começa quando o ciclo acaba. É provocada pela libertação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado. Quanto maior forem as contrações, maior será a dor. 
A cólica pode ser primária, quando a causa é o aumento na produção de prostaglandina pelo endométrio e secundária, quando resultante de alterações patológicas no aparelho reprodutivo. E, claro, o principal sintoma é a dor na região do ventre, e pode atingir as costas durante a menstruação.
Existem mulheres que sofrem tanto que começam a ficar com náuseas, tonturas, vómitos, dor de cabeça, dor no peito, inchaço e têm de ficar de cama.

Para tratar: primeiro temos de saber que tipo de cólica é e depois, com o médico, adotar exercícios aeróbicos que ajudem a libertar endorfina, aplicar calor local, adotar uma dieta rica em fibras e por vezes, adotar uma pílula diferente ou um medicamento para as dores menstruais.
Quando a cólica é secundária, pode ser necessário tratamento cirúrgico ou medicamentos.
"São recomendados alimentos com fibras, ómega 3 e muita água para fazer o intestino funcionar e impedir a compressão do abdómenChá de camomila e de erva-doce também são santos remédios, pois acalmam a musculatura da região e possuem ação anti-inflamatória. Antes, e até mesmo durante a menstruação, é indicado fazer alongamentos, caminhadas leves e até arriscar na natação ou na bicicleta. O exercício ajuda a liberar endorfinas, que possuem propriedades analgésicas, que acalmam a dor."

As minhas dicas:
- antes de dormir, tomar um banho com água bem quente e depois aplicar um saco/bolsa de água bem bem muito bem quente no ventre ( alivia a dor e relaxa a musculatura, porque estimula a vasodilatação das artérias que irrigam o endométrio, causando um relaxamento momentâneo)
- não ter preguiça e fazer exercícios, mesmo antes do período.  Os melhores exercícios antes de ficar menstruada são os aeróbicos moderados, que ajudam a aliviar a dismenorreia primária. 

Dicas na alimentação: Não ingerir alimentos que retardam o trânsito intestinal, como frituras, bebidas alcoólicas e alimentos processados, pioram a situação. Beber água é fundamental, assim como comer frutas e verduras com fibras. 

Já sabem como lutar contra a nossa inimiga má e feia!

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