Figos

O figo é um falso fruto, pois é um receptáculo que contém centenas de pequenos frutos que vulgarmente chamamos sementes. Utiliza-se como fruta para consumo em fresco, em seco, como puré para confeitarias, em conserva ou confeitados. Os figos são frutos muito frágeis, pelo que a sua conservação em boas condição é difícil. Por isso, a importância comercial dos figos secos e em conserva aumentou. Dado que é uma fruta perecível, o figo maduro não se conserva mais de 3 dias no frigorífico. Para além de ser um fruto consumido em fresco, o figo utiliza-se para fabricar puré, que serve de recheio de diversos produtos de pastelaria, ou mesmo para a obtenção de um tipo de vinho.


Tipos de figos:
Brown Turkey
Fruto com forma de pêra, de 4-6 cm de comprimento, pele avermelhada escura e polpa cor de púrpura. É uma variedade doce e com sumo, utilizando-se normalmente para enlatar.
Celeste
O figo é púrpuro e a sua polpa rosada é doce.
Kadota
É um figo amarelo-esverdeado com polpa cor de púrpura. Pode ou não possuir sementes. Os frutos sem sementes medem 3-5 cm de comprimento e os com sementes medem 5-8 cm.
Sari Lob
A cor do fruto vária entre o púrpura e o amarelo e tende a abrir-se quando fica maduro. O sabor é doce e com aroma.

Propriedades/beneficios para a saúde:
- seco é altamente nutritivo
- uma rica fonte de fibra dietética  potássio  proteínas  minerais (ferro, fosforo, magnésio, cobre e zinco) e vitaminas (riboflavina e vitamina B6). 
- A fibra ajuda ao perfeito funcionamento do tubo gastrointestinal, enquanto que os minerais e vitaminas presentes no figo e outras frutas e hortaliças são essenciais para o crescimento e desenvolvimento e para a manutenção de uma boa saúde durante toda a vida.

"Podemos tirar partido do fruto para nosso próprio beneficio, tem puder curativo sobretudo na:
* Constipação: - Tirada fresco ou seco, o figo é considerado um laxante confiável, devido ao seu grande conteúdo de celulose e sua pele dura. As sementes minúsculas nas frutas possuem a propriedade de estimular a onda peristáltica ou como movimentos dos intestinos que facilita a fácil evacuação de fezes e mantém o canal alimentar limpo.
* Hemorróidas: - Devido às suas propriedades laxativas, o figo é um excelente remédio para hemorróidas. Dois ou três figos secos devem ser lavados em água fria em um vidro de esmalte à noite, após limpá-los cuidadosamente com água quente. Eles devem ser tomados na manhã seguinte. Os figos devem ser tomadas de forma semelhante à noite. Isto irá remover forçando, fezes. O tratamento deverá ser feito durante três ou quatro semanas.
* Asma: - O figo é benéfico no tratamento da asma. Casos de tosse e asma são tratados com sucesso pela sua utilização. Dá conforto ao paciente através da drenagem do catarro.

* Fraqueza Sexual: - Os figos podem ser beneficamente utilizado no tratamento de debilidade sexual. Eles podem ser completadas por outros frutos secos como amêndoas e as datas de seca, juntamente com a manteiga. Seu uso tem provado ser eficaz em tais casos.
* Calos: - Para os grãos de longa duração, o suco leitoso de figos verdes ajuda a suavizá-los.
* Ajuda a reduzir peso: A fibra de figos também ajuda a reduzir o peso e é recomendado para pessoas obesas.
* Abaixe o colesterol: Os figos contêm pectina, uma fibra solúvel. Quando a fibra passa pelo sistema digestivo, transporta-os para fora do corpo.
* Prevenir a doença cardíaca coronária: Os figos secos contêm fenol, Omega-3 e Ômega-6. Estes ácidos gordos reduzir o risco de doença cardíaca coronária.
* Prevenir o cancro do cólon: A presença de fibras ajuda a limpar e inaugurar as substâncias que causam câncer.
* Protecção contra o cancro de mama pós-menopausa: conteúdo de fibra figos confere protecção contra o cancro de mama.
* Bom para pacientes diabéticos: A Associação Americana de Diabetes recomenda que os figos para um tratamento de fibras. Folhas de figueira reduzir a quantidade de insulina necessária para pacientes diabéticos que precisam tomar a injecção de insulina. Figo é rico em potássio. O potássio ajuda a controlar o açúcar no sangue. Folhas de figo possuem propriedades anti-diabéticas
* Prevenção da hipertensão: Pessoas acostumadas a ter mais de sódio na forma de sal. Baixo nível de potássio e de sódio podem levar à hipertensão. O figo é rico em potássio, mas pobres em sódio. Então, isso ajuda a evitar a hipertensão.
* Fortalece os ossos: Os figos são ricos em cálcio. O cálcio ajuda a fortalecer os ossos.
* Pessoas com dieta rica em cálcio podem ser afectadas pelo aumento da perda urinária de cálcio. A concentração de potássio nas figuras ajuda a evitar isso.


* Prevenir degeneração macular: a perda da visão em pessoas idosas é devido à degeneração macular. As frutas e os figos em geral são bons para evitar essa condição.
* Alívio para a garganta: Ajuda a curar e proteger a garganta.

Precaução: Tomar figo em excesso pode causar diarreia. Os figos secos são ricos em açúcar e podem causar cáries." (http://www.olaserragaucha.com.br/vida-e-estilo/saude/8482/Conheca-as-propriedades-naturais-do-figo.html)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua dúvida, sugestão ou opinião.

Se queres acompanhar futuros comentários incluindo a minha resposta, carrega no botão "NOTIFICAR-ME"