Propriedades da Arnica


A arnica é um género de 30 espécies aproximadamente. O nome arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato das suas folhas suaves e peludas.


A arnica possui diversas propriedades medicinais e por isso é usada em fins terapêuticos  Os mais conhecidos são os efeitos cicatrizantes em lesões superficiais, bem como, efeitos antiinflamatórios, combate hemorragias e em caso de febre é utilizada como um anti-pirético natural. A arnica não deve ser utilizada por via oral, por ser comprovadamente hepatotóxica.

Várias espécies, como Arnica montana e Arnica chamissonis contém helenalina, uma lactona que é um ingrediente essencial em preparadosantiinflamatórios provenientes de contusões.

"Apresentações e usos da Arnica:
Tintura de Arnica: Apresenta-se como infusão alcoólica – tintura, que é muito usada para contusões e lesões em geral

Compressa de Arnica: Também é uma infusão das flores da arnica, mas sem álcool eficaz em casos de traumas, para uso externo adulto ou infantil.

Pomada de Arnica: São preparações farmacêuticas de consistência cremosa, destinadas ao uso externo, também feitas com extrato de flores frescas de Arnica. Se utiliza em caso de contusão ou distensão. Recomenda-se massagear a área afetada.

Gel de Arnica: 
São preparações farmacêuticas de consistência  gelatinosa com sensação refrescante destinadas ao uso externo tem efeito antiinflamatório, anti-séptico e contribui para o alívio da dor (analgésico). Recomenda-se massagear a área afetada.

Chá de Arnica: O chá com as flores pode ser usado como compressa para relaxar a musculatura lesionada. O uso interno deve sempre ser feito sob orientação médica. 

Precauções
  • O Chá das folhas pode ser tóxico causando vômitos, dores abdominais, abortos,bolhas na pele e aumento da pressão arterial.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.
Inicia sessão e carrega no botão "NOTIFICAR-ME" para receberes no e-mail futuros comentários incluindo a minha resposta.

A qualquer momento, podes deixar se seguir se assim o entenderes ;)